Pronovias
Pronovias

Ao contrário do que se possa imaginar, a moda nupcial não se foca apenas em vestidos de noiva tradicionais e cortes que elevam o caráter idílico e romântico daquelas que estão prestes a subir no altar. Muitos modelos prezam por esse romantismo poético, e todas as mulheres têm o direito de se sentirem como verdadeiras princesas no dia em que dizem "sim", mas a cada temporada são lançadas tendências diversas para as noivas, e é possível encontrar o vestido ideal para todos os estilos.

A feminilidade pode estar presente tanto em um vestido de noiva sereia quanto em um jumpsuit, para aquelas que preferem enxergar-se em algo que converse melhor com o seu estilo pessoal, como uma calça, o importante é que tenha sua identidade. Confira as novidades para o próximo ano, e veja se alguma pode te acompanhar no dia C.

St. Patrick La Sposa
St. Patrick La Sposa

1. Corset

Os modelos de vestido de noiva tomara que caia sempre estão entre os preferidos, por se tratar de um decote que pode se adaptar a vários tipos de silhuetas e comprimentos, e para 2020 uma novidade pode chamar a atenção daquelas que desejam deixar o seu colo e o pescoço em evidência, com um toque sensual: o corset. Também conhecido como espartilho, essa peça está presente na moda feminina desde o século XVI, mas surgiu apenas como uma endumentária íntima, usada para dar forma à cintura e, pelo formato, dar a impressão de também aumentar o busto. 

O espartilho apertava a cintura a tal ponto que algumas mulheres tinham dificuldade de respirar, e o usavam pelo culto à estética da época. É  interessante que libertar-se da peça representou um grito de liberdade para mulheres, e hoje em dia usá-lo é uma opção, ou seja: trata-se de uma escolha livre. Alguns corsets cobrem todo o tronco, do busto ao quadril e outros cobrem apenas a cintura e, neste caso, são combinados com outros tipos de decotes, como o ilusão, com tecidos rendados. Para 2020 a aposta é nos modelos bem estrtuturados, que deixam a mulher com um ar sensual e dão o volume ideal aos seios, podendo estar presentes em praticamente todas as silhuetas, como sereia, reta, princesa, vestidos longos ou midi.

Pronovias
Pronovias

2. Os maxi laços

Os laços, que sempre foram considerados um símbolo de delicadeza e feminilidade, ganharam um status mais ousado e, para 2020, a aposta é nesse complemento em uma maxi proporção. Os lacinhos que em outras temporadas adornavam os vestidos de noiva princesa com um caráter mais angelical, foram substituídos por maxi laços, tanto na cintura como em outras partes do vestido, fazendo parte do decote, na parte de trás, ou compondo a manga de forma assimétrica (outra tendência para o próximo ano). 

Karen Rodrigues
Karen Rodrigues

3. Assimetria

Se em muitas temporadas o que a moda nupcial prezava era pelo equilíbrio perfeito entre a silhueta e decote, a próxima tendência clama pela assimetria. Decotes "mula manca" ou detalhes que sobressaem apenas em um lado estão em alta, como confirmam designers de tradição. O chamado "estilo grego", combinado com fendas e tecidos leves e esvoaçantes, será uma das opções mais charmosas, especialmente para as noivas que se casam em ambientes praianos.

Anna Campbell
Anna Campbell

4. Look nupcial com calças ou jumpsuits 

Se você é uma mulher que foge do tradicional, e deseja que a sua festa, desde os detalhes da decoração das mesas do casamento até o seu visual, estejam longe do convencional, em 2020 uma das tendências mais apreciadas serão as calças ou jumpsuits para noivas. Com corte reto ou estilo pantalonas, mais largas, elas transbordam elegância, e podem ser combinadas com blazers, capas e ou outros acessórios que harmonizem com o estilo e ressalte a ocasião, como um modelo de penteado de casamento com véu ou um delicado voilette. 

Pronovias
Pronovias

5. Puff sleeves, as mangas bufantes

As mangas são um elemento fundamental para definir o estilo do vestido e também transbordam a personalidade da noiva. As puff sleeves, mangas bufantes, têm origem no século XVI, e durante o século XVII o modelo seguiu em uso, com exemplares extremamente exuberantes, sendo usada tanto por mulheres quanto por homens. A nobreza investia até em armações mais rígidas, para que o volume das mangas fosse conservado. Com o tempo esse estilo foi sendo moldado, ganhou proporções mais discretas, mas a moda é sempre cíclica. No anos de 1980, por exemplo, fizeram um sucesso absoluto e, "vira e mexe", voltam a aparecer nos modelos de vestidos de noiva

Karen Rodrigues
Karen Rodrigues

Para 2020 o volume das mangas é uma das tendências para as noivas modernas que desejam unir em seu modelo um lado clássico – que, para a ocasião, é perfeito – e também um toque contemporâneo, extravagante. Essa pode ser a descrição perfeita de um dos exemplares da coleção Grace & Love, da estilista brasileira Karen Rodrigues. Mas os modelos dessa manga não se resumen a tecidos mais rígidos, como a seda mikado. A marca YolanCris, conhecida por seu caráter sempre vanguardista e ousado investiu nas puff sleeves com tecidos vaporosos, como o tule, passando uma ideia romântica com uma levepegada gótica do século XVIII.

Yolancris
Yolancris

Escolher um vestido que combine com o seu estilo, com os seus sapatos de noiva e com todos os acessórios é um desafio. Algumas mulheres conseguem encontrar o seu modelo perfeito rapidamente, mas isso não ocorre sempre, por isso não se preocupe. O importante é ter muitas inspirações, experimentar a maior quantidade de vestidos que puder e, ao final, dizer "sim" àquele que realmente te faz ficar emocionada cada vez que pensa nele. As tendências 2020 são belas e diversificadas, e com certeza você achará aquela que transborda a sua essência.