Chácara Tomazela
Chácara Tomazela

Uma maneira de tornar a celebração mais intimista é dar à recepção uma decoração de casamento personalizada. Isto é, usar os gostos, os hobbies e as memórias do casal para adornar a festa e ajudar a contar a história do par aos convidados. Assim, eles conseguem fazer uma viagem visual pelo amor dos dois através dos detalhes e vão entender melhor as lembranças da trajetória que os levou até este grande dia.

Vale do Sol Eventos
Vale do Sol Eventos

1. Escolham um cenário significativo 

A própria escolha do local pode ajudar a remontar o enredo apaixonado. Pode ser o lugar onde o casal se conheceu, para onde viajaram pela primeira vez juntos ou ainda onde os pais ou avós de um deles também trocou as alianças. Uma fazenda que tenha feito parte da infância da noiva, uma igreja na qual o noivo tenha sido coroinha ou uma praia que representa um sonho de consumo em comum são outros exemplos de cenários que podem ajudar a contar melhor a união.

Apenas se encarreguem de contextualizar para que todos os convidados entendam a importância do local para vocês, o que pode ser feito através de fotos ou do discurso dos votos.

Chácara Tomazela
Chácara Tomazela

2. Acrescentem objetos pessoais no décor

Não é preciso levar a sua casa inteira até o lugar da recepção, mas será motivo de suspiros para os convidados se depararem com aquela caixinha de música que eles reconhecem da sua sala, ou a vitrola que foi um presente dos avós, ou quem sabe o tapete que estará no lounge da recepção. Pensem em um objeto que torne aquele espaço tão pessoal que todos irão se sentir... em casa!

3. Criem uma hashtag própria

A famosa hashtag que vai ajudar localizar mais facilmente os registros da festa nas redes sociais entre as publicações dos convidados pode também virar estrela da decoração. Um luminoso com ela ajuda a dar visibilidade à tag que se deseja que os presentes marquem os posts, e vai embelezar as paredes nos ambientes, sobretudo aquelas repletas de verde e de flores, que merecem destaque. Caso prefira, apenas use-a em alguns quadros negros bem iluminados espalhados pela festa. 

Yup! Totem
Yup! Totem

4. Espalhem fotos do casal

Não à toa dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras. Várias delas, equivalem a milhares ou milhões de linhas de texto sobre lugares e situações que já viveram e nas quais estiveram juntos. Fotos penduradas em árvores e galhos, compondo um painel e até como detalhe dos enfeites de mesa compartilham um pouco da intimidade e ajudam a dar a dimensão da importância da ocasião. Um décor simples que já virou item obrigatório por dar a cara dos dois à festa, literalmente!

Dica extra: se for possível, tente formar uma parede ou estante com fotos além dos noivos, mostrando os casamentos dos pais e sogros, tios e tias, primos, avós e etc. É sempre encantador conseguir recriar e divulgar imagens que ajudam a recriar as árvores familiares.          

Victor Silverio Fotografia
Victor Silverio Fotografia

5. Árvore de mensagens

Se o local onde irao fazer a festa tiver árvores, que tal escolher uma para criar um elemento interativo para o seus convidados? Eles poderão deixar uma mensagem, algo perfeito para eternizar o momento, que vocês poderão guardar como um talismã de boa sorte. Decore a árvore e deixe-a preparada com umas plaquinhas instruindo os convidados a escreverem frases românticas.

Deixe ao lado cartões com um barbante (já colocado) para que eles possam escrever e depois pendurar na árvore. Os cartões podem ter cores e formatos diferentes e, assim que cada convidado entrar, já escreverá uma mensagem complementando a árvore.

Nossa Dose Fotografia

6. Incluam o seu pet 

Se vocês possuem um cachorro ou gato, ele pode surgir como um detalhe no meio do décor, algo que despertará os melhores sentimentos em todos os presentes! Afinal, quem resiste a um pet? Ele poderá estampar convites de casamento criativos, ter ilustrações ou somente a silhueta figurando pela festa, estar presente no topo do bolo juntos com vocês... Dê asas à imaginação. 

Caixa de Fósforo
Caixa de Fósforo

7. Façam um brasão familiar

Alguns casais gostam de fazer menção à tradição da Europa medieval recriando brasões para representar o núcleo familiar que está sendo criado. Costuma-se atrelar as iniciais dos pombinhos apaixonados com o acréscimo de alguns elementos que ajudem a contar a origem da família. Para que fique bem feito, o mais indicado é que se contrate um designer. O brasão pode ser impresso ou bordado nos guardanapos e toalhas de mesa, estar presente na pista de dança e ser marchetado ou talhado nos itens de decoração de madeira, tais como placas, caixas e etc, entre tantas possibilidades de usá-lo.       

Atelie Sweet Memories
Atelie Sweet Memories

8. Mensagens dos noivos

Por falar em quadros, é possível espalhar alguns deles pela festa com mensagens dos noivos. Que mensagens? Agradecimentos aos amigos e familiares assinado por ambos, declarações de amor de um para o outro (feito de surpresa ou não), frases dos votos e trechos de uma música que faça parte da trilha sonora da história de paixão, entre outros. Tais mensagens também podem aparecer dispostas sobre a louça em cada um dos lugares destinadas aos convidados. 

Plano Perfeito Eventos
Plano Perfeito Eventos

9. Apostem por detalhes temáticos 

Para o casal que tenha como hobby o surf, pequenas pranchas podem compor a decoração. Uma noiva tatuadora ou que tenha paixão por tatuagens pode querer implementar suas preferidas como estampa de alguns itens da festa. Da mesma forma, um casal de músicos pode sentir necessidade de ter à mão instrumento musicais para embelezar o salão e eventualmente dar uma palhinha aos convidados. Eleger temas que tenham a ver com as profissões ou gostos ajudam a imprimir as personalidades à festa. Não se furte disto na sua decoração de festa de casamento.      

Plano Perfeito Eventos
Plano Perfeito Eventos

10. Notas in memorian carinhosas

Para homenagear aquele ente querido que se foi e que infelizmente não pôde estar na festa, é possível fazer uma nota in memorian em um cartão sobre o guardanapo de cada um dos convidados ou em um local visível na cerimônia. Será uma linda forma de reafirmar o carinho e evocar as boas memórias que se tem dele, principalmente se a perda for recente.  

Victor Silverio Fotografia
Victor Silverio Fotografia

Uma decoração bem-sucedida não é aquela que fala só aos olhos, mas também um décor que toca o coração. Personalizá-la é uma forma de cobrir de significado todas as composições, nas paredes, salas, mesas e corredores enfeitados, lembrando a razão pela qual todos estão em festa. Uma declaração de carinho a mais para os convidados.