Aquiles Torres Fotografias
Aquiles Torres Fotografias

Nas horas que antecedem o "sim" o casal normalmente é tomado por um turbilhão de sentimentos. A ansiedade para conferir o resultado final da decoração de casamento, a expectativa e ao mesmo tempo o nervosismo para saber se o bolo de casamento chegou são e salvo no local da recepção... Ou simplesmente a vontade desenfreada de subir logo ao altar para oficializar a sua união. São tantas coisas que a maioria dos noivos acabam esquecendo de fazer uma série de passos importantes antes da sua entrada.

Quando se dão conta, a música da entrada do casamento já começou a tocar na cerimônia, e é a hora de começar a festa. Mas, para que isso não aconteça com vocês, separamos um check list do que muitos noivos costumam esquecer, e assim poderão prevenir-se antes, para que tudo saia perfeitamente, sem pendências.

V Cruz Vinte Filmes Foto e Filmagem
V Cruz Vinte Filmes Foto e Filmagem

1. Comer algo

Sim, ainda que pareça banal, este é um ponto que vocês devem levar em consideração. Os ânimos estão tão aflorados que é normal que mascarem a fome que deveria surgir nos momentos que antecedem o "sim". Mas ainda que ela não venha, se forcem a ingerir algo, ainda que seja leve, para o seu bem-estar e saúde durante a cerimônia. O período até o início do buffet pode ser longo e vocês não querem comprometer os votos com frases curtas de amor ou até mesmo correr o risco de passarem mal na pista de dança por este motivo. Trata-se de algo simples e fácil de se resolver com uma salada de frutas ou uma vitamina, por exemplo.

3. Ir ao banheiro

São tantas coisas para fazer, entre conferir se o modelo de penteado para casamento está como imaginava, se a arrumação das meses é funcional etc. Com todas essas funções, acabam se esquecendo de um detalhe mais do que importante: ir ao banheiro antes do começo da cerimônia! Nada pior do que não poder curtir um dos momentos mais importantes do dia só porque se esqueceram desse "detalhe" nada pequeno. Incluam no seu check list.

2. A última foto antes da entrada da cerimônia

É tanta ansiedade para que comece a cerimônia  que muitos casais até se esquecem de terminar o making of do seu dia com uma foto do visual finalizado, e prestes a entrar no corredor para o altar. Tirem um minutinho com o fotógrafo e registrem o resultado de horas de dedicação para esse efeito incrível. Na porta da igreja ou onde será realizada a festa, na saída do quarto onde se preparavam ou no jardim da casa: incluam essa foto no seu álbum e tenham essa recordação para sempre.

Umbra Photography
Umbra Photography

4. Separar uma lembrancinha para vocês

Muitos noivos esquecem de reservar um dos modelo de lembrancinha de casamento para eles próprios antes que comece a festa. Quando se dão conta, elas já acabaram e eles ficam sem esse pedacinho tão significativo do dia. Principalmente quando querem mais de um modelo, e ainda se fizeram a conta justa entre as lembrancinhas e número de convidados. Lembrem-se de que muitos acabam levando mais de uma para casa. Garantam os presentinhos de vocês, uma memória linda do dia C.

5. Deixar um recadinho para o outro

É verdade que logo mais vocês estarão juntos, começando uma aventura a dois sem prazo para terminar. Mas tanto um quanto o outro provavelmente estão muito nervosos e ansiosos para o início da cerimônia, com medo de que algo dê errado, algo que é perfeitamente normal. Sendo assim, que tal começar o dia C com o pé direito, fazendo o seu(sua) amado(a) relaxar? Recorde-o(a) sobre o real significado desse dia com um bilhete carinhoso, e deixe claro que o imporante é que vocês dois estão juntos.

Mariana Diniz
Mariana Diniz

6. Pedir ajuda para arrumar o véu ou a cauda

Para as mulheres que escolheram um véu catedral ou um modelo de vestido de noiva com uma cauda comprida, não se esqueçam de combinar ou com algum profissional, como o cerimonialista, ou com alguma das madrinhas, para ajustar esses elementos antes de começarem caminhar até o altar. Tanto o véu como a cauda podem atrapalhar muito o andar caso não estejam posicionados corretamente. E o pior: podem até causar um tropeço.

Helix Filmes
Helix Filmes

7. Separar um segundo par de sapato

Antes que comece a festa as noivas devem pensar em tudo aquilo que irá proporcionar o máximo de conforto, do início ao fim, para que possam curtir o dia da melhor forma possível e guardar apenas recordações agradáveis. E para aquelas que optaram por um salto altíssimo, já sabem que ele pode causar problemas nas horas seguintes.

Mas isso não quer dizer que devem abrir mão desse lindo sapato, apenas é recomendável que separem um segundo par. Assim, quando o primeiro começar a incomodar, poderão trocar por um par mais confortável, como sapatilhas para noivas ou belo par de tênis! Modelos que deixarão que continuem aproveitando a festa.

Lucas Fiori Fotografia
Lucas Fiori Fotografia

8. Saber com quem deixar o buquê

As noivas pensam em todos os detalhes, mas muitas vezes acabam se esquecendo de pensar em questões práticas e detalhes como: quem vai segurar o buquê quando chegar ao altar? Geralmente uma das madrinhas se encarrega em segurá-lo. Combine com uma delas ou com a sua mãe e saiba exatamente para quem entregar quando chegar.

9. Ter em mãos os votos matrimoniais

Ainda que tenham os votos em seus celulares, é bom passar a limpo o que escreveram, e a mãos, em um papel. Além de servir para decorarem as partes mais importantes, um papel pode ser dobrado, e pode dar mais segurança quando estiveverem declamando suas palavras ao amor. 

Umbra Photography
Umbra Photography

10. Agradecer aos envolvidos

Esse dia foi possível graças à ajuda e envolvimento de muitas pessoas. Quando a efsta estiver prestes a começar, não se esqueçam de agradecer àqueles que te acompanharam nos meses de organização do casamento, participando dos momentos que antecederam a cerimônia. Sem eles talvez isso tudo não sairia dessa forma.

11. Respirar fundo: se acalmem!

Vocês estão prestes a partir para um dos momentos mais importantes da sua vida a dois. Não se esqueçam de, antes de entrar na cerimônia, parar por um momento, respirar fundo e se darem conta da necessidade de estarem calmos e estarem presentes. Hoje é o dia em que se inicia uma nova trajetória e por isso vocês precisam estar calmos o suficiente para conseguirem aproveitar cada minuto da celebração.

Natan Passos - Fotografia
Natan Passos - Fotografia

São tantos afazeres que fica difícil não se esquecer de nada. Por isso tenham programados os itens essenciais que não podem esquecer antes de que se inicie a grande festa, seja conferir se o vestido de noiva, um dos protagonistas, está onde deveria estar, como os pormenores, como os acabamentos das lembrancinhas para casamento finalizadas. Tudo será perfeito.