Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Anel de noivado e aliança de casamento: entendam as diferenças e em que mão usar!

Cada anel simboliza uma etapa distinta na vida de um casal. Vocês sabem as diferenças entre eles? Descubram quais são, e saibam em que mão cada anel deve ser usado de acordo com as fases do seu relacionamento!

Ainda sem as alianças para o casamento? 💍
Peça informações e preços a negócios de Joalheria perto de você
Troca de alianças entre o casal

Troca de alianças entre o casal

Para entender em que mão usar o anel de compromisso, o anel de noivado ou a aliança de casamento, vale ter em mente que a sua história passa por interpretações de diversas culturas como a de chineses, egípcios, gregos, romanos e a Igreja Católica. O próprio significado da palavra aliança já dá pistas desta tradição, sobretudo no mundo ocidental. Aliança vem do latim alligare e significa o ato de ligar, juntar, unir. Mesmo a sua forma – um círculo – indica um seguimento contínuo, sem começo e sem fim. Culturalmente, os anéis de compromisso e noivado são usados na mão direita e as alianças de casamento são usadas na mão esquerda. Mas vocês sabem as razões disso?

Em qual mão devo usar? Dúvida dos noivos

em que mão usar a aliança de noivado e casamento

Por que a aliança de casamento é usada na mão esquerda?

A aliança de casamento deve ser usada na mão esquerda, no dedo anelar. É difícil indicar com precisão a história dessa tradição, já que varia conforme a cultura, a religião predominante e a localização dos povos. A tríade formada por egípcios, gregos e romanos é bem aceita no Ocidente. Há estudos que indicam que os egípcios usavam a aliança para expressar o laço matrimonial desde 2.800 a.C. no dedo anelar. Também há indícios de que os gregos contribuíram para espalhar essa tradição, e acreditavam que a aliança simbolizava cuidado e afeição. Por sua vez, os romanos também acreditavam que o dedo anelar tinha uma veia ligada diretamente ao coração, a chamada vena amoris e, além de afeição, a oferta do elo também representava a intenção de posse.

Hoje sabemos que todos os dedos tem veias que ligadas ao coração e que nenhum ser humano tem o direito de se declarar dono de outra pessoa, mas foi com base nessas ideias que o uso da aliança no dedo anelar na mão esquerda, se popularizou. A partir do século IX, a Igreja Católica também fixou a aliança como símbolo de compromisso, sendo a representação da união e a fidelidade dos casais. Até hoje, as alianças de casamento – ícone universal do amor e da fidelidade do casal – é usada na mão esquerda no Ocidente, mas em certas culturas de cristãos ortodoxos, as alianças são usadas na mão direita.

Versão chinesa

Os chineses, por exemplo, têm uma explicação muito interessante para justificar o uso da aliança de casamento no dedo anelar. Para eles, cada um dos dedos da mão representa uma conexão familiar. O dedo do meio representa a pessoa em si, mas os dedos polegares representam os pais, os indicadores, os irmãos e os mindinhos, os filhos. O dedo anelar é a representação do casal. Experimente fazer isso: se você juntar todas as pontas dos dedos e manter os dedos indicadores colados e apontados para baixo, conseguirá soltar cada um deles, menos o anelar. Simbolicamente, para os chineses, isso mostra que a união do casal será indissolúvel, por toda a vida, e o anel neste dedo indica este vínculo eterno.

Porta-joias com alianças de casamento

Por que o anel de noivado é usado na mão direita?

O anel de noivado indica o compromisso do casal, mas não indissolubilidade. Para culturas como a brasileira, na qual a presença das igrejas é forte e popular, a aliança de noivado é uma demonstração pública do compromisso do casal. Também é comum entre casais nos Estados Unidos, América Latina e Europa, e marca um passo além na relação do casal, com maior compromisso e responsabilidade, mas que ainda não tem o mesmo significado do pacto do casamento. O uso do anel na mão direita significa que o casamento – o compromisso definitivo – ainda não aconteceu, mas existe a intenção e o casal está se preparando para o "sim". Para indicar essa diferença, o anel de noivado é usado na mão direita. 

Vale lembrar que o anel de noivado pode ser usado depois como aliança de casamento. Essa é a opção de muitos casais que precisam economizar e preferem usar a joia conjuntamente . Mas o anel de noivado, tradicionalmente, é um solitário (um anel com uma pedra brilhante), usado apenas pela noiva que, depois do casamento, pode usá-lo junto com a aliança. Hoje em dia o mais comum é que ambos usem o anel de noivado. Há também muitos casais que preferem usar somente a aliança depois do casamento.

Alianças de casamento

Por que o anel de compromisso é usado na mão direita?

Assim como o anel de noivado e a aliança de casamento, o anel de compromisso também representa a união do casal, sua cumplicidade, fidelidade e a vontade de estar junto. Para se diferenciar do estado civil de casado, o anel de compromisso também é usado na mão direita. Nem todos os namorados usam a aliança de compromisso e nem é uma obrigação. 

Alianças de casamento

Você sabia?

Você sabia que para cada 10 pessoas, 8 consideram importante ter um anel no pedido de casamento? Foi o que mostrou uma pesquisa feita por Casamentos.com.br com 2.000 pessoas entre abril e maio deste ano. Perguntadas sobre se consideram importante ter esse símbolo físico no dia do pedido, 86% responderam que sim. 

Além disso, 80% dos entrevistados revelaram que gostariam de ter um pedido de casamento surpresa. A maioria ainda revelou desejar um pedido romântico (66%), com a presença apenas do casal (62,5%) e preferencialmente durante uma viagem (35%). Fica a dica para vocês!

noivos com as alianças na celebração

Segundo investigações de Casamentos.com.br, o tempo médio para encontrar a aliança de casamento que mais combina com o casal é de 3 meses. Em média, os noivos visitam mais de 4 joalherias e experimentam aproximadamente 27 modelos. Independentemente do material, se a aliança leva ou não pedras preciosas ou semipreciosas, a peça é um elemento marcante da história do casal, por isso, é usada em mãos diferentes, expressando os diferentes tempos do relacionamento. E, clicando aqui vocês podem encontrar a aliança de casamento perfeita! 

Ainda sem as alianças para o casamento? 💍
Peça informações e preços a negócios de Joalheria perto de você