Amô de Fotografia
Amô de Fotografia

Assim como existem vestidos de noivas que valorizam melhor um tipo de corpo ou outro, o mesmo acontece com os trajes dos homens quando o tema é moda nupcial: há ternos e conjuntos específicos  para valorizar cada biotipo masculino, que potencializam a beleza dos noivos. Quando o grande dia vai se aproximando, com os convites de casamento já enviados, e vocês estão tomando as últimas decisões dos detalhes da decoração de casamento, a pressão para encontrar o traje perfeito aumenta, caso não tenha achado o ideal. Se ainda está à procura e quer aproveitar para escolher um que valorize o seu tipo de corpo, anote essas dicas para não errar na hora da escolha.

Magros

Os homens com esse tipo físico possuem a vantagem de ter um leque maior de opções, tanto nos tipos de cortes quanto nos tecidos que compõem os trajes. Os mais magros que querem trazer mais volume ao visual, podem optar por tecidos mais pesados (algodão ou até alguns tipos de veludo), sempre levando em conta a época do ano, já que provavelmente esses ternos aquecerão mais que outros. Se as temperaturas permitirem podem optar por um desses, deixando que o estilo do casamento guie a cor do terno. As decorações de casamento rústicas permitem ternos mais claros e cores naturais (as cores mais claras também trazem mais volume), já os casamentos clássicos pedem tonalidades mais tradicionais, como preto, cinza escuro ou azul marinho. E, nesse caso, podem até optar por detalhes com alguma estampa, mas que componha bem o estilo.

Allure Men
Allure Men

Altos

Os homens altos também têm vantagens, por não terem que optar por certos cortes que encurtam a silhueta, mas alguns detalhes devem ser pensados para manter a harmonia no visual, como os botões. Geralmente os ternos possuem apenas dois botões, mas para noivos muito altos o aconselhável é optar por um modelo de três botões, para evitar um grande espaço entre um e outro que, além de não ter sua função corretamente, deixará um visual sem simetria.

As noivas altas podem optar por vestidos de noivas curtos, mas os homens altos devem ter muito cuidado com a calças, que podem dar a impressão de altura maior do que a natural. Tenha em mente que a distância entre o meio das pernas e a cintura seja equilibrada, não sendo encurtada mas também não muito longa. As calças também não devem ser curtas, deixando que apareça a meia. 

Noivos baixos

Se o que busca é alongar a silhueta, as cores escuras são o maior aliado, conjuntos de terno preto, por exemplo, são ótimas opções. Se o estilo da festa permitir, pode optar por ternos de linhas verticais (evitem as horizontais!), que dão maior sensação de alongamento. Os botões aqui também são importantes, escolha um terno com dois botões e que estejam posicionados corretamente para a sua estatura. Também para alongar a silhueta, assim como as noivas optam por modelos de vestido de noiva em corte império, os noivos podem optar por calças posicionadas de forma mais alta, perto da cintura, dando maior alongamento às pernas. Na parte traseira do terno também é possível escolher trajes com pequenas aberturas para dar maior sensação de altura.

  • Modelos de terno monocromáticos são recomendados para homens baixos, e isso também vale para os acessórios, como cinto e sapatos. Também podem investir em uma cor de gravata mais forte e chamativa. 
  • Evitem usar calças com barras italianas (que parecem dobradas), elas encurtam as pernas. Calças com pregas também não favorecem a altura e não devem ser usadas.

Noivos plus size

Assim como existem noivas que buscam afinar a silhueta, ou que buscam vestidos de noiva plus size que melhor se adapte ao seu corpo, otimizando seus pontos, como aqueles que dão maior fluidez em razão do tecido, há também homens que buscam o mesmo impacto com seu traje. Para esses, o primeiro mandamento é sobre a cor: os tons escuros emagrecem, ternos azul-escuro e preto, por exemplo, criam o efeito de um corpo mais fino. Um bom conselho também é optarem por tecidos mais leves e lisos (como seda e microfibra), que não trazem volume ao visual. As aberturas e fendas na parte traseira do terno também são grandes vantagens para quem busca mais mobilidade, elas deixam os os homens com movimentação mais livre e, assim, com mais conforto. Para noivos plus size o melhor é escolher um terno de fenda única, que proporciona o mesmo conforto, mas não dá volume ou chama muita atenção. E seguem mais algumas dicas:

  • Listras verticais garantem o efeito slim desejado e deixam o visual mais charmoso, mas devem ser bem discretas.
  • Um terno com apenas um botão ou três chamam mais atenção para o volume do corpo e devem ser evitados.
  • Opte por calças largas que permitam movimentação livre também, e devem sempre ser usadas na cintura, não abaixo dela.

E agora já sabem qual o terno mais valorizará o seu tipo de corpo? Não esqueça que a maior regra é sentir-se bem, pode até colher dicas para o que mais te valoriza, mas deve escolher o terno que, quando toque a música para casamento marcando o início da cerimônia, te faça sentir confortável com a escolha. E prepare-se para aproveitar desde o primeiro minuto do dia até o corte do bolo de casamento com as pessoas mais especiais que os acompanharão.