Para muitos homens o paletó é uma espécie de uniforme, já que o vestem todos os dias, razão pela qual ir a uma festa com esse traje não traz nenhuma dificuldade. Mesmo assim, deve conhecer algumas dicas de quem é expert no assunto, para poder estar elegante o suficiente para acompanhar o vestido longo de festa da sua amada. Encontramos dois tipos de cortes de paletós: os tradicionais que são mais conservadores, e os slim fit, com uma modelagem mais contemporânea, e você deve saber qual tem mais a ver com sua personalidade.

Quando receber um convite de casamento deve estar atento às tendências para fazer a escolha correta.  Mas, se o noivo do ano será será você, é fundamental estar a par das dicas dos especialistas e quando bater os olhos no vestido de noiva saberá que valeu a pena estar antenado na moda masculina para formarem um casal com a mesma "linha fashion". Para escolher um paletó com a certeza de levar o que melhor se adapta ao seu corpo e estilo é preciso saber alguns detalhes fundamentais. Hoje te ajudamos a saber definir com segurança e esclarecer algumas dúvidas em relação ao seu uso, cores e estilos.

Welington Gonçalves Fotografia

1. Se optar pelo modelo clássico

São os mais tradicionais, se adaptam a maioria das silhuetas, com o alinhamento levemente mais largo, a própria modelagem dele é mais folgada. Portanto, cuidado para não comprar um número maior que o seu e ficar com a modelagem “desleixada”, algo que ficará deselegante quando caminhar pelo corredor da igreja ou na festa, quando for dançar as músicas românticas do casamento.

2. Para os que preferem o modelo slim fit

Este estilo é adequado ao homem mais magro, porque a modelagem é mais ajustada ao corpo. Mas isso não significa que deve ficar super apertado e sim alinhado para deixá-lo confortável ao movimentar-se. É ótimo para alongar a silhueta e valorizar o corpo de quem é magro. Normalmente, a lapela é mais fina, as mangas mais justas, o paletó mais rente à cintura e, na maioria das vezes, apenas com dois botões.

Hugo Boss

3. Modelagem ajustada na medida

Provavelmente, mesmo investindo um alto valor no traje, será difícil encontrar um terno que fique exatamente certo e ajustado às suas medidas. Portanto, independente do estilo da decoração de casamento simples ou sofisticada, terá que estar com o terno devidamente adaptado ao seu físico para um visual perfeito.

4. Dê atenção à altura da calça

A calça também estar precisa estar ajustada ao seu corpo na medida exata, não quer dizer que deva optar pela skinny, porém uma calça que não seja números maiores ou menores que a sua numeração normal. A regra para a barra calça é que elas não cubram completamente os sapatos, eles devem estar levemente à mostra, com a barra pouco caída. Se tem uma estatura baixa, os sapatos cobertos vão te deixar ainda menor.

Natália Castro Fotógrafa

5. A polêmica dos botões do paletó

O paletó deve estar abotoado sempre que estiver de pé e aberto quando sentado, para deixá-lo muito mais cômodo. Se a opção é um terno com três botões, (muito usados pelos noivos, junto com o colete) nunca devem ser abotoados completamente, pois isso pode limitar os movimentos do corpo. Para não errar: paletó com um botão só deverá estar fechado, com 2 botões sempre deixar o segundo aberto e com 3 o primeiro é opcional, o segundo sempre fechado e o terceiro sempre aberto.

6. Acerte na gravata

Uma gravata pode transformar a combinação comum em algo incrível ou estragar a composição do visual. Escolha uma gravata que atinja a sua fivela de cinto e medidas entre 5,5 cm a 7,5 cm de largura. Para um visual clássico, escolha uma largura que corresponda à da lapela do paletó.A gravata não deve ser muito solta ou muito apertada; ambos os extremos são incrivelmente desconfortáveis, por isso não deixe que aperte o seu pescoço.

Francine Fischer Fotografia

7. Caimento do paletó é tudo

Antes de definir o traje saiba que o comprimento ideal do paletó deve cobrir o zíper da calça. O cropped (mais curto que o tradicional) fica melhor em um terno slim fit, afinal também é considerado uma versão mais moderna do que o clássico. A manga do paletó deverá ser 1,5 centímetros menor que a camisa. As ombreiras sempre devem acompanhar os seus ombros, e nunca ultrapassá-los.

8. A meia ajuda a compor o visual

Mesmo que dê preferência a elementos muito coloridos na decoração de casamento rústico, com o traje deve ter cuidado. A meia deve acompanhar a tonalidade da calça; se optou por um terno azul-marinho, independente do sapato ser preto ou marrom, a meia deverá ser do mesmo tom da calça. Isso também vale para roupas em cinza, preto ou marrom. As meias também devem ser longas suficientes para não expor sua perna ao sentar-se.

Willian Mayer

O traje do noivo deve ser tão bem pensado quanto os demais detalhes de todo o dia mágico. Se a ideia é uma cerimônia extremamente formal com a decoração de casamento tradicional, o noivo deverá escolher um modelo que se encaixe no décor e que esteja em harmonia com o estilo do modelo de vestido de noiva.