Anderson Crepaldi Fotografia
Anderson Crepaldi Fotografia

Incluir elementos que sejam simbólicos para o casal é mais uma possibilidade de personalizar a sua decoração de casamento com detalhes que sejam especiais em suas vidas. Os amantes da literatura poderão acrescentar livros para realçar o conceito e ainda deixar em evidência essa grande paixão mundial: os livros. E eles podem se transformar em objetos encantadores quando usados da forma correta. Independentemente do horário ou do estilo da cerimônia, é possível integrar os livros de maneira que possam até servir como inspiração para os convidados.

São diversos espaços que ganham vida com seu uso e lugares que podem ser valorizados com uma apresentação incrível e cheia de simbolismo. Consigam livros com capas vistosas, que sigam o conceito do seu dia (ou que tenham significado para vocês) e, com as ideias que daremos aqui, com certeza eles irão ganhar destaque onde quer que sejam colocados.

Anderson Crepaldi Fotografia
Anderson Crepaldi Fotografia

1. Centro de mesa

Se optaram por elementos vintage para o décor, podem criar lindas composições para a decoração das mesas do casamento. Numa bandeja com material que esteja de acordo com a identidade visual do enlace podem colocar livros, o número da mesa, um castiçal e um pequeno vasinho de flores. O efeito será fantástico.

Foto Art
Foto Art

2. Como porta aliança

Colocar a daminha ou o pajem com um porta-aliança que seja feito com um livro é uma forma de trazer esse símbolo diferente e destacá-lo também nesse detalhe. Existem livros “falsos” que na verdade são um "porta-coisas", e se tornam um delicado porta-alianças. E, se vocês possuem um livro preferido em comum, podem até imprimir a capa e usá-la, para tornar o objeto ainda mais simbólico.

3. Lembrancinhas de casamento

Queriam se desfazer de alguns livros do seu acervo particular? A necessidade de fazer da leitura um hábito diário é fundamental, portanto podem até pensar em presentear seus convidados esses exemplare. Eles serão as lembrancinhas de casamento com toque diferente, autênticas e inesquecíveis, já que os amigos e familiares poderão ler sempre quiserem! E não se esqueçam de deixar um recadinho delicado dentro (que servirá de marcador de página).

Nessa Gomes Fotografia
Nessa Gomes Fotografia

4. Na mesa do livro de assinaturas

Deixe a mesa do livro de assinaturas com mais charme, coloquem exemplares que tenham conexão com o restante do décor e criem um cenário logo na entrada. Busquem capas que tenham harmonia entre si, complementadas com arranjos de flores do casamento e, assim, a mesa estará pronta para dar as boas-vindas aos convidados.

Bia + Fael Fotografia
Bia + Fael Fotografia

5. Buquê

Cada vez mais podemos notar materiais inéditos para os buquês de noiva artificiais, então usar páginas de livros com dobraduras é conceber um modelo diferente e ainda charmoso. Podem mesclá-los também com flores feitas em papéis coloridoss: as possibilidades são muitas. E, para as noivas que não dispensam as flores naturais, podem usar as páginas de um livro que goste para embrulhar o buquê, ao melho estilo retrô, mas essa opção requer muito desapego!

6. Arco

Ao invés de fazer o arco com flores, que tal fugir completamente do convencional e confeccionar um com livros? Eles trarão um colorido especial na frente do altar numa cerimônia ao ar livre ou na entrada da festa, evidenciando o tema que escolheu para o dia.

7. "Cortinas" ou decoração suspensa

Caso as cortinas de led não tenham relação com o seu décor, podem usar a imaginação para criar o elemento perfeito usando livros, ou melhor, usando páginas ou citações de livros que vocês adoram. Para acompanhar uma decoração de casamento rústica essa ideia é perfeita, com o efeito do papel harmonizando com os móveis de madeira e até com as flores que colocarem no local para deixar tudo mais campestre. E essa decoração, além de ajudar a preencher espaços grandes e vazios, eleva a originalidade da festa. Podem até mesclar páginas de livros com algumas lâmpadas, o efeito é incrível. 

Foto Art
Foto Art

8. Mesa de doces

A mesa de doces ganha destaque com o uso de livros, busquem capas especiais com o mesmo tamanho para ficarem uniforme. Podem também encomendar noivinhos para o topo do bolo que estejam segurando livros com capas que tenham as iniciais do casal: o encanto estará completo.

9. Cartões de agradecimento

Deixem alguns livros como suporte para os cartões de agradecimento, será uma maneira de inspirar seus convidados a escrever lindas mensagens de felicidade e boa sorte ao casal. Espalhem os livros de uma forma elegante, para que os convidados coloquem suas mensagens dentro de cada um. E depois vocês até poderão utilizá-las como marcadores de livros para futuras leituras!

Aline Franke Fotografia
Aline Franke Fotografia

10. Pendurados em árvores

Numa época em que a cultura deveria estar mais presente em nossos costumes, os livros podem trazer um alerta ao estarem em destaque, e é uma forma de incentivar as novas gerações a amar os livros, como vocês. Portanto, sintam-se livres para ornamentarem as árvores existente no jardim com alguns livros pendurados em seus galhos, desde que não danifque nem os livros e nem as plantas. Essa opção é para casais lúdicos, com uma pitada de extravagância!

11. Troque o arroz

A famosa "chuva de arroz" pode ser substituída por uma chuva de citações de livros, alternativa que irá sujar menos o ambiente, já que os seus convidados poderão levar para casa os papéis e guardarem como uma lembrança singela. Só tenham o cuidado de colocarem citações que combinem com a data! 

12. Cantinho do livro: compartilhar é amar

Se além de amantes de uma boa leitura você também têm o hábito de acumular livros, não se julguem! É absolutamente normal. E que tal tornar o seu dia C um dia para compartilhar alegria, amor e também... livros? Se na união das bibliotecas alguns exemplares estão repetidos, ou já conseguem praticar o desapego com aqueles livros que marcaram a sua vida, passá-los para frente será um ato de amor. Pensem nisso.

Foto Art
Foto Art

Todas essas dicas podem ser usadas como uma boa oportunidade de mostrar a todos os convidados o quanto ler pode ser prazeroso, e o quanto um livro pode mudar a trajetória de cada um, incluindo o estilo da decoração de um casamento! E para completar, ainda podem espalhar plaquinhas pelo local da recepção com frases e citações de grandes poetas, dando mais charme ao ambiente do enlace. Quem lê, ama.