Liberdade para os cabelos crespos! Essa máxima que tem ganhado cada vez mais espaço deve ser considerada quando a dona das madeixas irá subir ao altar, e foi-se o tempo em que as mulheres com esse tipo de cabelo não encontravam muitas opções para o dia do seu casamento. Escolher o penteado do enlace não é exatamente um tarefa fácil para nenhum tipo de fio e, considerando a vasta diversidade de melenas, as noivas podem ser tomadas por uma grande indecisão no decorrer dos planos. Mas contra crenças que foram internalizadas (e que as novas gerações de mulheres têm tradado de esquecer!), o cabelo crespo oferece, na verdade, um variado leque de possibilidades, que podem ser adaptadas para cada estilo de noiva, com diferentes acessórios, seja para um penteado preso ou para as que desejam dizer o seu "sim" com as madeixas soltas.

Pensando em você, que possui (e ama) o seu cabelo crespo, criamos uma galeria completíssima para inspirar e mostrar a beleza de um cabelo que, muitas vezes, não ganhou a atenção e o espaço necessários. Inspire-se aqui e exiba com orgulho a sua melena, com o penteado que melhor te representa.

Cuidados para manter a saúde do cabelo

O cabelo crespo é um cabelo bastante delicado. Os fios são bem finos, e exigem hidratação para que mantenham sua nutrição e brilho. Esses cuidados são sempre bem-vindos, por isso é recomendável que façam parte da rotina de cada mulher, e no dia do casamento eles se refletem no penteado. Depois de escolher o modelo do vestido de noiva, é possível começar a pensar no penteado, algo que se torna mais fácil depois de uma boa conversa com o seu cabeleireiro. Veja algumas das sugestões que podem ficar em perfeita harmonia com o seu estilo e o vestido.

Tranças Nagô

Um dos símbolos mais fortes da cultura negra, as tranças nagô têm muita história para contar. Para quem não está familiarizado, trata-se de tranças de raiz que ficam bem rentes ao couro cabeludo. Elas podem ser feitas com o próprio cabelo ou com fios sintéticos. Neste último caso, apesar do aplique durar mais, é preciso garantir que os fios estejam bem saudáveis, porque eles podem ficar fragilizados com o peso da aplicação dos sintéticos. Para o enlace pode-se pensar em tranças nagô para toda a extensão do cabelo ou apenas uma parte, deixando a metade do cabelo solta, modelando um penteado semi-preso.

Além do resultado final incrível, que dará à noiva um visual distinto e poderoso para subir no altar, existem algumas curiosidades que deixam esse penteado ainda mais interessante. No Brasil e outros países da América Latina, essas tranças foram usadas como forma de comunicação entre os escravos. As mulheres trançavam seus cabelos desenhando mapas nas cabeças umas das outras, como maneira de encontrar o caminho para sua fuga. Um verdadeiro símbolo de resistência.

Penteado black solto

Se você já usa o seu cabelo sempre solto, com o penteado black, deixando-o livre, essa é a melhor opção para estar confortável e mostrar por completo o seu estilo próprio. Para complementar existem muitas sugestões de acessórios. Uma presilha. uma flor lateral grande (que pode ser substituída por um arranjo em harmonia com o buquê, com os mesmos tons), ou várias pequenas flores espalhadas pelo cabelo dão mais leveza à noiva. É possível também usar o cabelo semi-preso, com com presilhas de strass, ou uma tiara.

Penteado torção francesa

A torção francesa é um penteado clássico, e sempre será bem-vindo em um casamento, seja para a grande protagonista, a noiva, ou para as convidadas. Este modelo é exclusivo para cabelos longos, já que o comprimento maior ajuda a fazer uma torção mais elevada, deixando o pescoço à mostra e dando total destaque ao rosto. A vantagem desde penteado é que, quem tem cabelos crespos, não precisará alisá-los e terá um efeito sofisticado, podendo acrescentar pequenos detalhes, como presilhas com brilhantes ou flores.

Solto com ondas ou cachos

Ainda que o cabelo crespo esteja liso, ele pode ganhar ondas e cachos nas pontas, como o da modelo Tyra Banks. Nesse caso, utilizá-lo com coroas de flores ou tiaras de metal flexíveis dão um ar mais bucólico ao penteado.

Penteado com aplique parcial

Entre os penteados mais populares para mulheres com melenas crespas está o rabo de cavalo com aplique parcial, e para as noivas é um sucesso. Ele pode ser feito com um coque que logo segue em um rabo solto, ou pode ser um aplique para fazer um penteado todo preso, com o um coque trançado. Em todos os casos, esse tipo de penteado permite acessórios mais ousados também, já que o aplique os fixará perfeitamente.

Cabelo crespo com penteado liso

Caso já tenham o costume de usar o cabelo liso, por meio de química ou passando a famosa chapinha, no dia do casamento o mais recomedável é que siga com o estilo que escolheu, para não sobrecarregar o cabelo com outras químicas (ainda que pense em uma transição para o crespo, ela deve ser iniciada meses antes do dia C). Um coque, o cabelo todo solto com um detalhe decorativo ou semi-preso: todos esses modelos caem bem para cabelos médios e longos, e é possível modelá-lo com mousse ou spray. 

Muitas noivas com o cabelo crespo optavam por fazer penteados presos ou deixavam o cabelo liso e, de fato, essas podem ser belas opções, mas não são as únicas. É possível entrar pelo corredor que leva ao altar com o seu cabelo natural, leve e solto, ou em penteados que o destaquem, sem perder a beleza e a sua própria identidade. Cada cabelo traduz beleza à sua maneira, e a diversidade de formas, texturas, cores e tamanhos é o que torna cada penteado de noiva mais especial. Já escolheu o seu?