Aquiles Torres Fotografias
Aquiles Torres Fotografias

O cuidado com o cabelo faz parte da rotina das mulheres brasileiras que vivem em um país tropical, mas com climas diversos de norte a sul. As temperaturas variadas e os procedimentos estéticos podem danificar o cabelo com o tempo. Coloração, alisamentos e relaxamentos são técnicas que fazem os fios ficarem ralos e quebradiços, além do surgimento de pontas duplas, o que dá um aspecto ressecado. Isso pode afetar o modelo de penteado do casamento porque o ideal é ter cabelos vistosos, brilhosos, hidratados e fortes para se comportar durante o dia C, desde o momento em que coloque o vestido de noiva, os acessórios e o véu, até o fim da festa.    

Pontas duplas

Você sabia que a estrutura dos fios é formada por medula, córtex e cutícula, composta de queratina, água e lipídios? A camada central é a medula que sustenta o fio, o córtex concentra a queratina que é responsável pela hidratação interna, elasticidade e resistência das madeixas. Já a cutícula é a parte externa que protege o fio, regula a oleosidade e atua na entrada e saída de nutrientes. Poluição, clima, água quente, secador, chapinha e químicas deixam a cutícula mais fragilizada, até se romper, causando as pontas duplas e a queda.

Isso acontece em todos os tipos de cabelo, sendo mais visível no cacheado, por causa do formato espiral dos fios, que dificulta a oleosidade natural chegar até as pontas. A aparência ressecada não é saudável e não deixa o cabelo com movimento e bonito, principalmente se escolher um penteado solto para casamento. Para ajudar com esse problema, reunimos alguns conselhos para cuidar do seu cabelo de ponta a ponta.

Jorge Oliveira Fotografia
Jorge Oliveira Fotografia

Sem medo de cortar

Quando as pontas estão muito danificadas, não tenha receio de cortá-las, não precisa tirar muito do comprimento se não quiser. Isso faz com que o cabelo cresça mais forte e em bom estado. Experimente cortar o cabelo a cada quatro meses se for longo ou a cada dois meses se a ideia é fazer um penteado para casamento no cabelo curto.

Truques para secar

Sugerimos aplicar protetor térmico antes de usar o secador ou a chapinha e não coloque o secador muito próximo do cabelo para evitar o ressecamento. Se possível, deixe os fios secarem naturalmente pelo menos uma vez por semana para diminuir o excesso de uso desses equipamentos. Uma ideia é secar os cabelos com uma toalha de microfibra ou uma camiseta de algodão para reduzir o atrito dos fios que é uma das causas da ponta dupla e ajuda a diminuir o frizz.

Boa alimentação

Alguns alimentos fortalecem o cabelo porque repõem as vitaminas e minerais como zinco, ferro e ômega 3. Procure incluir na sua rotina alimentar: salmão, sardinha, atum, chia, linhaça, nozes, avelã, aveia, cenoura, tomate, melão, laranja, limão, abacaxi, beterraba, espinafre, ovo, carne, feijão, gelatina, leite e derivados.

Lembrando que se a fragilidade nos fios continuar mesmo com uma dieta balanceada, é importante consultar um dermatologista ou um clínico geral para avaliar o problema de saúde e recomendar o melhor tratamento. Isso também influencia no seu bem estar quando estiver com o seu vestido de noiva de renda durante a festa.

Invista na hidratação

O aspecto seco, o frizz e as pontas duplas também aparecem por causa da falta de umidade de dentro dos fios. Para deixar o cabelo nutrido e com a aparência desejada, tenha cremes e máscaras de hidratação. Há muitas no mercado para todo tipo de cabelo e necessidade. Dependendo dos danos, faça a hidratação uma vez por semana ou a cada 15 dias. Abacate, banana e mel e os óleos de amêndoas e de coco são ótimos aliados nos cuidados do cabelo de uma maneira mais natural.

E finalize...

Para potencializar o resultado de todas as sugestões, passe finalizadores ou leave-in em creme ou spray no cabelo seco para o dia a dia e no penteado do grande dia. Esses produtos são feitos para manter o cabelo arrumado e hidratado por mais tempo.

Nós Dois Fotografia
Nós Dois Fotografia

Aproveite as dicas para se preparar para o casamento, mas cuidar da alimentação e, por consequência, dos cabelos é algo que deve ser inserido na rotina sempre, porque os resultados aparecem em longo prazo. O seu penteado de casamento estará impecável, e seu cabelo pós-enlace também irá agradecer!