Sr. R Noivos
Sr. R Noivos

Seja qual for o estilo de se vestir – clássico, casual ou moderno – todo homem deve priorizar seu biotipo para definir seu paletó, especialmente se o traje estiver destinado para o dia em que vai cortar o bolo de casamento, para celebrar o amor muito bem vestido. Assim como ocorre com o modelo do vestido de noiva, que é escolhido seguindo o tipo físico de cada mulher para enriquecer seu visual, o noivo deve adotar o mesmo critério. Recorte do terno, estilo de camisa, gravata, todos os itens do traje devem estar de acordo com seu tipo físico, tudo conta para uma aparência charmosa.  

Para que não haja confusão de conceitos, é preciso entender que o "terno"  é um conjunto de calça, paletó e colete. Isso mesmo. Ainda que até algumas grifes utilizem o termo para descrever também a dupla calça/paletó, o nome se refere a três peças, e hoje falaremos sobre a mais evidente delas: o paletó, caracterizado pela lapela pelos botões frontais. Independetemente do venha escrito no convite (que pode pedir roupas mais formais ou informais), é necessário conhecer as 5 regras de ouro que permitem ao noivo escolher seu paletó ideal de acordo com seu tipo físico. 

Expressiva Black
Expressiva Black

1. Para homens de estatura alta

Os ternos com três botões são mais adequados para quem é alto, por serem mais proporcionais à altura do corpo, e o melhor é usar camisas mais encorpadas que trazem maior volume ao tronco. Tecidos como lã e algodão ajudam a equilibrar o caimento do terno

A calça deve estar ajustada ao seu corpo na medida exata. Recomenda-se evitar calças skinny, e optar por uma que dê movimento, sem a impressão de ser um número menor que a sua numeração normal. A barra calça não deve cobrir completamente os sapatos, eles devem estar levemente à mostra, com a barra um pouco caída.

SR Estilo
SR Estilo

2. Para homens de estatura baixa

Os paletós slim fit, com dois botões são ideais para alongar a silhueta, criam uma abertura em formato V ao longo do tórax tornando a parte superior do corpo maior, a lapela mais longa (de preferência fina), camisa com colarinho curto e gravata na largura da lapela. 

Se a decoração da festa do casamento for mais formal, aposte nas listras verticais, como as listras de giz, seja a pinstripe (com a risca bem fininha) ou chalk stripe (com a linha falhada, parecendo um risco de giz), que é uma ótima opção para eventos elegantes e dá a impressão de “esticar o torso”. 

Homens a Rigor
Homens a Rigor

3. Noivos curvy e plus size

Para os noivos com alguns quilinhos mais que o deixam curvy é recomendado usar peças do seu tamanho exato (nem apertadas demais, nem demasiadamente largas). Dê preferência por ternos monocromáticos escuros, o preto é a melhor opção, mas o marinho ou grafite também ajudam a afinar a silhueta, além de serem cores elegantes para usar em qualquer ocasião, evite os tons claros e estampas, que passam um efeito volumoso ao visual. Mas é sempre bom lembrar que tudo depende do estilo pessoal do noivo, e se o seu combina com estampas, busque um alfaiate que possa entender o que deseja do modelo.

Prefira o recorte reto e tradicional, nunca o slim. Os tecidos leves como a microfibra ou a seda são mais aconselháveis, não trazem volume ao caimento e são ideais quando os convites de casamento criativos são para o verão.

Claudio Costa Fotografias
Claudio Costa Fotografias

4. Para homens com silhueta “Y”

Para esse biotipo os ombros e peito são largos, braços musculosos, quadril e cintura estreita, portanto a parte superior será maior que a parte inferior. O recurso nesse caso é equilibrar a parte superior (tórax) com a parte inferior (pernas), assim prefira camisas, blazers e paletó com corte reto, evite as ombreiras. Escolha calças com cortes retos e com pence para criar um efeito mais cheio no quadril, sempre em cores claras para dar a sensação de quadril mais volumoso.

Para o paletó ou blazer adote as cores escuras. Caso o dress code for formal para acompanhar a cerimônia noturna, pode optar pela casaca ou meio fraque que alarga a silhueta. Camisas com colarinho V e escolha cintos mais largos.

Maxime Noivos e Black Tie
Maxime Noivos e Black Tie

5. Para silhuetas triângulo

Este biotipo apresenta ombros estreitos e quadril largo, geralmente possui uma silhueta com ombros caídos e pernas mais grossas e volumosas . A estratégia é evidenciar os ombros e “camuflar” os quadris. Paletós bem estruturados com recortes retos ou bem acinturados e que tenham uma delicada ombreira, vão ajudar a destacar levemente os ombros.

Optar pelo tecido window pane (xadrez) para o terno, é uma estratégia para equilibrar a silhueta. Na parte inferior prefira as calças com recortes retos e cores escuras. 

Sr. R Noivos
Sr. R Noivos

Uma vez que os convites de casamento comecem a ser enviados você já pode começar também a pensar nas opções para o paletó do seu traje. Dê atenção aos profissionais da área que passam dicas valiosas para estar impecável nesse dia tão importante, mas tenha em mente que o seu estilo pessoal deve sempre estar em evidência, então dialogue para chegar ao modelo ideal, para poder colocá-lo com segurança. Além de uma imagem perfeita, poderá dançar as músicas da festa do casamento com conforto.