Cleber Massao Photographer
Cleber Massao Photographer

Decidir a disposição das mesas é tão importante quanto escolher a decoração de casamento que irá acompanhá-las O seating plan (planejamento do lugares) deve ser feito com cuidado para que todos estejam confortáveis, especialmente, claro, o casal que diz "sim". E, para muitos, além de pensar em quem estará na mesa de quem, também encontrarão dificuldade em decidir se, como protagonistas, estarão junto com todos ou em uma mesa dedicada apenas aos dois. Claro que enviaram os convites de casamento para os amigos que querem presentes para testemunhar o dia do início ao fim, da primeira música de casamento à última, mas isso não quer dizer que devem dividir todos os momentos.

Uma tendência que foi importada dos EUA e alguns lugares da Europa é a sweetheart table, uma mesa reservada apenas para o casal, para garantirem alguns minutos de intimidade nessa festa onde, em todos os outros momentos, estarão divididindo a atenção com seus amigos queridos e familiares.

Di Tulle
Di Tulle

Porque uma Sweetheart Table?

O nome original significa “Mesa dos Amantes” (poderíamos trocar também, em bom português, por "Mesa dos Pombinhos"!). Trata-se de um cantinho gostoso para o casal passar uns minutinhos juntos no meio de tantos convidados, festança e fotografias. 

Não se preocupem, essa mesa não estará afastada ou isolada de todos, apenas reservada para vocês. E, claro que, depois todos os convidados estarão com ao seu lado para dançarem as músicas da festa do casamento na pista, mas entre a cerimônia e a festa, podem aproveitar esse romântico momento com muita intimidade para trocarem frases curtas de amor e fazerem as declarações que não querem que sejam públicas.

Seiva Fotografia
Seiva Fotografia

Vantagens

Alguns casais, mesmo no dia do casamento, gostam de ter um momento só deles, um tempo para ficarem a sós. Ao escolher ficar em uma mesa exclusiva, todos os convidados sabem onde podem encontrá-los e vocês estarão à vista de todos.

Além disso, acabam com a dúvida sobre em qual mesa devem ficar, e evitam cobranças de um ou outro convidado que poderiam ficar com ciúmes se tivessem escolhido dividir a mesa com outro grupo, o que pode acontecer com as famílias. Assim, os noivos estarão em um local neutro. 

Muitos casais mal conseguem parar para jantar ou descansar por alguns minutos durante toda a festa. A mesa seria uma desculpa fácil para que os noivos se alimentem tranquilos, terão juntos a primeira refeição, agora casados. Posicionem a mesa com destaque e quem sabe até uma decoração para festa de casamento especial, para que ela esteja bem personalizada para vocês.

Bruna Pereira Fotografia
Bruna Pereira Fotografia

Inspiração na decoração

Para aproveitar a escolha, vale a pena decorar a mesa com arranjos de flores para casamento e elementos diferente das outras, para que ela seja reconhecida pelos convidados. Existem tipos de decorações específicas apenas para a mesa dos noivos. Para deixá-la mais especial, adicionem pequenos elementos pessoais, dando um toque ainda mais íntimo. As famosas plaquinhas com nomes carinhosos não podem faltar, mas podem incluir também itens de vocês, uma foto com porta-retrato único, algo que presente uma paixão ou hobby que dividam.

Vinicius Henrique Fotografia
Vinicius Henrique Fotografia

Ainda que dividam o emocionante momento da entrada com os convidados, e viviam com eles o divertido momento do corte do bolo de casamento seguido do brinde do casal, é importante reservar alguns momentos apenas para vocês. Mesmo que seja breve, ter uma mesa só para os pompinhos fará com que vocês voltem à festa com as energias recarregadas e prontos para curtirem o momento com os amigos.