Kadu Bastos Foto e Filme
Kadu Bastos Foto e Filme

Em alguns países a mesa de doces não é uma prioridade e só o bolo do casamento ganha destaque. Já no Brasil a história é bem diferente, porque ter um lugar para as guloseimas é tradição por aqui. Em matrimônios, o local dos docinhos reúne amigos e familiares para degustar e celebrar a união do par, além de ser cenário para muitas fotos e fazer parte da decoração do casamento. Por isso, os casais veem uma ótima oportunidade para encantar os convidados por meio de combinações de formatos, texturas, cores e sabores.

É importante escolher com carinho o que será servido, bem como pensar na montagem e na apresentação de cada detalhe. Neste artigo, ajudamos o casal na busca pelo profissional perfeito que cuidará de superar as expectativas da confeitaria.

Daiane Moraes Photo
Daiane Moraes Photo

1. Com que docinhos trabalha?

Peçam o menu para ver as opções oferecidas pela doceria. Se é especialista em festas de casamento, com certeza, sabe trabalhar com várias receitas finas, elegantes, ousadas e tradicionais. Vale falar do gosto de vocês, o que é indispensável e até ver se há uma tendência de doces na época que forem contratar o serviço.

Além dos docinhos, verifiquem se o profissional faz sobremesas volantes que serão servidas pelos garçons, como sorvete com petit gateau, tortas, delícias individuais que vão complementar a mesa principal. Facilita se escolher o mesmo lugar para fazer o bolo e o bem-casado.

Calais Fotografia
Calais Fotografia

2. Pode adaptar sabores?

Vocês vão optar pelos doces preferidos, mas lembrem-se de que os envelopes do convite de casamento serão entregues para pessoas especiais com gostos diferentes. É importante equilibrar as preferências e tentar agradar os diversos paladares, dos infantis aos adultos.

Atualmente, há alternativas para as pessoas com restrição alimentar e os que estão de dieta. Receitas de doce sem lactose e até sem açúcar não excluem nenhum convidado e todos vão se sentir especiais. É interessante colocar plaquinhas com essas indicações na decoração da mesa do casamento.

Daiane Moraes Photo
Daiane Moraes Photo

3. Aceita receitas de família?

O casamento é o momento que todos vão reconhecer a história de amor de vocês e colocar algo que remeta à infância ou homenagear alguém por meio de um doce será muito emocionante. Que tal verificar se o profissional pode fazer uma receita de família? Um quindim, bolo, geleia ou outro tipo de doce caseiro da sua avó pode ser oferecido aos convidados e virar memória afetiva do dia C.

Kadu Bastos Foto e Filme
Kadu Bastos Foto e Filme

4. Recebe o casal para degustação?

Esta pergunta é essencial porque vocês não podem escolher os docinhos só lendo o menu ou vendo fotos, precisam prová-los para definir e descartar as opções. As degustações fazem parte do orçamento e vocês devem marcar um dia para ir até o lugar para ver pessoalmente e saborear todos os itens.

5. Fornece os itens de apresentação?

Alguns fornecedores incluem o material de apresentação dos doces, como copinhos, taças, recipientes, pratos e forminhas. Isso facilita para que vocês não precisem ir atrás desses itens separadamente.

Lya Rocher Fotografia
Lya Rocher Fotografia

6. Faz a montagem da mesa?

Questionem sobre quem vai montar a mesa dos doces e se a própria doceria tem uma equipe responsável para dar esse suporte. Ninguém melhor que os profissionais para manusear os doces e saber até quando podem ficar expostos antes da celebração começar.

Vocês também precisam envolver o decorador nesse processo porque a mesa de doces ganha arranjos de flores para casamento e outros elementos de decoração. Eles podem trocar ideias e ver o que fica melhor para todos, principalmente para os desejos do casal.

Lya Rocher Fotografia
Lya Rocher Fotografia

7. Tem referência e portfólio?

Busquem referência do profissional e da doceria, perguntem se eles podem fornecer os contatos de alguns clientes ou vejam com amigos que se casaram e que vocês gostaram dos docinhos e de como foram servidos e apresentados.

Chequem a experiência do profissional, o tempo de mercado e peçam um portfólio com fotos das mesas decoradas com os doces. Deixem claro tudo que vocês querem e tirem as dúvidas para que o resultado seja melhor do que o esperado.

Daiane Moraes Photo
Daiane Moraes Photo

Quando chega perto do final da celebração e a mesa dos doces é liberada, os convidados que dançaram as músicas do casamento e ainda vão aproveitar até o fim, sentem vontade de comer um bom docinho para repor a energia (ou vários!). Então, escolham com carinho e atenção tanto o profissional quanto os alimentos para essa etapa do enlace ser um sucesso. É fundamental que vocês encontrem um fornecedor em que confiem para ficarem tranquilos e terem um parceiro que fará diferença na festa.