Camatti Eventos
Camatti Eventos

Eis que na hora de distribuir os convites de casamento surge a dúvida de como tornar o momento o mais agradável possível para os convidados solteiros. Mas a missão é muito mais simples do que pode parecer, mais até do que escolher as lembrancinhas de casamento. Basta ter em mente que destacar aqueles que não estão em casal pode soar desrespeitoso e que a melhor forma de integrá-los à comemoração é garantir que estejam se divertindo. Se ainda assim sobraram dúvidas, a gente mostra o caminho com sete dicas para fazer com que todos usufruam ao máximo da festa.

Um Girassol
Um Girassol

1. Deixe-os à vontade com seus acompanhantes

Não há motivo para constranger um(a) convidado(a) solteiro(a) pedindo para que ele dê uma ficha completa sobre quem levou. Se o orçamento da festa permitiu que ele levasse alguém, certifique-se apenas de verificar se estão se divertindo. Perguntas como há quanto tempo se conhecem ou se estão em um relacionamento são desnecessárias e podem ser respondidas em algum outro momento, com discrição, no caso do convidado ser um amigo próximo. Espera-se apenas que aqueles que receberam os convites de casamento simples informem se irão só ou não com mais alguém para que o par possa organizar a recepção. No mais, pedir detalhes da escolha do ou da acompanhante pode gerar só uma saia justa desnecessária.  

2. Distribua os solteiros em várias mesas

Supor que os solteiros fiquem à vontade numa mesa junto a outros solteiros é um grande erro. Na verdade, pode deixá-los mais desconfortáveis. Caso eles conheçam outros convidados, é preferível que os coloque perto de seus conhecidos, ainda que sejam casais. Isso irá deixa-los mais soltos e permitir que participem das conversas. Para isso, basta distribuir os assentos nas mesas com base na amizade e afinidade. Adote a lógica de núcleos e reúna numa mesma mesa os amigos de faculdade, em outra, os colegas de trabalho, e assim por diante. Outra possibilidade é não atribuir nomes aos assentos e deixar que os próprios convidados decidam onde irá se sentar.   

Soul Side Photo
Soul Side Photo

3. Seja sensível ao momento do convidado

Se alguém acabou de se divorciar, é provável que esta pessoa não se sinta bem em discursar sobre o amor e a importância dos votos do matrimônio durante a festa ou cerimônia. Portanto, esteja atento aos pedidos que irá fazer aos convidados solteiros. Consulte-os sempre para evitar qualquer tipo de mal-estar. E, durante a conversa, deixe claro que ele tem a opção de negar. Ninguém quer alguém triste em um momento festivo. Casamentos podem ser um lembrete aos solteiros de que eles estão sozinhos.

4. Só chame os interessados para o lançamento do buquê

O lançamento do arranjo é uma tradição, mas nem por isso todas as pessoas não casadas querem participar deste momento. Por isso, não force ninguém ir ao centro da pista para disputar pelo seu lindo buquê. Enquanto algumas mulheres podem achar muito divertido tentar pegá-lo, outras podem achar o costume ultrapassado. Caso queira lançar as flores aos seus convidados, chame somente aqueles que se sentirem à vontade para participar. Caso prefira, pule esse costume e presenteie uma mulher importante em sua vida com o arranjo.  

Warley & Jaqueline
Casamento de Warley & Jaqueline

5. Mostre interesse pelas novidades da pessoa

Depois de meses de planejamento e preparação para o casamento, é natural que o casal fique monotemático e domine as rodas de conversa com toda a sua preocupação com os detalhes da cerimônia. O que não significa que o que acontece na vida de seus amigos e familiares não seja importante. Mostre interesse pelos planos, metas, conquistas e novidades das pessoas queridas. Isso irá diversificar as discussões e fará com que elas se sintam valorizadas e ouvidas. Deixe os debates mais detalhados sobre a decoração de festa de casamento para seus pais, padrinhos e madrinhas e para a cerimonialista.  

Felipe Tucci Fotografia
Felipe Tucci Fotografia

6. Não se fixe no status do convidado

Por mais que você ache aquele seu amigo um partidão, evite ficar anunciando que ele está solteiro enquanto o apresenta. Ainda que esteja brincando, anunciar alguém assim pode soar desrespeitoso e gerar um clima nada agradável. Ninguém gosta de ser rotulado como encalhado ou desesperado por um romance.

7. Agite a pista de dança

Uma playlist com músicas para festa de casamento empolgantes é o jeito mais eficaz de desinibir os convidados. Entre um drinque e outro, todos se mostrarão mais aptos a arriscar alguns passos mais ousados entre desconhecidos. Neste clima de festa, é possível inclusive arriscar algumas brincadeiras com os solteiros, como passos ensaiados ou sincronizados.   

Tomados esses cuidados, o sucesso é certo entre todos os que receberam os convites de casamento e compareceram. Tilinte os copos e brinde o momento vivido com os amigos e parentes queridos enquanto comem o bolo de casamento para festejar essa nova fase da vida do casal.