Todas as fases de um casamento devem ser bem aproveitadas – desde o pedido até o momento tão esperado do "sim" vestindo um traje incrível e um vestido de noiva dos sonhos diante da família e dos amigos. Ainda que existam etapas mais estressantes, é preciso ter em mente que se trata de um dos dias mais importantes que se viverá como casal, então entre uma prova e outra do sapato de noiva, leiam estas dicas para evitar comportamentos que  não valem a pena!

1. Falar apenas sobre o casamento

O tema casamento será o seu melhor amigo durante meses, isso é uma realidade, mas não significa que a vida deve parar por conta desse planejamento, inclusive para que você possa ter momentos de relaxamento antes do grande dia. Tente não ser uma pessoa monotemática, pela sua sanidade, e também pelos amigos, que em algum momento podem perder a paciência. As madrinhas, a família e boa parte dos convidados adorarão saber mais sobre o buquê de flores do campo escolhido a dedo, e o lugar que vocês elegeram com todo carinho, mas deixe também que alguns detalhes sejam surpresa como, por exemplo, os modelos de lembrancinha de casamento que vocês irão presenteá-los.  

2. Acreditar que o mais caro é o melhor

Existem produtos caros e muito bons, e também existem produtos baratos que são incríveis. A tendência high-low, tão falada no mundo da moda, pode ser aplicada ao mundo nupcial facilmente. Se você sonha com um vestido de noiva de renda caríssimo, e faz questão de usá-lo em seu dia C, pense que sempre pode investir em lembrancinhas de casamento baratas e assim equilibrará mais o orçamento. Balancear gastos é a resposta! 

3. Deixar que os palpites interfiram no seu estilo

Quando anunciam o casamento os noivos recebem uma enxurrada linda de felicitações e os melhores votos, mas passado o momento inicial, começam a receber também todos os tipos de opinião sobre como devem organizar a celebração. Aceitar sugestões é bastante saudável, e irá ajudar muito durante os meses de planejamento, mas cuidado para não se perderem no meio de tantas dicas e se esquecerem do principal: que o casamento é de vocês e deve refletir unicamente a personalidade dos noivos e seus desejos para o dia C. E mais: eliminem todas as comparações que possam surgir, cada casamento é único.

4. Não dividir tarefas

Sim, todos temos algumas manias, e existem coisas que preferimos fazer sozinhos, mas quando for organizar o casamento, tenha em mente que é impossível que apenas uma pessoa se encarregue de tudo, até porque decidir o modelo de vestido de noiva que irá usar já irá ocupar quase todos os pensamentos de uma noivinha. Dividam as tarefas entre os dois, e depois passem a delegar o que for necessário aos fornecedores e aos familiares e amigos mais próximos que se disponibilizaram a colaborar. Essa não é a hora de monopolizar responsabilidades, afinal, todos os envolvidos têm um mesmo objetivo: celebrar a nova vida a dois de um casal que disse “sim”!   

5. Não aproveitar o momento

O casamento é um dos momentos mais marcantes na vida de um casal, e mesmo a organização da festa pode ser divertida, vocês só precisam olhar tudo com um filtro mais leve. Não deixe que o planejamento se torne um trabalho, como se fosse uma obrigação a ser cumprida. Encare tudo com descontração, e se permita rir do que não deu tão certo, afinal tudo isso passará mais rápido do que vocês imaginam, e com certeza sentirão falta dos meses com o calendário na mão e a lista interminável de fornecedores. 

Quando os comportamentos mais tóxicos são eliminados, os noivos conseguem respirar mais tranquilamente e levar toda a organização com leveza e alegria, e isso estará refletido no dia C. relaxem fazendo a seleção de músicas de casamento que querem escutar, e deixem uma tarde inteira livre para a degustação do bolo de casamento: vocês merecem!