Ganske Fotos e Histórias

Muitos noivos sonham em casar-se tendo de fundo o cenário de um lugar que visitaram alguma vez e que os marcou na memória. Pode ser a cidade onde aconteceu o pedido, o vilarejo da primeira viagem como namorados, ou então aquele lugar cuja paisagem inesquecível é a única em que pensam quando imaginam a entrada com o vestido de noiva escolhido, uma trilha sonora com a música de casamento e seus convidados celebrando com vocês.

Mas antes de enviarem os convites de casamento informando o local desse destination wedding, vejam os passos que devem seguir para preparar uma festa à altura dos seus sonhos, e para que tudo seja impecável como sempre imaginaram, tanto para vocês quanto para os amigos e familiares.

Studio A+

1 ano e 2 meses - Marque a data

Pode parecer que estão se precipitando, mas quando o assunto é casamento à distância, todo o tempo de sobra será seu aliado. Marquem a data com mais de um ano de antecedência, assim poderão já planificar as viagens que vão precisar fazer ao local. Antes de decidir qualquer elemento para a decoração da festa de casamento, saibam qual seu prazo limite para as tarefas.

1 ano - Pesquisa de locais

E agora que já têm a data marcada, comecem a sua pesquisa, de forma muito mais profunda, de locais disponíveis para poderem realizar a festa. Já que estará distante da cidade onde vivem, vocês irão precisar de uma lista definitiva do que vale a pena visitar quando forem ao destino. Com um ano até a data, comecem a criar uma lista com anotações de prós e contras de todos os espaços disponíveis, e podem ainda ir pesquisando os comentários de quem já realizou um evento ali.

10 meses - Visitas

Esse deve ser o prazo limite para sua primeira visita ao local depois que marcaram a data. Agora irão ver pessoalmente aqueles espaços que estão na sua lista. Por isso essa visita deve ser prática e enxuta, para fazer o seu tempo render ao máximo no local. Marquem antes com os responsáveis pelos locais o dia e hora, anotem perguntas e dúvidas que irão fazer (capacidade de convidados, se têm buffet próprio, horários para termianr a festa, funcionários diponíveis, etc) para, em seguida, poderem decidir qual será o escolhido para a celebração.

9 meses - Wedding planners

Nesta mesma viagem marquem agendem horários com cerimonialistas locais: pelo menos três. Façam uma reunião com cada um deles e perguntem tudo o que precisam saber, como por exemplo: quantos casamentos já realizou na cidade, se possui vasto repertório de fornecedores locais, a sua disponibilidade e comprometimento até a data do seu casamento, etc. Voltem à sua cidade com anotações suficientes de cada um desses profissionais para poderem tomar a decisão e saber quem contratar. Faltando 9 meses até a festa podem contratar os seus serviços.

Casarão La Villa

8 meses - Decisões de estilo

Agora provavelmente já possuem os elementos mais importantes definidos, como assessoria local contratada, espaço e data. Então já podem partir para o segundo rol de escolhas: estilo, decoração e convites. Devem escolher, nesse momento, se querem uma decoração de casamento rústica ou clássica, e sair em busca dos elementos que compõem esse tipo de festa.

6 meses - Hotéis

Comecem sua pesquisa de mercado dos preços locais de hospedagem. Vocês conhecem sua lista de convidados melhor do que ninguém e sabem qual o poder aquisitivo de seus amigos e familares, por isso selecionem opções com mais ou menos luxo, ou disponibilizem ambas opções para que eles possam escolher qual a melhor alternativa para o seu caso.

Serra dos Cocais Eventos

5 meses - Envio dos convites

Os profissionais indicam que os noivos devem enviar os modelos de convite de casamento com, pelo menos, 3 meses de antecedência. Mas quando organizam um destination wedding vocês terão que adiantar esta tarefa, isso porque a distância exige uma maior preparação também por parte de seus convidados. Garantam que todos possam se preparar para estarem presentes e enviem os convites com, no mínimo 5 meses, de antecedência.

4 meses - Segunda visita

Claro que se puderem fazer mais de duas visitas ao local, melhor ainda, mas se vocês podem apenas comparecer duas vezes ao espaço será o suficiente. Vocês terão uma assessoria que será seus olhos e ouvidos no lugar, e se puderem comparecer com 4 meses antes da festa é bastante recomendado. Marquem degustação de menus locais e tentem negociar preços com os fornecedores pessoalmente, experimentem colocar alguns objetos de decoração no local e saibam se o que escolheram faz sentido com o ambiente, etc.

Paloma Centurion Photo

3 meses - Finalizações

Agora vocês verão como seus dias se resumem a conversar por mensagem e telefone, além de muitas fotos. Os cerimonialistas já estão trabalhando a todo o vapor para que a festa fique pronta, e enviarão milhares de fotos ao casal, mostrando desde os detalhes do décor até os modelos de lembrancinha de casamento que foram finalizadas, ideias de arranjos de flores para casamento no local, etc. Agora é a hora de tomar as decisões finais e esperar o grande dia.

Aproveitem a viagem

Chegou o momento, vocês irão ao destino onde irão realizar a festa com um pouco de antecedência, quem sabe dois dias antes ou, se puderem, uma semana antes. Agora é a hora de aproveitar todo o empenho que colocaram para que esse sonho se tornasse realidade, então curtam cada segunda da viagem do seu destination wedding.

Foto Globo

É verdade que é preciso mais organização e uma preparaç4ao detalhada para poder preparar uma festa tão importante como essa à distância, mas não é impossível. Seguindo um cronograma com disciplina terão o tempo suficiente para prepararem todas as tarefas. Não se preocupem: vocês terão as lembrancinhas de casamento tão surpreendentes quanto imaginavam antes de começarem essa maratona e, juntos, irão cortar um bolo para casamento lindíssimo, encerrando o dia com leveza e gosto de dever cumprido.