Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

4 Perguntas que não devem ser feitas em um casamento homoafetivo

Foi convidado ao casamento de seus amigos do mesmo sexo? Então é o momento de desejar-lhes felicidades. Evite perguntas deselegantes no dia em que a única celebração é para o amor!

Fotografia Inspiracional

Os noivos e noivas do mesmo sexo têm os mesmos desejos que os noivos héteros: que o evento seja perfeito, que a decoração de casamento esteja impecável e que não haja nenhum imprevisto no dia. Eles também perdem o sono em busca do vestido de noiva ideal ou traje de noivo perfeito. E, assim como nos casamentos de casais de sexos diferentes, é recorrente a presença de alguns convidados inconvenientes. São aqueles que, infelizmente, não sabem evitar perguntas que podem deixar os noivos sem graça, ou que fazem comentários grosseiros mesmo sem perceber. O bom senso é quem deve ditar as regras nesse momento, mas se não quer correr o risco, existem perguntas que você pode evitar dizer, para não ocupar o papel do convidado inconveniente.

1. Quem é o noivo e quem é a noiva?

Porque simplesmente é óbvio, é um casamento com pessoas do mesmo sexo e você verá duas noivas ou dois noivos. Além disso, feminilizar um homem só pelo fato de ser gay, ou masculinizar uma mulher por ser lésbica é superficial e pode desrespeitar os noivos. A sua orientação sexual muitas vezes não muda sua identidade de gênero. Pule essa pergunta desnecessária, parta diretamente para os elogios sobre a decoração de casamento simples e elegante que escolheram ou para os votos de felicidades!

2. Mas esse casamento é válido?

Primeiro que qualquer ato que celebre o amor e a união é válido, independentemente da forma como é feito. Os noivos organizaram o enlace, selecionaram músicas para festa de casamento e toda a celebração para fazerem promessas de um compromisso. Quanto à pergunta legal, se o casamento é valido pela lei, fica um pouco chato chegar em um casamento gay sem ao menos saber dessa vitória conquistada por eles, que não foi nada fácil e muito recente. É importante para eles que seus convidados saibam desse direito conquistado tão importante. Se informar antes será o melhor para não levar essa dúvida para a festa, muito menos perguntá-la aos noivos. 

3. Quando ou como pretendem ter filhos?

Ainda que você tenha recebido um lindo convite de casamento criativo dos noivos, pode ser que não tenham te dado abertura para conversar sobre o tema, então evite essa pergunta. Primeiro porque é uma pergunta deselegante para qualquer casal, seja gay ou hétero. Pode ser um tema sensível para qualquer casal, quando um deles possui o sonho da paternidade e o outro não, tornando-se um assunto tabu. Além disso, essa questão é mais complicada para casais do mesmo sexo, já que a adoção pode demorar mais tempo para ser finalizada. Não será você que trará esse desconforto para eles no dia mais especial, não é mesmo? Afinal, isso é um assunto apenas do casal, e durante uma festa o 

4. Como a sua família se sente?

Pode ser um tema delicado. Se eles tiveram ou têm problemas para algum familiar aceitar a união, esse é um assunto dolorido com toda a certeza, e não é hora de conversar sobre o tema, melhor perguntar sobre os modelos de lembrancinhas de casamento. Além disso, é uma questão muito pessoal, a maioria das pessoas não gosta de dividir com todos os seus problemas familiares. Muito menos pergunte porque algum membro da família não está presente.

O mais importante é sempre se questionar se faria essas perguntas aos seus amigos héteros. Deixe evidente que você está feliz por eles e apoia a união, o resto é irrelevante! Dance com eles as músicas de casamento e comemore com o casal esses momentos que ficarão marcados na memória. Ao invés de fazer perguntas indelicadas, que tal preparar frases curtas de amor para dizer a eles no momento das felicitações?