Vitor Miranda Fotografia
Vitor Miranda Fotografia

Engana-se quem pensa que os ternos e trajes de noivos são todos praticamente iguais. Ainda que com particularidades mais sutis do que os diferentes tipos de vestido de noiva, os trajes masculinos são, sim, personalizados para cada tipo de corpo, com elementos que valorizam melhor cada silhueta. Há noivas que se preocupam em personalizar todos os elementos do seu visual, vestido, sapato de noiva, acessórios e até o penteado para casamento, e isso acontece também com muitos homens, que buscam a roupa feita sob medida para subir ao altar.

Ainda que hoje os homens tenham perdido o costume de mandar fazer todo o terno, essa prática ainda guarda muitos benefícios dos quais o noivo pode se favorecer. Cogitando essa possibilidade? Separamos tudo o que precisa saber sobre os ternos feitos sob medida.

Vethi Photography
Vethi Photography

Conheça o seu corpo

Quem pretende realizar a confecção do traje para o seu casamento sob medida é porque se preocupa com um caimento perfeito. E para que consiga esse resultado, é importante conhecer o seu corpo e saber quais características quer realçar. Assim como existe um modelo de vestido de noiva ideal para a silhueta de cada mulher ou um modelo de penteado para casamento para cada formato de rosto, há também um tipo de terno que melhor se encaixa para cada tipo de corpo.

  • Se você quer ganhar um pouco de volume e massa corporal, opte em confeccionar um terno com tecidos mais pesados e grossos, sempre considerando a estação da festa, podendo também se valer de ombreiras.
  • Para os que querem fugir do volume, optem por tecidos leves e maleáveis.
  • Para os homens mais altos, faça questão de um terno com três botões.

Claritá Fotografia
Claritá Fotografia

Veja o trabalho do profissional

E quando tiver a certeza do modelo que quer fazer, é a hora de repassar essas informações a um profissional. Mas aqui deve ter muita atenção, pois a escolha do alfaiate pode fazer toda a diferença. Veja as opiniões de quem já trabalhou com ele, conheça o seu trabalho e veja se, além da qualidade, o estilo dele está de acordo com o que buscava. Assim como devem escolher um confeiteiro que possui experiência com determinado estilo para fazer o bolo decorado para casamento de acordo com o tema escolhido, também deve se preocupar com o estilo do trabalho do costureiro(a).

Junior Brito Fotografia
Junior Brito Fotografia

Agende mais de uma prova

Não pense que é apenas tirar as medidas, definir cor e tecidos que só terá que voltar para retirar a peça pronta. Já que você decidiu fazer seu terno sob medida, faça questão de ter em mãos uma peça feita detalhadamente para o seu corpo, com cada costura perfeitamente alinhada à sua silhueta e com o caimento impecável. Se não for assim e busca algo genérico para subir ao altar quando a música para entrada de casamento tocar, não precisa se dar o trabalho de mandar fazer o seu traje. Mas se quer que essa característica se evidencie no resultado final, já tenha em mente que serão necessárias algumas provas para uma confecção impecável.

Customize

E já que optou por esse tipo de terno, aproveite e customize! Nem sempre encontramos nas lojas a roupa ideal com todos os detalhes que imaginamos, às vezes o acabamento que queria está presente em uma peça mas não na cor que pretendia. Mas, neste caso, poderá se sentir livre e leve para criar, pode incluir suas iniciais, colocar ou tirar um bolso, combinar a cor da costura com a do tecido, etc. Pense naquela peça que sempre quis, mas nunca conseguiu encontrar.

Os nossos pais e avós costumavam mandar fazer todo e qualquer terno no alfaiate. Como resultado, aquelas peças duravam toda uma vida. Se o corpo não mudasse, era com aquele traje que eles iam para as celebrações mais importantes. Com o tempo, isso caiu em desuso e os homens passaram a comprar peças já prontas, apenas ajustando uma coisinha ali e outra aqui.

As vantagens são muitas, entre elas ter algo feito especialmente para você, à mão, e com os melhores materiais. Isso garante a durabilidade do produto final, bem como a elegância de quem veste. E nesse dia onde pensaram em personalizar as lembrancinhas de casamento, decoração e até os convites de casamento, o seu traje também deve ser feito especialmente para o momento.