Com o dia C se aproximando é necessário redobrar os cuidados com seu cabelo, para garantir um penteado de casamento à altura de todo o visual e da festa. Além de máscaras, xampu e condicionadores nutritivos, o que vai ajudar muito também é uma boa dieta para fortalecer e deixar suas melenas impecáveis. Por meio de alimentos específicos e receitas caseiras você consegue recuperar o brilho, diminuir uma possível queda e conseguir uma saúde mais permanente para o cabelo, que não durará apenas alguns dias.

O cabelo é composto por água, lipídios e proteínas, sendo a queratina a mais importante entre estas últimas para manter um cabelo saudável. Uma dieta rica em vitaminas e minerais é essencial para se ter um bom resultado, então veja os alimentos e as receitas caseiras que ajudam a manter o brilho e a resistência dos cabelos.

Legumes

São ricos em proteínas e biotina (vitamina conhecida como o complexo B), também possuem zinco e ferro, que ajudam a dar elasticidade ao corpo e ao cabelo, e durante a sua primeira dança de recém-casados com uma bela música romântica de casamento, alimentos como irá garantir u. Não se esqueça de incluí-los diariamente ao seu cardápio se quer evitar que seu cabelo fique frágil e quebradiço. Também pode te ajudar a ter mais dinamismo com todos os preparativos.

Verduras

Especialmente as verdes, também são um poderoso antídoto contra um cabelo danificado. As verduras mais indicadas são acelga, brócolis, espinafre e alface, além de nutrir e fortalecer o cabelo, são as encarregadas de produzir o sebo necessário para que o cabelo esteja nutrido e sedoso.

Frutas secas

Muito consumidas pelo alto teor energético e nutricional, as frutas secas também revitalizam muito os cabelos. Possuem grande quantidade de selênio, elemento muito usado em cremes para tratamento, proporcionando muito brilho e força ao couro cabeludo.

Para que os fios não envelheçam

Outro excelente alimento para a saúde dos cabelos é o “peixe azul” (ou anchova) que, além de delicioso, é necessário para retardar o envelhecimento dos fios. Os ácidos graxos encontrados neste peixe trazem um efeito anti-idade para o seu cabelo, deixando-o sempre com aspecto de "frescor".

Fontes de colágeno

Os ovos, a cebola ou o alho e o enxofre, contribuem para a produção de colágeno e queratina, essenciais para proporcionar muito brilho aos cabelos. Para que estes alimentos façam realmente efeito você deverá consumi-los com frequência e não apenas na época do casamento.

Café-da-manhã para fortalecer o cabelo

Em sua composição o mamão possui elementos que ajudam a fortalecer o cabelo desde o couro cabeludo e, se você tem dificuldades para acrescentar muitos legumes ou verduras na sua dieta, pode recorrer a essa fruta, fazendo uma bela vitamina com aveia, para tomar cada dia no café-da-manhã. Além de deliciosa, garatirá que o seu penteado solto para o casamento esteja perfeito, já que o cabelo estará bem nutrido com proteínas, ômega 3, zinco e vitamina A, o que o deixará menos quebradiço e mais brilhante.

Ingredientes:

  • 200 ml de gelatina dissolvida
  • 25 g de farelo de aveia
  • 100 g de abacate
  • 150 g de mamão
  • 1 iogurte natural
  • 1 castanha do pará

Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes no liquidificador e deixe bater bem. Beba esta vitamina, no mínimo, uma vez por semana para conseguir resultados ideais.

Receitas caseiras 

Para o verão e a praia:

  • Para evitar que o cabelo resseque e fique danificado, quando for a praia faça um protetor solar natural, misture abacate, pepino e gérmen de trigo, passe nos cabelos e ele formará uma capa protetora ao seu cabelo. Repita esta receita por 2 ou 3 vezes no mês.

Para dar brilho e deixá-lo sedoso:

  • Esprema 2 limões, retire o sumo e bata no liquidificador com uma cebola média e passe delicadamente nos fios. Deixe agir por 20 minutos, e lave em seguida, com água morna.
  • Se o cabelo estiver danificado, misture 1 colher de sopa de mel e 2 xícaras de água morna, passe a mistura e deixe secar naturalmente. Depois de seco o enxague bem.

Para dar brilho em cabelos escuros:

  • Prepare 1 xícara de café bem forte, espere esfriar e passe no cabelo, da raíz às pontas. Espere agir por 20 minutos e enxague com água fria.

Para casos "extremos":

  • Se o cabelo está muito ressecado e precise de um tratamento de emergência recorra a esta receita: 1 colher de sopa de azeite de oliva ou de óleo de coco virgem, o sumo de 1 folha de aloe vera (babosa), 1 gema de ovo e 1 colher de sopa de extrato de jojoba. Passe nos cabelos e deixe por 15 minutos, em seguida enxague bem. Pode repetir esse processo 1 vez a cada semana.

 

O cuidado com os cabelo deve ser constante, mas sabemos que, às vezes, com a rotina, alguns tratamentos são deixados de lado. Por isso, tenha esses cuidados internalizados, e sempre que tiver um tempinho, durante a escolha das lembrancinhas do casamento e uma degustação de pratos do buffet, tente colocar a saúde das suas madeixas em dia!