Um dos tipos de sapatos para noiva mais desejados é a sandália, um modelo que deixa os pés mais à mostra, que proporciona mais frescor e que também pode se adaptar aos mais variados estilos de festa. E e isso não é tudo: alguns estilos de sandálias alongam a silhueta e deixa as pernas das mulheres mais bonitas. Democrática, há vários estilos modelos para atender a todos os gostos, combinar com os mais variados vestidos de noiva e ainda se adequar ao piso do local onde a celebração acontece, que pode ser até gramado ou na areia da praia.

Se está em dúvida sobre colocar uma sandália no seu dia C ou quanto ao modelos que irá usar, veja a nossa galeria e tenha em mente todas as opções de sandálias que podem contemplar o seu estilo pessoal

Diferentes modelos

  • Clássica

Uma tira fina na horizontal próxima aos dedos, com outra tira prendendo o tornozelo com uma fivela pequena, e um acabamento atrás, no calcanhar. Salto fino alto, médio ou baixo. Este modelo varia de acordo com as cores e detalhes, pode ter pedrarias, flores e muito brilho. É o mais requisitado entre as noivas, especialmente na cor branca.

  • Duas ou mais tiras

Uma versão mais elaborada da clássica. As tiras nos dedos e no tornozelo podem se cruzar ou ter várias tirinhas. Geralmente o salto é fino ou grosso alto.

  • Tira no peito do pé

Pode ter uma tira na vertical ligando a tira do tornozelo com a que fica nos dedos. Essa tira pode ter detalhes de brilho para enfeitar o peito do pé.  

  • Peep toe

Quase um sapato, com a diferença de ser aberta nos dedos, por isso, é fechada atrás e na lateral. Dá mais estabilidade ao andar.

  • Plataforma (meia-pata)

O modelo mais confortável por ter uma plataforma que sustenta a sola do pé fazendo com que o salto seja alto sem o desconforto de forçar muito a curvatura do pé. Há variações com tiras e pormenores.

  • Salto bloco e tira grossa

Está na moda este tipo de salto bloco médio ou baixo, para aquelas que não gostam ou não querem usar salto alto no grande dia. A tira grossa também pode ser mais confortável nos dedos.

  • Anabela

O modelo mais informal com salto de cortiça ou madeira pega toda a superfície da sandália. Também é confortável e estável ao pisar. Só deve verificar se o modelo não ficará demasiadamente simples em meio a uma decoração de casamento elegante e um vestido mais fino.

  • Mule

É uma tendência de calçado aberto atrás, do tipo de só enfiar o pé, e pode ser a opção perfeita para um casamento à beira-mar. Para as noivas, o modelo vem com tiras grossas no peito do pé e o salto bloco.

  • Rasteirinha

Noivas podem escolher se casar sem salto e com muito estilo. As rasteirinhas, ainda que não tenham nenhum salto, podem ganhar outros atrativos, como tiras finas em uma versão nupcial, com muitas pedras, brilhos e flores como adereços.

Conforto

Em uma celebração imponente como um casamento, é natural ficar um bom tempo em pé, principalmente se você for a estrela da festa. Cumprimentos, danças, retoques da maquiagem, fotos, são muitas tarefas para executar. Por isso é fundamental que, ao mesmo, você queira estar impecável no grande dia e também bastante confortável.

Como escolher de acordo com o lugar

Os locais da cerimônia e recepção influenciam na escolha da sandália porque o objetivo é que a noiva se sinta elegante com conforto. Se o enlace vai acontecer no campo ou na praia e você vai ter que caminhar na areia ou na grama, opte pelo calçado sem salto ou com salto grosso para uma maior estabilidade. Se o chão é de madeira, cimento ou porcelanato em um salão ou na área externa, o salto fino ou grosso alto pode ser usado sem medo, só depende do quanto você está acostumada a usá-lo.  

A dica é experimentar a sandália no local onde será a festa para ver o solo e caminhar em casa também, para testar se a sandália for nova. O modelo escolhido deve manter o pé firme, para que o peso do corpo seja bem distribuído e não cause problema e dor. Dê preferência ao solado antiderrapante para se sentir segura ao caminhar quando tocar a música da entrada do casamento até o fim da festa.

Cuidados com os pés

  • As sandálias são calçados abertos e o pé fica mais exposto, principalmente os dedos. Por isso, é recomendável procurar uma pedicure para cortar, lixar, remover a cutícula e passar o esmalte;
  • Se a pele do pé apresentar ressecamento, descamação, maus odores ou rachaduras, é indicado marcar consulta com um podólogo;
  • Antissépticos e desodorantes específicos são boas opções para eliminar ou prevenir maus odores e a transpiração;
  • Além disso, esfoliar a sola do pé uma vez por semana para remover excesso de pele e passar hidratante são cuidados que você pode ter em casa;
  • Produtos com vitamina B3 e óleos naturais, como de amêndoas, girassol e hortelã, são eficazes e refrescam os pés

Sugerimos ainda que você tenha um segundo par de sandália mais confortável para a hora da festa ou pós-festa, porque é provável que você queira dançar animada muitas músicas do casamento. Assim, você não vai sobrecarregar os pés e ficar com uma sensação de cansaço no outro dia. E lembre-se que esse cuidados o bem-estar dos seus pés não devem durar apenas no dia C.