Emily Milioli Photography

Um casamento não deve, necessariamente, terminar com uma festa. Esta é uma decisão dos noivos e muitos optam por pular essa etapa após a cerimônia, fazendo apenas uma bela troca de votos, e não há nada de errado com isso. Mas, quando os casais começam a considerar essa opção, muitas dúvidas podem surgir. Devo enviar convites de casamento com essa especificação a todos? Mesmo sem uma festa devemos investir em um vestido de noiva? E ainda que não haja festa, há espaço para oferecer um bolo de casamento aos convidados? Estas e muitas outras são perguntas que podem passar pela cabeça dos noivos que não pretendem organizar um festejo para celebrar sua união. Tire algumas das suas dúvidas.

O que diz a etiqueta?

A etiqueta não determina o que os noivos devem ou não fazer, mas existem aqueles que se preocupam com os protocolos e gostam de respeitá-los, seja no texto do convite de casamento ou na organização de sua celebração. Para os que não pretendem dar uma festa é importante lembrar que nem sempre o que é grandioso é elegante, não será uma grande festa que fará do seu dia mais ou menos inesquecível. Não é falta de educação deixar de realizar uma festa, fiquem tranquilos quanto a isso, e é possível, com uma discreta comemoração e sem festa, atender a todas as formalidades, incluindo testemunhas e padrinhos durante o casamento civil.

Todo Amor Decorações

Se não há festa, o que acontece depois da cerimônia?

Outra grande dúvida é sobre o que ocorrerá depois da troca de alianças, e existem algumas opções para os casais que querem abdicar da festa. É possível oferecer um pequeno coquetel aos convidados, para que possam brindar; um almoço informal ou apenas o corte do bolo, tudo depende do gosto dos noivos. Essas opções, além de mais curtas, podem ser mais econômicas e ajudar os noivos que possuem um orçamento limitado a não passar o dia em branco. Informe no modelo de convite de casamento como irão comemorar o dia, para que seus convidados saibam o que haverá após a cerimônia.

Quais itens de um casamento com festa posso incluir na minha celebração?

Já devem ter ouvido isso antes, mas esse dia é feito para os noivos, e eles devem incluir na celebração tudo aquilo que quiserem e que seja de "bom tom". Aqui damos alguns exemplos:

  • Se pretendem distribuir modelos de lembrancinhas de casamento depois do "sim", podem fazer isso na saída da igreja (caso seja enlace religioso) ou na saída do local onde o casamento civil foi realizado. Os padrinhos podem ser os reponsáveis por entregar os mimos aos convidados.
  • Sim, vocês podem encomendar um lindo bolo decorado de casamento para finalizar a celebração e fazer o brinde dos recém-casados entre os convidados sem problema algum.
  • E claro, podem e devem enfeitar tanto o local da cerimônia como o local da recepção com lindos arranjos de flores para casamento. Um matrimônio sem festa continua sendo um matrimônio e, se vocês quiserem, podem oferecer todos os itens clássicos desse tipo de evento.

Sonhos Altos Fotografia

Algumas dicas para não serem indelicados

  • Se não realizam uma festa, pedir presentes de casamento pode ser considerado uma falta de delicadeza, ou até mesmo abuso, por alguns convidados. O ideal é deixar uma lista de presentes pronta, porque os padrinhos e madrinhas provavelmente irão querer presenteá-los. E caso outro convidado pergunte, vocês terão as opções.
  • Se não forem produzir uma festa, sejam discretos quanto aos gastos que fazem depois. Pode ser deselegante não oferecer nada aos convidados e deixar a entender que não o fizeram porque preferiram gastar muito em algo apenas para vocês, especialmente se alguns deles investiram em grandes presentes.

Nem toda celebração se resume a uma festa, e o dia de vocês pode ser muito especial, com músicas de casamento que representem os noivos e emocionem todos os presentes, sem que seja preciso uma festa de arromba. Os amigos e familiares que receberem o seu convite de casamento criativo irão vibrar por vocês, independentemente do tipo de comemoração.