Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Como pedir um pix de casamento? Formas sutis e divertidas para comunicar aos convidados!

Não é preciso ter medo (nem vergonha!) de pedir dinheiro para o casamento. A tecnologia chegou para deixar a vida dos noivos e dos convidados mais prática e, de olho no orçamento do casal, temos dicas para acertar na hora de pedir um pix de presente!

Roberta Gulin

Uma dúvida que costuma surgir na mente dos casais que se preparam para subir ao altar é qual a melhor maneira de comunicar os convidados o que desejam ganhar de presente, sem que pareçam indelicados. Quando a vontade é pedir presente de casamento em dinheiro no lugar de algo físico, a resistência é ainda maior, e é normal não se sentir confortável com a ideia. Mas é possível tocar nesse assunto sem problema algum, basta fazer isso de forma leve e, quem sabe, até divertida! Mostramos como!

Cake My Day

Dinheiro pode fazer parte da lista de presente de casamento

Já houve um tempo em que era considerado indelicado apontar uma lista de presentes aos convidados e não se podia nem pensar em pedir dinheiro. Mas isso é coisa do passado, afinal, todos sabem ou têm uma breve noção de que investir em uma celebração de casamento pode envolver um grande gasto financeiro. Nada mais gentil do que retribuir o gesto de ter sido considerado uma pessoa importante para estar neste momento especial, se o convidado tiver condições financeiras para isso, é claro, pois não há obrigação nenhuma de presentear os noivos, que é apenas um ato de delicadeza.

Pix de casamento: praticidade para todos

Hoje em dia, indicar o presente é algo muito mais prático e uma garantia de que o convidado acertará no investimento que fizer para o mimo dado ao casal, e não há como errar fazendo um pix de casamento. Inclusive, se a sugestão do convite de casamento for um presente em dinheiro em forma de depósito, as pessoas podem ficar livres para depositar apenas o que podem naquele momento, sem estarem presas a nenhuma quantia específica. 

Essa técnica se assemelha muito com as listas de casamento virtuais, em que são disponibilizados presentes fictícios dos mais variados valores para que os convidados escolham. Depois, o valor do presente é revertido em dinheiro, que vai direto para a conta dos recém-casados. Porém, essa opção requer um certo tempo para a criação da lista virtual, pagamento de site de hospedagem e nem todos os convidados entendem que não se trata de fato de um presente físico, podendo gerar certa confusão. 

Para facilitar cada vez mais a vida de todos, disponibilizar o pix do casamento tem sido uma escolha prática e com essa decisão surgem as dúvidas, como, por exemplo, se incluir o pix no convite é algo indelicado a se fazer. Sempre que o assunto é dinheiro, é mais sensível abordá-lo, mas se a escolha do casal é optar pelo caminho mais tecnológico e prático, há maneiras sutis de usá-lo. Uma ideia é ter criatividade e bom-humor. Vejam várias formas de comunicar aos convidados o seu pix de casamento, caso possam contribuir.

Um Encanto Papelaria

Onde incluir o pix de casamento 

  • Convite de casamento

Se vocês desejam pedir o pix de casamento antes da recepção, é sempre melhor fazê-lo com  entender como pedir dinheiro de presente de casamento com delicadeza. A sugestão é não incluir o pix diretamente no convite, mas sim em um papelzinho entregue junto a ele. Assim, a atenção fica voltada especialmente para o convite e sua arte e não diretamente para a sugestão da maneira de como presentear os noivos. 

  • Site do casamento

Outra dica é incluir a sugestão de presente através do pix no site do casamento. Já é mais do que comum os casais disponibilizarem o link do site do casal no convite onde estão informações úteis, como os locais para hospedagem (se a celebração for em um destino diferente do local onde os noivos moram), informações sobre o dress code e a lista de presentes, que pode ser substituída sem causar desconforto algum por uma chave-pix ao lado do texto que explica a sugestão dos noivos de usarem esse meio para aqueles que lhes desejam presentear.

  • Durante a recepção: quadrinhos circulando com o pix

Existe também a opção de deixar o pedido do pix de casamento ainda mais informal: durante a própria recepção. Alguns casais optam por isso porque pode parecer mais despojado e deixar o convidados mais tranquilos. Se contrataram profissionais de animação de casamento, eles podem se encarregar de passar a mensagem aos convidados, por meio de quadrinhos com um código, por exemplo.  

Cerimonial Vivendo Sonhos

Frases de agradecimento com o pedido para os convidados

  • A sua presença é o maior presente, mas se quiser ir além, aqui está o nosso pix!
  • Estar ao seu lado neste dia especial é o nosso grande presente. Caso queira ir além, nossa sugestão é um depósito bancário através da chave pix. Nossa gratidão!
  • Caso queira presentear os noivos, a sugestão é fazer um depósito por pix. Obrigado(a) de todo coração.
  • Já temos um lar cheio de amor, carinho e bens materiais. Optamos por não fazer lista de presentes. Caso queira nos presentear, sugerimos uma contribuição através de depósito em dinheiro.
  • Optamos por não fazer lista de presentes, sugerimos um depósito bancário para ajudar a tornar os nossos sonhos realidade! E, caso não possa, não há problema, o nosso presente é ter a sua companhia!

Frases divertidas e engraçadas para os convidados: humor é tudo!

  • Não tivemos ideias de presentes para sugerir e se você não for criativo que nem a gente, aqui está o nosso pix!
  • Já estamos juntos faz tempo e no momento não precisamos de nada! Se você quiser nos mandar um mimo, aqui está o nosso pix!
  • Nossa casa já está pronta e cheia de amor, mas se você quiser nos dar uma ajudinha com os boletos, aqui está nosso pix!
  • Gastamos tudo que tínhamos com a decoração da festa, mas vai valer a pena, tudo estará incrível! Se quiser nos ajudar a pagar essa conta, aqui vai nosso pix!

Frases divertidas sobre a lua de mel para pedir um pix de casamento

  • Após a festa nós vamos para a lua de mel e, se você quiser e puder contribuir com os gastos do hotel, aqui vai o nosso pix!
  • Nós vamos viajar e por isso não fizemos uma lista de presentes, mas se você quiser nos ajudar com uma pequena cota para esse momento, vamos ficar felizes!
  • Além da sua presença, o melhor que pode nos dar é um dinheirinho para a gente viajar!

Convidados X Teconologia: como facilitar

Uma dúvida que pode surgir ao optar por esse modelo, é pensar se todos os convidados têm a mesma intimidade com a tecnologia. Convidado idosos, por exemplo, podem não entender como o presente deve ser entregue, e é importante saber se pode haver alguma dificuldade em fazer o depósito via pix. Neste caso, há duas opções:

  • Pedir ao cermonial que faça um passo a passo para colocar no meio em que escolherem divulgar o pix do casamento;
  • Ou esperar que o próprio convidado questione sobre o tema e, então, podem explicar que se trata de apenas uma das maneiras de presentear vocês. Caso a pessoa faça questão de colaborar com uma quantia em dinheiro, isso pode ser feito sem o uso da tecnologia, colocando as notas em um envelope no momento da festa, por exemplo.

Adriana Frusciante

Já foi-se o tempo em que era preciso ficar “cheio de dedos” para fazer aquilo que se gosta e produzir um casamento conforme o estilo e vontades do casal. E isso se enquadra na maneira de presentear também! Com jeitinho e bom humor, tudo pode funcionar bem e os os convidados irão entender e comprar a ideia, afinal, a tecnologia mudou e os tempos são outros. É preciso estar aberto para as novas maneiras de celebrar a vida, e isso inclui os casamentos!