Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Datas que vocês deveriam evitar para o dia do casamento (e as razões!)

Parece simples pensar nas datas para marcar a cerimônia do dia C, mas é fundamental levar certas questões em consideração, para que a escolha do dia do casamento seja a mais perfeita (e apropriada!) possível.

Saído do casal na cerimônia

Saído do casal na cerimônia

Qual é a melhor data para se casar? A resposta para essa pergunta depende de diversos fatores relacionados tanto à vida dos noivos (e demais convidados) quanto a questões práticas. A disponibilidade dos buffets, salões e igrejas, as melhores datas para um casamento ao ar livre, por exemplo, estão entre eles. Para muitos casais, a escolha do dia do casamento marca um momento significativo como o início do namoro ou o primeiro beijo; existem aqueles que decidem o dia com a ajuda dos astros e da numerologia. Mas deixando as crenças de lado, todos os dias são perfeitos para o casamento? É preciso dizer que há algumas exceções. Como o primeiro passo para começar a planejar a festa é a escolha da data do casamento, fizemos uma lista com dicas que devem ser levadas em consideração. Sugerimos que risque alguns dias do seu calendário para que essa decisão não se transforme em decepção no seu planejamento!

Gabriela  & Lucas

Natal e Ano Novo

As festas do final do ano possuem um simbolismo especial pois remetem à renovação e ao início de um novo ciclo. Parecem datas perfeitas para celebrar um matrimônio, porém, os dois momentos envolvem feriados comumente reservados para viagens em família. No dia 24 e 25, inclusive, muitos templos religiosos costumam ficar reservados somente para celebrações.

Além disso, o período entre 22 de dezembro e 5 janeiro não é aconselhado para a realização de casamentos por ser um período de férias escolares, quando muitos aproveitam as folgas coletivas e os feriados prolongados. Se decidirem por realizarem o casamento nestas semanas, é preciso estarem conscientes que a presença de alguns convidados pode estar comprometida. 

Carnaval

O Carnaval é um período muito importante para os brasileiros. Tem quem goste de passar os dias curtindo as atrações relacionadas à festividade, o que pode significar, nos casos mais extremos, evitar compromissos que não envolvam glitter e fantasias. Há também quem prefira aproveitar o feriado prolongado para viajar ou mesmo fazer um retiro espiritual. Por isso, se casar no Carnaval é um dilema. É possível, por exemplo, fazer um casamento temático, com direito à escola de samba, mas será difícil não pensar se a data foi uma inconveniência ou não na agenda dos seus convidados.

Dia 29 de fevereiro

O dia 29 de fevereiro poderia perfeitamente ser escolhido para um casamento de verão celebrado na praia ou no campo. O único problema é que a data só acontece de quatro em quatro anos, apenas nos anos bissextos. Isso não impede uma festividade perfeita de acontecer, nem dos convidados aparecerem e curtirem intensamente o dia (a não ser que a data caia no carnaval, o que é possível), mas exigirá do casal um certo jogo de cintura para celebrar os aniversários de casamento. Uma possibilidade será comemorar as bodas no dia 28 de fevereiro ou 1º de março.

Mellyssa Fotografia

Casamento na Sexta-feira Santa (ou Semana Santa)

Para católicos, a Semana Santa é um período de introspecção, reunião em família, orações e de algumas renúncias alimentares. Por isso, não é recomendado realizar um casamento na Sexta-Feira Santa e Páscoa para famílias que são muito devotas. Outro fator a ser levado em conta é que neste período há menos datas disponíveis em igrejas para as celebrações religiosas.

Dia de Finados

Por ser uma data criada para homenagear aqueles que já partiram, o Dia de Finados carrega um forte simbolismo. No catolicismo, o dia 2 de novembro é reservado para a visita a túmulos e para orações pela memória dos mortos. É provável que alguns convidados não se sintam suficientemente motivados a demonstrarem alegria em um casamento neste dia, especialmente se houve alguma perda recente.

Jogos e competições importantes

Considerar datas de jogos de futebol de competições importantes - como Copa do Mundo, Copa Libertadores e finais nacionais - é aconselhável para casais que têm entre os seus convidados amantes deste esporte. Não custa conferir como está o calendário das partidas para o mês da celebração da união e, se possível, evite coincidir o seu casameneto com elas. Assim, não será preciso que os convidados que sejam fãs de futebol tenham que dividir a atenção entre os noivos e os lances do jogo.

Caique Adones Fotografia

Sexta-feira 13

Nem todo mundo acredita em superstições, mas uma das mais levadas a sério é o temor da sexta-feira 13, por considerá-la uma data de azar. Há quem prefira se esquivar dos alardeados problemas que o dia possa causar, segundo a cultura popular. Inclusive, alguns noivos evitam o dia 13 de maneira geral, com medo de que o casamento caia em uma sexta-feira. Apesar da crença, não há nada de errado com esse dia. Existem até casais que conseguem criar um novo simbolismo, relacionando o número à sorte.

Datas cheias de recordações

Nem sempre é preciso estar no calendário para uma data ser marcante para o casal ou para convidados importantes. Dias que remetem à tristezas ou grandes alegrias – como o luto, traumas, outros casamentos, nascimentos e aniversários – podem ser evitados para a celebração do casamento. Dessa maneira, o casal não precisará dividir a emoção do seu grande dia com nenhum outro acontecimento.

Horário de verão

Não é aconselhável marcar a data de casamento no dia em que o horário irá mudar, seja para adiantar ou atrasar uma hora. Afinal, vocês não irão querer que os convidados cheguem com uma hora de atraso ou uma hora de antecedência

JR Schmitt Fotografia

Além dessas dicas, para escolher a datas bonitas para o casamento é essencial ter em mente qual a estação preferida do casal, a expectativa de chuva normal para o mês (em caso de realizar um casamento ao ar livre) e o período de desconto dos fornecedores mais desejados como o espaço e a decoração. Depois do cuidado com o dia escolhido, o importante é celebrá-lo da maneira como sonharam!