Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Os 5 tipos de mangas de vestidos de noiva que serão tendência em 2023

Quando o tema são as mangas dos vestidos, a Barcelona Bridal Fashion Week faz um convite às noivas: sejam ousadas ao definir esse detalhe, afinal, ele pode dar o toque original que faltava ao modelo. Veja as tendências desse complemento para 2023! 

Ajudamos a encontrar o vestido dos seus sonhos 👰
Peça informação e preços de vestidos e acessórios a negócios perto de você
Agnieszka Swiatly
Agnieszka Swiatly

Agnieszka Swiatly
Agnieszka Swiatly

Um dos eventos mais renomados da moda nupcial internacional – a Barcelona Bridal Fashion Week – revelou, este ano, que a ousadia terá destaque no mercado para noivas de todo o mundo. Um exemplo disso serão as mangas dos vestidos de noiva. Sejam bufantes, soltas, transparentes, com apliques ou babados: a extravagância delas estará em alta, presentes nos modelos de 2023. Selecionamos inspirações das passarelas que devem facilitar a tarefa de encontrar o tipo de manga ideal que mais combina com o estilo do seu vestido de noiva.

1. Bufantes que chamam toda a atenção

As mangas bufantes, bem volumosas, são ideais para as noivas que irão se casar no outono ou inverno, e desejam uma quantidade a mais de tecido para se protegerem do clima. Dentro do "estilo bufante", o modelo conhecido como manga poeta (que possui uma parte mais ajustada aos braço e punhos) ganha destaque para a próxima temporada. Elegantes e românticas, as mangas poeta remetem à Era Vitoriana, e foram bastante utilizadas na década de 80. Esse tipo de manga, que, por si só, chama atenção dos convidados, será uma injeção de empoderamento e confiança para as noivas.

Atelier Pronovias

More
More

As mangas bufantes podem ser removíveis, o que dará maior praticidade e garantirá ao menos duas opções de looks para a noiva, e podem ser usadas em distintos momentos do casamento. O volume e a altura da manga são variáveis, e elas ganham ainda mais destaque ao serem feitas de uma trama diferente da utilizada no vestido. 

Atelier Pronovias

2. Off shoulder: caídas só se for no nome!

As mangas off shoulder (em livre tradução: caídas no ombro) são uma maneira elegante e original de compor o vestido de noiva e foram bastante vistas na passarela da BBFW. Os modelos com essas mangas caídas na altura entre o ombro e o cotovelo combinam bem com vários cortes de vestido, como princesa, sereia e evasê. Ao deixar os ombros à vista, confere à noiva um ar sofisticado com um toque de sensualidade por conta do caimento e é uma ótima opção para quem deseja um vestido de noiva leve, ousado e diferente dos tradicionais.

Demetrios

Atelier Pronovias

Katy Corso
Katy Corso

3. Removíveis e soltas: encanto e facilidade de movimentos

Se a proposta é inovar e ousar, mas ao mesmo tempo manter a praticidade do look, uma opção a se considerar são as mangas removíveis e soltas. Esse modelo pode ser fixo apenas na lateral do vestido de noiva, sem cobrir os ombros, e removível, quando costurado com essa finalidade; ou completamente uma manga de encaixe, removível por completo.

A manga facilita o movimento dos braços, graças à leveza e delicadeza da peça. Assim como outros tipos, também pode ser elaborada com um tecido diferente do vestido, como o tule ou seda. Graças à liberdade criativa dos designers, existem desde as versões mais simples às mais requintadas como, por exemplo, a possibilidade das mangas soltas bufantes, com aplicação de pedrarias, muito brilho e glamour.

Agnieszka Swiatly
Agnieszka Swiatly

Modeca
Modeca

Nicole

4. Transparentes com apliques extravagantes, sim!

As mangas transparentes com apliques já estavam incorporadas à moda nupcial, mas agora a diferença é que elas ganham muito mais relevância nos modelos de 2023. Distribuídos na transparência, os apliques prometem ser extravagantes, combinando técnicas de costura que valorizam ainda mais a parte superior da peça.

Além disso, é possível notar um diálogo entre as tendências: a transparência também pode ser utilizada em formatos distintos, como em mangas bufantes e off shoulder.  

Demetrios

YolanCris

Cymbeline

5. Mangas que são um babado!

Esse formato de manga também dialoga bem com transparências e apliques. Sejam longos, curtos ou três quartos, os babados em camada conferem tanto ao vestido quanto às mangas um tom festivo, mas, ao mesmo tempo elegante, bem ao estilo hippie chic. É uma ótima opção para um vestido boho original, que brinque com os conceitos de volumes, texturas e simetrias. 

Atelier Pronovias

More
More

Nicole

Ainda que seja difícil dissociar o detalhe da manga de todo o vestido, definir esse item separadamente pode contribuir para criar uma proposta mais clara e original do modelo do vestido de noiva desejado. Para isso, é essencial se ater ao tipo de manga que mais combina com o seu estilo, tendo em mente que a tendência é, sim, ousar.

Ajudamos a encontrar o vestido dos seus sonhos 👰
Peça informação e preços de vestidos e acessórios a negócios perto de você