Débora Marchi Assessoria e Organização de Eventos
Débora Marchi Assessoria e Organização de Eventos

A escolha da roupa do casal para o casamento costuma ser uma dúvida ainda mais complicada quanto estamos falando de um par do mesmo sexo. Há a dúvida sobre como combinar os looks e no que isto implica. Afinal, muitos casais podem não querer ver a aparência um do outro antes do grande dia, o que pode gerar mais insegurança. Então daremos dicas nesse artigo sobre como pensar visuais para o "sim" de casais homoafetivos. 

Se quiserem, os dois podem simplesmente vestir terno, camisa, calça e gravata absolutamente iguais ou as duas podem vestir o mesmo modelo de vestido de noiva. Mas é importante que saibam que existem muitas maneiras sutis de terem coesão mesmo sem estar com as vestes idênticas. Geralmente é mais chique usar seu próprio visual personalizado, que combina com sua outra metade.

Vero Fotografia
Vero Fotografia

Tips para se ter em mente

Obviamente, a missão é mais fácil se o par resolve escolher juntos as peças e acessórios sem mistério entre si, mas não é impossível se isso não acontece. Definir um código de vestimenta, um estilo de roupa que ambos(as) gostem e/ou um elemento uniforme para constar nos looks (tecido, textura, padrão, cor, decote ou comprimento) são algumas das saídas. Existem ainda outras dicas a considerar. 

Se o par for usar dois vestidos, é bom ter em mente que eles funcionam melhor juntos se houver o tal elemento em comum. Quanto à alfaiataria, diferentes coletes, camisas e acessórios podem ser usados ​​com um mesmo terno. Mas tenha cuidado ao usar conjuntos ou vestidos de cores semelhantes, mas não idênticas: uma roupa branca pode fazer com que uma bege pareça encardida. Tudo é uma questão de perspectiva e acerto, que uma terceira pessoa pode dar, seja ela um familiar, um amigo ou a costureira contratada. Acredite no potencial dos dois gostos e vislumbre conosco as possibilidades!

Replicando um padrão

Combinar padrões de xadrez é ponto para os noivos ou noivas. Em um deles, pode estar presente no terno e no outro, na gravata e no lenço. O tipo de detalhe simples que gera a coesão. Quanto mais simples for o resto do visual, mais esse tipo de toque se destaca.  

Taty Gonini Fotografia Artística
Taty Gonini Fotografia Artística

Formas iguais ou semelhantes

O mesmo modelo de vestido de noiva em blush e marfim ou preto e branco. As cores ou padrões diferentes podem ser a saída para deixar vocês iguais e diferentes ao mesmo tempo. Pode morar na tonalidade ou na textura do tom do drama extra esperado.

Nathy Rosa Produções
Nathy Rosa Produções

Cor em comum

Você e seu par podem estilizar o que irão vestir a partir de uma cor em comum. Mesmo algo da mesma paleta pode dar certo, como combinar tons de rosa escuro e bordô. Nem será preciso que as peças tenham um estilo muito fidedigno um ao outro.

Theo Barros Fotografia
Theo Barros Fotografia

Tons pastéis forever

Usar tons da mesma família é outra maneira fácil de criar um visual estiloso. Lilás, rosa claro, pêssego, amarelo claro e azul bebê podem dar samba. Basta usar eles em conjunto com uma cor neutra, como o branco. 

Ellen Mello Cerimonial
Ellen Mello Cerimonial

Comprimento compatível

As capas são um grande negócio na moda nupcial e não têm restrição de gênero. Por isso, podem adicionar o toque de drama que o véu traz ao traje do seu par. Imagine no quão único será os dois ou as duas com peças que se prolongam por muitos metros. 

Vero Fotografia
Vero Fotografia

Mesmo código de vestimenta, visuais diferentes

Escolha um código de vestimenta específico, como blusa e calça preta e então dê seu toque especial com o blazer e gravata à sua moda. Ou apenas usem as mesmas cores e padrões, mas de forma invertida nos dois looks. Assim, a cor da calça de um pode ser o do blazer do outro e vice e versa. Isso ou apenas convencionar que ambos estarão de smoking ou vestidos com corte sereia e decote em V, por exemplo. 

Caza Fotografia
Caza Fotografia

Mesma textura ou aplique

Um aplique 3D floral que apareça no corpete de uma noiva pode surgir na saia da amada e ser o que basta para formar unidade. Considerar modelos de uma mesma coleção podem facilitar nessa missão. 

Chronos Imagens
Chronos Imagens

Roupas iguais

Embora possa parecer a opção mais fácil, a reprodução idêntica requer uma dose extra de cuidado com os acessórios. Caberá a eles dar o estilo único que cada um ou cada uma merece e precisa. Lenços, jaquetas e tiaras, entre outros, podem e devem ser utilizados. 

Walter Bicalho
Walter Bicalho

Mesmo acessório

Se o casal preferir visuais mais clean e simples, nem precisam se preocupar muito. Um mesmo tipo de acessório usado por ambos pode ser o que basta para reproduzir a combinação. Uma gravata borboletas para dois noivos ou uma coroa de flores para duas noivas cumprem bem esse papel.

Caique Adones Fotografia
Caique Adones Fotografia

Essas são algumas das possibilidades de looks para os casais homoafetivos. Importante mesmo é que a preocupação com a combinação entre os looks não anule cada uma das personalidades. É importante que cada um se sinta bem consigo assim como com o outro para que ambos(as) estejam de fato sentindo-se com o conjunto ideal para o grande dia. Não há nada tão lindo do que gente feliz. É por isso que os visuais de pares de mesmo gênero são tão encantadores.