Tom Reis Fotografia

Escolher a melhor data para marcar a cerimônia e mandar fazer os convites de casamento é a primeira grande dúvida para o casal, que tenta conciliar o trabalho, férias ou um dia que também seja adequado para os familiares e amigos queridos. Independentemente das crenças e superstições, determinadas datas são estigmatizadas e não muito indicadas para realizar a cerimônia. Alguns casais não abrem mão do dia em que iniciaram o namoro ou o dia do primeiro beijo mas, muitas vezes, a data simbólica pode não ser um bom dia para se casar.

Se o dia escolhido ficar no meio de um feriado prolongado ou num dia que a igreja não permite marcar cerimônias, por exemplo, pode motivar uma grande decepção por várias pessoas não comparecerem. Portanto, antes de pensar no modelo de vestido de noiva, devem estar atentos para definir o dia e contar com a presença da maioria. Afinal, com certeza desejam dançar as músicas da festa do casamento junto com todas as pessoas que participaram do relacionamento e torceram pela felicidade do casal.

Help Noivas

Carnaval

Dizem que no Brasil o ano só começa depois do carnaval, mesmo assim é um período que as pessoas ainda estão em um ritmo lento. Normalmente, a maioria das famílias viajam, uma vez que ainda é verão e o feriado dura cinco dias. Mesmo que faça questão de usar um vestido de noiva tomara que caia e que o buffet já esteja planejado, melhor marcarem uma data mais "acessível", fora de uma festividade tão grande.

Semana Santa

Sabemos que a Sexta-feira Santa é um dos dias em que não são celebradas missas nas igrejas, portanto, pela simbologia da semana, e para muitos católicos a semana é voltada apenas para preces e orações. Por isso são dias que devem ser evitados. E o mesmo vale para o domingo de Páscoa que, apesar de não ter um impedimento oficial, é um dia reservado para as famílias celebrarem juntas, da forma como desejam. Então, se marcarem na Páscoa provavelmente sobrarão muito pedaços do bolo decorado do casamento, já que alguns convidados estarão viajando.

Jogos de futebol importantes

Em ano de Copa do Mundo, no período dos jogos do Brasil, com certeza a atenção de todos estará desviada para o futebol, e alguns amigos podem nem comparecer. Imagine casar-se na final do campeonato brasileiro em um jogo clássico. Ao invés de prestarem atenção na decoração da festa do casamento estarão de olho no resultado do jogo. Vejam quais são as datas de jogos do Brasil (ou do seu time do coração), e tente se afastar de eventos que possam competir com o seu casamento.

Réveillon

Muitos casais acreditam ser muito romântico realizar o casamento na virada do ano. Afinal, um ano novo está começando, literalmente, na vida de vocês. Porém, não é indicado marcar a data entre os dias 22 de dezembro e 5 de janeiro, pois é uma época de férias e viagens e é possível que  alguns convidados não estejam presentes, e até que alguns fornecedores não estejam disponíveis.

Estilo Cerimonial e Assessoria de Eventos

Finados

Por mais que seja um feriado e provavelmente alguns familiares que morem mais longe consigam estar presentes com mais tranquilidade, é uma data relacionada ao respeito com os mortos. Com certeza, alguns convidados não ficarão à vontade para dançar as músicas da festa do casamento, principalmente se perderam um ente querido recentemente.  

Superstições

Muitos noivos não querem associar seu casamento a uma data considerada tradicionalmente como azarenta, como é o caso dos dias 13 de todo mês. Ainda mais se for numa sexta-feira 13. Alguns casais evitam, inclusive, o final de semana após a sexta-feira em questão. No entanto, tudo isso vai depender se vocês são ou não supersticiosos.

Datas que trazem más recordações aos noivos

Ainda que não estejam associadas a algum evento especial ou data comemorativas, alguns dias podem trazer recordações negativas para um dos noivos. Seja um falecimento na família ou algo que o(a) faça recordar de um acontecimento que não deseja, é melhor conversar antes entre os dois sobre esses possíveis dias, para evitar problemas quando o casamento se aproximar.

Horário de verão

Não é aconselhável marcar a data de casamento em um dia que o horário irá mudar, seja para adiantar ou atrasar uma hora. Afinal, você não vai querer que seus convidados cheguem com uma hora de atraso ou uma hora de antecedência.

Aline Ribeiro Fotografia

São vários fatores que estimulam a definição da data, geralmente a estação climática é um ponto forte, já que muitas mulheres já imaginam como querem o modelo de seu vestido de noiva, antes mesmo de conhecerem o futuro marido. Porém, devem levar em consideração se a data cair num dia que metade das amigas não vão poder estar presentes quando você lançar o seu buquê de flores. O que é importante é que o casal tenha afinidade com o mês e o dia ou, para os que acreditam em numerologia, se a data é energeticamente favorável.