BDecoração
BDecoração

“Amor que traz leveza” é o significado da Gypsophila, mais conhecida como mosquitinho. Famosa por criar um efeito campestre na decoração, no buquê e entre outras composições que vamos sugerir para vocês. Mas se engana quem pensa que ela é só para festas no campo, pelo contrário: a flor pode ser vista em qualquer tipo de casamento, clima e período do dia. Confira as inspirações para aproveitar o mosquitinho de forma exclusiva ou em conjunto com outras plantas, e tenha esta florzinha como convidada especial do dia C.

Os Berôs Fotografia
Os Berôs Fotografia

Sendo a protagonista

Apostar na flor mosquitinho como a escolhida para decorar o casamento é acertar em cheio em uma decoração que predomina a cor branca, suaviza o local e se adapta aos ambientes fechados e abertos. Experimente colocar a flor em vasos altos transparentes para um efeito monocromático ou em vasos coloridos se a paleta escolhida fugir dos tons neutros. Aqui estão outras ideias criativas:

  • Decorar o salão com o mosquitinho em garrafas de vidro e em lâmpadas suspensas
  • Formar uma floreira para o centro das mesas retangulares
  • Colocar em vasinhos nos banheiros
  • Fazer pequenos arranjos dentro de gaiolas decorativas
  • Mini buquês para as daminhas
  • Coroa de flores para ser o acessório de cabeça da noiva ou das daminhas
  • Boutonnière do noivo e dos padrinhos
  • Arranjo suspenso ou um arco de mosquitinho no altar
  • Prender a flor nas laterais das cadeiras da cerimônia
  • Enfeitar o bolo

MN Fotografia
MN Fotografia

Sendo a coadjuvante

A mosquitinho harmoniza com qualquer outra flor, sendo mais comum ornar com rosas, gérberas, margaridas e astromélias, mas todas as espécies combinam porque trata-se de uma espécie muito usada para preencher os pontos vazios dos vasos. Para se diferenciar, em um efeito mais glam, sugerimos misturar a florzinha com penas e plumas, para um efeito ainda mais leve e bohemian no décor. Já pensou nessa possibilidade?

Lya Rocher Fotografia
Lya Rocher Fotografia

No buquê

Outro exemplo de aproveitar o mosquitinho para preencher o arranjo é no buquê de noiva, mas que pode também só usar a espécie para um ramalhete ultrarromântico, com fita de cetim branca amarrada no caule. A flor é muito delicada, então não dá para colocar broches, pérolas e outras pedrarias no buquê só com a mosquitinho, necessitando de outras flores e uma base mais firme para prender os objetos, se desejar um ramo do estilo vintage.

Simone Fernandes Cerimonial
Simone Fernandes Cerimonial

Como lembrancinha

Se vocês vão aproveitar muitas das ideias que compartilhamos neste artigo e fazer com que o mosquitinho seja protagonista do décor ou tenha grande destaque, temos uma outra indicação! Entre as lembrancinhas para os convidados, podem oferecer um saquinho com sementes de mosquitinho para os entes queridos poderem plantar a flor em casa. É só semear em um jardim, mantendo a distância de 20 centímetros entre as sementes. Elas vão germinar dentro de 15 dias e levarão encanto e beleza além do dia C.

Pedro Santos Fotografia
Pedro Santos Fotografia

Cuidados

Saiba que a mosquitinho tem de 90 a 120 centímetros, é muito ramificada por pequenas flores brancas. O caule é rígido e reto, com raízes de um a dois metros de comprimento. Outra espécie da Gypsophila é a chamada “chuva de prata” – uma versão mais cheia de flores e folhas. Ela dura bastante se for bem cultivada e requer muita água.

A planta se adapta aos diferentes solos e se for plantada dentro de um vaso pode permanecer de sete a 14 dias. É recomendado que corte as pontinhas dos caules e retire a folhagem, além de deixar em um recipiente limpo com água. Um detalhe importante é não fumar perto do mosquitinho porque a fumaça faz com que as flores murcham rápido.

Lucas Cardozo Fotografia
Lucas Cardozo Fotografia

Ela é encontrada durante todo o ano, uma das plantas mais baratas do mercado, e agrega valor ao ambiente porque o torna elegante, romântico e suave. Esta pequena e bela flor pode encantar a cerimônia e a recepção de diversas formas. E o importante é isso: usar a criatividade e aproveitar que temos a mosquitinho à vontade e com garantia de sucesso.