Mas, se tem uma coisa que não podemos negar, é que existem diversas tarefas prazerosas, e preparar a lista de presente é uma delas.

Um dos principais objetivos da lista é organizar os produtos escolhidos pelos noivos e oferecer diversas opções aos convidados. Separamos algumas dicas para não errar na hora de preparar a lista. Fiquem atentos:

  • Saiba qual o propósito da lista de presentes. Não escolha jogos americanos se você não é habituado a usar.
  • Esta é uma comemoração e seus convidados também estão gastando dinheiro com esse dia, sendo no cabeleireiro ou na roupa. Escolha presentes para todos os bolsos. Tanto caros, quanto baratos.
  • Escolha itens que vão fazer parte do seu estilo de vida. Se vocês forem morar na praia, escolha itens que sejam uteis lá. Colocar itens na lista só porque todo mundo coloca, acaba fazendo com que vocês recebam presentes inúteis que ocuparão espaço.
  • Fujam de listas pré prontas. Como falei aqui em cima, nessas listas podem ter itens que não são úteis para vocês. Não tenham preguiça de montar sua própria lista de acordo com a necessidade de vocês.
  • Escolha pelo menos 3 lojas para montar sua lista. Além disso, verifique se essas lojas possuem a opção de comprar pela internet e pessoalmente. Tem pessoas que preferem ir à loja ver o que estão comprando e outras que não tem tempo e preferem comprar pela internet.
  • Não deixe de escolher itens essenciais, como, aparelho de jantar completo, copos, xícaras, faqueiro e jogos de panela. Deixe o frigobar, e fondue para o fim da lista, afinal, são itens dispensáveis e que podem ser comprados com o tempo, ou então, que podem ser recebidos no chá de cozinha por exemplo.
  • Para a lista, também é permitido pedir itens decorativos, como obras de artes, quadros e esculturas, afinal, são objetos que os noivos comprarão mais pra frente de qualquer forma.
  • Os eletrodomésticos são os itens mais procurados pelos noivos, mas não se esqueçam das pratarias e cristais.
  • Outra duvida frequente, é se os noivos podem pedir na lista aparelhos como televisão, fogão, geladeira e máquina de lavar. A resposta é sim! A lista de presentes deve conter tudo que ajude no funcionamento da nova casa dos recém-casados.
  • Opte por ir à loja física escolher os presentes. Em alguns casos, a foto ou descrição de alguns produtos no site, pode não ser exatamente o que o casal gosta. É uma forma mais segura.
  • Se os noivos não tem tempo de montar a lista inteira, procure uma lista pré-pronta, e remova e adicione os itens que precisar a mais.

Essas foram apenas algumas dicas na hora de montar a lista de presentes de casamento.

Para os casais que já moram juntos e possuem a maioria dos itens, existem duas opções. A primeira é renovar todos os objetos da casa com a lista de presentes. Outra opção são as cotas da lua de mel, que vem se tornando cada dia mais comum.

Pedir dinheiro para a lua de mel é muito indelicado e para resolver isso, vá até uma agencia de viagens e escolha algum passeio para onde os noivos vão viajar. Assim os convidados podem comprar para vocês, por exemplo: um jantar romântico no melhor restaurante da cidade, um mergulho e etc...

Existem convidados que preferem dar mesmo algum presente físico ao casal. Para isso, uma boa ideia é fazer uma lista menor com itens para decoração, que podem incluir obras de arte, e outros itens mais supérfluos.