São várias as mulheres que mantém uma relação de amor com seus cabelos e qualquer centímetro a mais que seu cabeleireiro corte por engano, pode até desatar reações de desespero! Sabendo o quanto os cabelos acrescentam graça e personalidade, todas as mulheres fazem diversos procedimentos para terem os fios sempre saudáveis. Mas, por falta de atenção às orientações dos profissionais ou hábitos nocivos recorrentes, muitas vezes é possível que o cabelo fique opaco e sem vida.

Por isso é fundamental conhecer o tipo do seu cabelo, quais são os produtos adequados e como ele responde a cada tratamento. Para acompanhar um fabuloso modelo de vestido de festa o sapato adequado será fundamental e trará elegância, mas se os cabelo não estiverem com o corte apropriado ao seu rosto ou com os fios maltratados, poderá desconstruir totalmente a sua imagem. Algumas precauções são necessárias para a manter a saúde dos fios e sempre deixá-los com mais brilho, principalmente quando os convites de casamento já foram encomendados. Conheça algumas dicas de profissionais para deixar os cabelos perfeitos, assim poderá se orgulhar do seu penteado de casamento e da saúde das melenas.

1. Não comer proteínas o suficiente

Alguns alimentos devem fazer parte do cardápio para ajudar a saúde dos cabelos. A proteína é o principal nutriente que compõe a fibra capilar, portanto procure consumir alimentos que contenham grande quantidade de proteína como: carnes branca e vermelha e/ou grãos, como lentilha e feijão. As oleaginosas, como as castanhas, nozes e amêndoas, são ricas em ácidos graxos, e atuam no processo de queratinização dos fios. O brócolis, germem de trigo e pimentas vermelhas possuem a cistina, um aminoácido que cria queratina deixando o penteado solto do casamento impecável, com uma aparência limpa e sedosa.

2. Pentear o cabelo com escova no banho

Um grande erro é usar a escova com o cabelo molhado ou embaixo do chuveiro, o correto é usar um pente com dentes largos que não arrebentam o cabelo ao forçar a passagem das cerdas. Por mais que desembaraçá-los no banho seja mais fácil, nunca use a escova.

3. Prender os cabelos diariamente

Se você costuma usar o rabo de cavalo diariamente saiba que o elástico apertado no mesmo lugar pode quebrar os fios e ainda impedir que cresça naturalmente. Prefira deixá-lo mais frouxo ou usar uma presilha adequada para garantir que os fios não se rompam. Se o penteado com trança do casamento te fascinou, procure adotá-lo com mais frequência no dia a dia.

4. Não usar protetor térmico

Se usa o secador ou a chapinha diariamente precisa usar o protetor térmico constantemente, é o maior guardião dos fios que ficam expostos ao calor excessivo. Fácil de aplicar, basta você colocar uma pequena quantidade do produtos nas mechas dos cabelos e espalhar. O produto cria uma proteção entre a cutícula do cabelo e o jato de ar quente. Se deseja que o cabelo destaque o seu vestido de noiva tomara que caia, previna-se!

5. Usar xampu antirresíduo todos os dias

Caso use produtos diferentes como pomada, leave-in ou gel, usar o antirresíduo uma vez por semana é o suficiente e o mais indicado afirmam a maioria dos profissionais. Se os fios são tinfigos, o recomendável é passar a usar o xampu quinzenalmente, pois ele pode retirar os pigmentos de cor.

6. Fazer escova progressiva a cada mês

Quando surgiu foi uma revolução para muitas mulheres que queriam ter as madeixas lisas, mas fazer o procedimento de forma exagerada matará a saúde dos fios e, em alguns casos, eles podem até ser quebrados. Para alguns cabelos o indicado são 4 vezes ao ano, mais ou menos a cada três meses, e para outros não mais do que 2 vezes por ano. O fio precisa de um tempo maior para se recuperar da aplicação do produto e se começar a cair deverá suspender o uso. Pergunte a um profissional qual o tempo recomendado especificamente para o seu cabelo.

7. Exagerar na hidratação

Hidratar os fios é excelente para o cabelo e ainda deixará as fotos do vestido de noiva ainda mais perfeitas, exibindo um cabelo tão sedoso, entretanto, uma vez por semana é suficiente. Não é indicado usar todos os tipos de produto para hidratar diariamente. Grande parte destes produtos, como condicionadores, xampus e as máscaras de hidratação possuem silicone na sua composição. Sabemos que o silicone atua favoravelmente, porém, em grande quantidade o produto ficará no fio, provocando um efeito contrário, deixando o cabelo pesado, sem vida e sem brilho.

O cabelo é super importante para trazer personalidade e encanto à fisionomia, especialmente quando se está à caminho do altar. Então, assim que contratar os serviços da gráfica dos convites de casamento, já adote hábitos que contribuam para o seu visual e que deixem o cabelo mais saudável também a longo prazo, e corte o que faz mal para os fios. A sua autoestima agradece!