Logo que iniciarem a fase de entregar os convites do casamento vão ouvir alguns comentários desnecessários para um momento tão especial. Se seus convidados imaginassem quantas decisões foram tomadas apenas para conceber uma linda decoração do casamento, certamente, evitariam insinuações totalmente inconvenientes sobre as opções do casal. Mas não se deixem levar por alguns questionamentos sobre suas escolhas, vocês têm que ter em mente que algumas pessoas, mesmo que seja sem más intenções, podem discordar de detalhes que só cabem aos noivos e fazerem comentários desagradáveis.

É normal que, quem está por fora de toda a organização, não tenha muita noção sobre toda a logística e o trabalho que dá pensar em todos os itens. E, sem perceber, alguns resolvem opinar sobre tudo, até mesmo sobre o vestido de noiva, sem pensar no que pode estar por trás de cada situação. Por mais que vocês tentem estar atentos a tudo, tentando agradar a todos, é praticamente impossível. Portanto, relaxem e aproveitem ao máximo o seu dia, sem se importar muito com opiniões alheias. Separamos as reclamações mais comuns para que saibam como evitá-las.

1. O incômodo com a data

Com certeza haverá mais que um ou dois convidados que irão reclamar da data que vocês escolheram para se casarem. Seja porque cai nas férias escolares, ou porque vocês escolheram fazer a decoração da festa do casamento no inverno (como é possível, pensam eles?), ou porque, simplesmente,  implicam com a data sem nenhum motivo válido aparente. Preparem-se para ouvir todo o tipo de comentários por parte de alguns convidados ou até mesmo receber pedidos de alteração da data porque é impossível que todos fiquem contentes ou possam marcar sua presença nesse dia.

Como evitar

Obviamente vocês já estão com os envelopes dos convites de casamento prontos e não vão alterar a data do casamento. Então tenham em mente que é melhor esclarecer delicadamente e sem dar muitos detalhes, deixando claro que essa é a data que vocês escolheram e que a cerimônia será mesmo nesse dia. Podem dizer diretamente que a data tem um significado especial para vocês, ou que não foi possível em outra data devido à disponibilidade do espaço. O importante é deixar claro que estão felizes com o dia C, e seria incrível contar com a presença de todos.

2. Horário e tempo entre a cerimônia e a recepção

Seja porque marcaram a cerimônia de manhã ou às 20h, com todo o cronograma do tempo estimado, sempre, mas sempre, haverá alguém reclamando do horário em que começa ou o tempo entre um momento e outro do dia. Ou porque está demorando muito tempo entre a cerimônia e a recepção, ou porque a pessoa não tem tempo para respirar entre os vários momentos do dia que o casal programou. Tanto para uma como para outra situação, esses comentários poderão surgir, assim, o melhor será ter um plano de ação montado.

Como evitar

Vocês não podem fazer nada sobre o horário de início mas, se os noivos têm uma assessoria ou wedding planner, expliquem à equipe e deixem claro que não querem que existam “espaços excessivos” entre os momentos do dia. Planejem um cronograma e definam horários para que eles possam coordenar tudo. Assim vocês evitarão que os convidados os procurem assim que começarem a tocar as músicas da festa do casamento e atrapalhem um momento simbólico. Também podem pedir ajudar com a organização dos horários a alguém da família, e evitar esses momentos de espera, ainda que o ideal seja que nada falhe e tudo aconteça dentro do tempo previsto.

3. A disposição das mesas e dos lugares

Possíveis perguntas sem noção: “Por que você sentou a gente nessa mesa? “, “Não conhecemos ninguém, será que dá para colocar a gente em outra mesa? “, “Por que estamos tão separados desses outros amigos, não seria possível alterar as mesas agora? “. Infelizmente essas perguntas podem surgir nas horas mais inconveniente. E, claro, se vocês escolheram esses lugares foi um bom motivo e, se antes não foi possível mudá-los, agora muito menos, não é? Nesse momento, vocês terão vontade de gritar em plena recepção, mas o melhor é se controlarem.

Como evitar

Organizar os lugares é mais complicado do que definir a decoração das mesas do casamento, mas parece que, no grande dia, apenas vocês se lembram disso. Muitos não fazem a mínima ideia e acham que podem mudar tudo no último momento, em uma festa que não é a deles. Expliquem, com toda a calma, que não foi proposital ou por falta de consideração, mas sim porque é impossível colocar todos em uma só mesa, e digam que durante a festa todos poderão celebrar juntos, e que não é necessária nenhuma ansiedade durante o jantar.

4. Discursos e mais discursos….

Seja porque vocês demoram com os votos, ou porque seus pais decidem fazer um discurso antes da recepção, ou porque seu noivo fez uma declaração antes do primeiro brinde. Sim, infelizmente existem convidados que comentam esse tipo de coisas, em vez de se alegrar com a felicidade de vocês e das declarções durante os discursos. Antes de pensar na solução, apenas uma coisa: vocês podem fazer os discursos que quiserem porque o dia é de vocês e ele deve ser vivido da maneira que vocês sempre sonharam.

Como evitar

Esse é o tipo de comentário que vocês devem apenas abstrair. Isso porque é impossível entender como alguém que vai a um casamento pode reclamar justamente de uma das partes mais bonitas e sensíveis. Se algum convidado reclamar dos discursos de forma indiscreta, vocês podem convidá-lo a falar umas palavrinhas sobre o casal, e outra "solução" é ignorarem o que foi dito e começarem a fazer uma retrospectiva divertida, contando um pouco da história e como tudo começou! 

5. Ainda não falei com os noivos!

Provavelmente vocês não consigam dar atenção a todos, por mais que tentem. Será um dia cheio de emoções e passará voando. E, por mais que seus convidados entendam isso perfeitamente, sempre terá essa pessoa que ficará pedindo atenção. Se alguém falar diretamente com vocês, o que raramente acontece, podem pedir desculpas, perguntar como está a festa e se a pessoa está gostando.

Como evitar

Passem por todas as mesas e falem, nem que seja por pouco tempo, com todos os convidados. Antes de abrir a pista ou jogar o buquê branco de noiva, digam que esse é o momento em que os noivos convidam todos para dançar com eles e se divertirem. Será um gesto lindo e uma maneira bonita de fazer com que todos se sintam incluídos no dia mais especial da vida de vocês.

Por mais que achem que isto não ocorrerá com seus convidados, certamente, uma ou duas dessas reclamações podem ouvir. Normalmente, as contestações vêm dos amigos e familiares mais íntimos e, com eles terão mais liberdade de explicar suas razões. Mas, se os amigos do trabalho reclamarem que o bolo decorado do casamento será servido muito tarde, ou se o repertório da banda que fará o show não agrada ou, ainda, se deveria ter escolhido um sapato de noiva mais discreto, contem até dez, respirem e curtam muito esse dia inesquecível sem pensar em pessoas desagradáveis!