Lascivité por Camila Machado
Lascivité por Camila Machado

Se você é daquelas mulheres que sentem que já olhou toda a internet atrás de ideias novas de penteados para casamento, esse artigo é para você. Depois de muito tempo olhando para fotos daquilo que é considerado tendência na cabeça das noivas, tudo parece ser um pouco mais do mesmo. Se a proposta é inovar, não há razão para passar esse dia tão especial frustrada por ter escolhido um penteado simples para casamento por falta de referências. Trazemos aqui algumas ideias mais ousadas ou incomuns que podem fazer toda a diferença.

Headbands extravagantes

As headbands estão voltando com tudo à moda e com detalhes nada discretos. A última tendência são as versões em maxi pérolas em várias fileiras, mas há também a no estilo bandana de tule com strass, com flores enormes de tecido, as de apliques e bordados costurados sobre tela, contas que recaem sobre sobrancelha e olhos e etc.    

St. Patrick
St. Patrick

Com argolas

Que tal imprimir um visual futurista à ocasião? A Dior é uma das marcas que já apresentou a proposta nas passarelas, com divisões nos cabelos lisos tensionando o acessório em diferentes regiões da cabeça para que fique em destaque. Pode ser associado a uma trança ou rabo de cavalo para quem procura penteados presos para casamento, mas tem achado tudo monótono. 

Coque com box braids

As famosas tranças afro são lindas, resistentes e trazem um toque de originalidade sem igual. Elas podem ser feitas mais finas ou mais grossas dependendo da vontade da noiva e, como unem os fios naturais aos sintéticos, influenciam na percepção do comprimento do cabelo. A sugestão é amarrar as tranças em coque ou meio coque para dar volume ao topo da cabeça e acrescentar uma coroa.

Ateliê Juliana Senna
Ateliê Juliana Senna

Molhado e escovado para trás

Um estilo que é muito usado pelas irmãs Kardashians promete dar o ar da graça na moda nupcial. Nada mais é do que o cabelo com aspecto de molhado escovado para trás, completamente solto. Em inglês, é chamado de slicked back hair e não recebe nenhum acessório. A ideia é deixar a mulher com o aspecto de quem acabou de sair do banho. Poucas são as mulheres que usaram esse penteado para casamento.

Nó Triplo 

Fãs da franquia de Star Wars terão facilidade de entender esse estilo. Trata-se do que faz a cabeça da personagem Rey. O cabelo é separado em três camadas da raiz até a nuca, para que cada um deles dê origem a um coque. O resultado são três nós centralizados, cada um em uma altura diferente. Embora tornado célebre na ficção, ele já frequenta os looks de tapete vermelho das premiações internacionais da música e do cinema. Fica a dica para as fãs dos Jedis desejosas por um penteado fácil para casamento. 

Dhiego Silveira Fotografia
Dhiego Silveira Fotografia

Esculturais

Já pensou em transformar o seu cabelo em obra de arte? A ideia ganhou o mundo através de influenciadoras negras como forma de reafirmar a identidade e as possibilidades dos cabelos crespos. A textura dos fios permite que sejam dados a eles diversas formas e desenhos com o auxílio de estruturas de cabelo, metal, arame e até madeira. A afro-hairstylist carioca Jacy July é uma das profissionais que investem na ideia e compartilha suas descobertas com seus seguidores. 

Vander Zulu Fotografia
Vander Zulu Fotografia

Meio coque

Dividir o cabelo em dois e fazer no alto dele um coque com aspecto de bagunçado e preso de qualquer maneira. Este é o meio coque, que ganha em dramaticidade se a metade deixada solta for perfeitamente finalizada e escovada ou ao natural, com o volume próprio do cabelo. Assim, há um contraste de texturas entre a parte superior “desleixada” e a inferior, com caimento arrumado. Para essa ideia, talvez se faça necessário o uso de apliques de cabelo.   

Rembo Styling
Rembo Styling

Fita Preta

É isso mesmo que você leu, a proposta é usar uma fita preta solitária envolvendo a cabeça até formar um laço atrás dela, quase que escondido entre os fios soltos. Embora seja um penteado simples para casamento, é uma proposta ousada por colocar perto do rosto da noiva uma cor que não é associado ao momento e que os supersticiosos ligam ao mau agouro. 

TWA raspado na lateral 

Toda a magia do cabelo crespo curto com o corte em uma das laterais ou nas duas. O glamuroso moicano (ou quase) pode ser enfeitado com pequenas flores ou acessórios com strass que farão o papel de pontos de luz. Faz parte da cultura afro ainda usar esse tipo de penteado com os cabelos coloridos. 

Ravena Garden Buffet
Ravena Garden Buffet

Bantu Knots

Os bantu knots, os coquinhos, têm muito estilo e muita história. Pode ser feito de diferentes formas, podendo ou não vir acompanhados de tranças e desenhos nas divisões. São uma tradição cultural e seu nome faz referência há centenas de grupos etnolinguísticos da África, tendo origem muito antiga. É um penteado protetivo, que protege os fios da ação do sol, do vento e da chuva, que pode ser usado por quem está passando pela transição capilar.  

Não existe certo ou errado quando o assunto é penteados para casamentos. Embora haja uma tendência em escolher as formas mais tradicionais, existe uma série de opções menos populares que nem por isso descuidam da beleza da noiva. Pelo contrário, exaltam ela e a personalidade impactante da mulher, capaz de bancar uma ideia incomum. Separe os penteados para a festa de casamento que mais lhe agradaram e seja feliz no grande dia.