Caza Fotografia
Caza Fotografia

Noivos prestes à subirem ao altar sempre perguntam qual traje é o mais apropriado para a ocasião. Embora as escolhas masculinas sejam mais simples do que as das mulheres entre os vestidos de noiva, não quer dizer que eles também não tenham seus questionamentos. Entre os itens para os homens, o que provoca maior indecisão é a gravata. Ela é acessório obrigatório para os momentos formais e a responsável por ditar a sobriedade do visual.

Mas, sendo um elemento  tão presente no mundo corporativo, as gravatas pouco têm a oferecer em emoção e surpresa para o look dos noivos. Pelo menos esse é um dos motivos mais citados por aqueles que optam pela gravata borboleta. Fato é que o charme do seu design retrô é inegável e a gente te traz sete motivos para cair de amores por ela. 

Dois Maridos
Dois Maridos

1. Praticidade

Ainda que você seja um craque neste tema, é indiscutível que dar um nó na gravata borboleta é muito mais fácil do que numa gravata comum. Logo, a qualidade dele tende a ser melhor e mais polida. Isto torna a preparação para a cerimônia mais rápida, menos tumultuada e com menos estresse. Sem contar que dispensa o uso de um prendedor na cerimônia, item que encarece a produção quando se opta pela gravata padrão. 

Thais Cini - Assessoria de Eventos
Thais Cini - Assessoria de Eventos

2. Higiene

O risco de mergulhar a peça na comida ou bebida durante a recepção deixa de existir, já que o adorno se restringe ao pescoço. Evita-se a bagunça de, sem querer, afundá-la no copo ou prato enquanto o noivo se distrai com as músicas da festa. Para quem se preocupa com a integridade da roupa, é a escolha segura.

Soul Side Photo
Soul Side Photo

3. Versatilidade

Em alta na moda, a gravata borboleta deixou de ser item exclusivo da combinação com o smoking no black tie. Graças aos vários tipos de cores, estampas e materiais, ela se adequa perfeitamente a todas as cerimônias, qualquer que seja o tema escolhido. É um item que consegue ser estiloso, sofisticado e arrojado ao mesmo tempo, servindo tanto às uniões mais simples quanto às pomposas. Quer um visual mais divertido? Invista numa estampa floral e alegre. Algo mais solene? Nos tons escuros e padrões neutros. Os penteados simples dos noivos ajudam na composição.

Cama de Gato Foto
Cama de Gato Foto

4. Variedade

Como caiu nas graças dos hipsters, o mercado produz a peça com os mais diversificados materiais em nome do look diferentão. Linho, algodão, cetim, seda, lã, veludo, tricô, flanela e até madeira, de forma independente ou combinados entre si, são usados na confecção pelas marcas. 

5. Personalidade e estilo

Escolher o item quebra a monotonia do visual formal masculino. Ela agrega um toque de personalidade para a o noivo mesmo nas suas versões mais sóbrias e discretas, já que não é costumeiramente usado. Virou sinônimo de peça clássica e original pelo ar vintage que possui, potencializado na dobradinha com os suspensórios. Trata-se de um acessório que foge da rotina e ainda traz uma certa pitada de romantismo ao look.

Jésus Lopes Fotografia
Jésus Lopes Fotografia

6. Minimalismo

O charme minimalista da gravata borboleta é inegável. E comprova que um detalhe é capaz de mudar por completo a aparência do noivo. É um elemento que pode ser usado só, mas que também combina com mais acessórios. Fica ótima com lenço de bolso, flores e abotoaduras. Tudo parece de complementar por uma aparência estilosa e melhor acabada.

7. Harmonia ao casal

O que é a gravata borboleta senão um laço? Algo que orna muitíssimo bem tanto com um vestido de noiva simples quanto com o robusto, caro e estruturado, e um casal de marido e marido pode combinar cores ou investir em tons diferentes na gravata e trajes iguais. Difícil é imaginar um traje feminino que não combine com a estética da peça, já que todos eles buscam remeter à delicadeza, à tradição e ao romance. A peça ajuda no “diálogo” do visual do casal. 

 

Dois Maridos
Dois Maridos

Também os noivos merecem se sentir fabulosos no dia do casamento, tanto quanto as noivas, convidadas e madrinhas. Da mesma forma como o casal se empenhou em escolher o tema e itens especiais para ter um enlace prodigioso do início ao fim, também merecem se ver agora, os dois, em suas melhores versões para o "sim".