Tayline Silva Fotografia

São tantos afazeres e divisões de tarefas que muitas noivas se vêm perdidas na hora de escolher quem ajudará no quê. Quem irá auxiliar na produção das lembrancinhas de casamento, quem acompanhará os noivos na busca pelos detalhes da decoração de casamento, e claro, quem dará as opiniões sobre a escolha mais importante do dia C: a do vestido de noiva. E quando um costume é adaptado de outro país as dúvidas são ainda maiores. As damas de honra, conhecidas bridesmaids nos Estados Unidos, têm as funções de madrinhas no Brasil. E as damas de honra geralmente são aquelas que entrarão com as alianças, na maioria das vezes uma das crianças da família. Ainda com dúvida de quem ocupa que papel e como elas participarão do seu dia? Então confira o guia prático que elaboramos para vocês, noivos.

Daminhas

No Brasil as damas de honra são aquelas que levam as alianças. Como de costume da nossa cultura, na maioria das vezes elas são crianças, por isso terão o papel no grande dia, mas dificilmente poderão ajudar nos preparativos e questões práticas. Mas isso não quer dizer que têm menos importância. Elas devem fazer as provas de vestido, podem também te acompanhar com as provas do seu modelo de vestido de noiva, e também participar dos ensaios para a cerimônia para que sua entrada seja perfeita, como sempre imaginaram. Conte com ela para o momento de fofura de sua cerimônia que, com certeza, não irá decepcionar.

Espaço Fazenda Velha

Madrinhas, as bridesmaids

Serão suas amigas, irmãs, primas etc. Aquelas com as quais você possui mais afinidade, que sempre te dirão se aquele vestido de noiva de renda é o mais lindo que já viram ou se deveria optar por um vestido de noiva simples, de acordo com o seu estilo pessoal. Te conhecem como ninguém, e com elas você poderá contar para muitas tarefas, já que assumem o posto de suas melhores escudeiras nessa jornada. Ainda em dúvida como elas podem te ajudar? Te damos dicas para direcionar melhor:

Evelyn Tupan - Congelando Sentimentos

  • Apoio emocional integral. Sim, madrinhas aguentam horas seguidas de conversa sobre o casamento, além de ajudar a enxugar as lágrimas de ansiedade e nervosismo da noiva, e se emocionam com você a cada passo mais próximo do altar.
  • A madrinha deve ser responsável pela despedida de solteira ou chá de panela ou de lingerie. São elas que organizarão grande parte dessas pequenas comemorações que antecedem o dia.
  • Para ter um destaque, as madrinhas devem ter um modelo de vestido de festa diferente das outras convidadas. Nos EUA e na maioria dos casamentos, elas se vestem da mesma cor. Outra ideia é que elas usem cores diferentes, mas um mesmo corte e decote.
  • No caso de que o casal não tenha uma wedding planner, as madrinhas devem ajudar com os detalhes no dia do casamento: entregar as lágrimas de alegria, indicar o local da festa para os convidados mais perdidos, e controlar se tudo está saindo como o planejado.
  • Cuidados com a noiva. Se pisam no véu, se ela precisa de uns minutos de descanso, se a maquiagem precisar ser retocada, elas estarão lá para serem seu braço direito no que for preciso.
Bruno Doni Fotografia

Em resumo, madrinhas continuarão tendo o papel que possuem na vida real, suas melhores amigas e companheiras para todas as horas, seja na hora de escolher o sabor do bolo de casamento, ou dançarem com vocês até as últimas músicas de casamento. O grande dia se aproxima e nada melhor do que contar com aquelas pessoas em que mais confia para te ajudarem nessa trajetória cheia de emoções.