Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

10 Docinhos típicos do Brasil (e releituras!) que farão sucesso na recepção

A gastronomia brasileira tem uma pitada dos povos originários, uma pitada africana e uma pitada portuguesa, e essa é a sua mágica! Combinações deliciosas e suas releituras em verde e amarelo. Veja uma lista de doce finos com o DNA do País!

Ainda sem o buffet do casamento? 🍽
Peça informações e preços a negócios de Buffet perto de você
Doces finos de casamento

Doces finos de casamento

A mesa de doces do casamento é uma atração à parte na recepção, ainda que as iguarias estejam ali somente para para acompanhar o bolo do casamento. Ainda assim, os docinhos fazem parte do imaginário brasileiro quando o tema é uma celebração, e no universo nupcial eles podem ganhar releituras gourmet incríveis. Os doces típicos do Brasil podem (e devem!) estar no seu grande dia, seja com um toque refinado ou com sabores que farão os anfitriões e os convidados viajarem em belas memórias até a infância. Vejam esta lista bem completa e deliciosa com exemplares que podem ter muito êxito entre os convidados. Irresistíveis.

Doces finos de casamento

1. Brigadeiro

Talvez só os brasileiros saibam que, além de delicioso o brigadeiro pode ser muito versátil, de muitos sabores e ser apresentado em diferentes formatos. Para os enlaces clássicos, onde figuram elementos tradicionais, o brigadeiro simples feito de chocolate é perfeito, mas ele pode ser apresentado em copinhos e ganhar ingredientes gourmet, como chocolate belga, ganash, pepitas de chocolate etc. Esses itens irão conferir mais elegância a esse doce típico do Brasil

Brigadeiro gourmet de casamento

  • Brigadeiro de cupuaçu e capim santo

E também existe a possibilidade de investir neste docinho de forma reinventada, com sabores mais brasileiros e diferentes, como o brigadeiro de cupuaçu e capim santo, os novos queridinhos do mundo nupcial. Seus sabores fortes garantem sobremesas interessantes e que valem a pena serem provadas. 

Brigadeiro gourmet de casamento

2. Quindim

O quindim tem origem em Portugal, mas foi no Brasil, durante o período colonial que ele ganhou o formato e a receita que tem hoje, adaptado aos ingredientes encontrados no Brasil, ou seja: é um doce que reflete a bela mistura brasileira, um mosaico cultural que deu muito certo. Feito com gemas de ovos, um ingrediente de sabor intenso, é preciso ser feito com todo cuidado, para que o seu aroma e a textura estejam no ponto certo e, na receita, mais usada, as amêndoas portuguesas foram trocadas pelo nosso coco tropical, mas os noivos podem inovar como quiserem! Pode produzido em tamanhos reduzidos, e assim a apresentação ficará mais delicada.

Doces típicos do Brasil

3. Romeu e julieta

Para quem prefere um sabor mais sutil, o Romeu e Julieta pode ser a proposta perfeita. A combinação da goiabada cascão com o queijo pode ser também, apresentada de muitas formas diferentes, sempre atendendo o estilo da festa de vocês. Esses sabores típicos de Minas Gerais podem ganhar a forma de uma infinidade de doces, do brigadeiro ao macaron, a opção perfeita para uma sobremesa com muita personalidade.  

Doces típicos do Brasil

4. Beijinho de coco 

Como não despertar lembranças de infância quando pensamos no delicioso beijinho de coco? O tradicional docinho, conhecido por estar presente em festas infantis, pode ganhar um toque gourmet se for recheado com chocolate de amêndoas e ganhar uma apresentação com mais requinte, mas o sabor segue intacto.

Doces típicos do Brasil

5. Bala de coco

E na mesma linha de sabor da infância estão as delicadas balinhas de coco. De diversas cores e com textura inesquecível, elas podem trazer uma alegria e leveza para sua mesa de doces. Caso queira realçar as festas de infância optem por embrulhá-las em papel crepom com as cores da sua paleta. Mas se prefere dar um toque mais clássico pode apresentá-las em suportes e bandejas.

Doces típicos do Brasil

6. Mini churros gourmet

Apesar de ter origem ibérica, os churros são muito populares no Brasil e no País ganham uma característica que o torna único: em outros países os churros não têm recheio, enquanto aqui possuem uma cavidade interna para ser preenchida deliciosamente com doce de leite ou chocolate. Os mini churros em um copinho de doce de leite ou chocolate vão saciar os paladares daqueles que amam esta sobremesa depois da pista de dança, e podem ser servidos de forma mais luxuosa ao final do jantar.

Doces típicos do Brasil

7. Olho de sogra

O mais interessante da história desse docinho é a origem do seu nome tão curioso. Conta-se que surgiu por um erro na receita do beijinho. Era de costume que as futuras sogras fossem à casa das futuras noras para ensiná-las a cozinhar, e em uma dessas visitas, uma noiva ansiosa misturou por acidente ameixas ao doce de coco. Para que não estranhassem o gosto, a “nora” colocou pedaços de ameixa para enfeitar o novo doce e quando questionada sobre a nova iguaria, teria dito: “esse doce foi feito pelo olho da minha sogra". Trata-se do clássico doce de coco ornamentado com ameixas pretas, que lembram um olho também.

Doces típicos do Brasil

8. Olho de sogro

E como não podia faltar depois do "olho de sogra"... Surgiu o "olho do sogro". A diferença é que aqui o docinho é feito com doce de coco e damasco, e em alguns casos banhado em chocolate, o que além de delicioso, causa um belo efeito visual.

Doces típicos do Brasil

9. Cocadinha

Versátil e sempre presente nas famosas festas juninas, a cocadinha tem versões variadas, como a de coco branco ou queimado, amendoim, castanha, abóbora ou gergelim. Pode ser decorada com lasquinhas de coco e também servida tanto em "estado bruto", que tem o seu charme, quanto em copinhos. 

Doces típicos do Brasil

10. Queijadinha

Docinho típico que tem a apresentação muito semelhante a cupcake. E uma curiosiadade ótima sobre essa iguaria é que, apesar do nome, não tem queijo em sua composição. A base da receita é leite condensado, açúcar, coco, manteiga e ovos. Diz a lenda que essa foi uma influência africana nos tempos coloniais, substituindo o queijo pelo coco.

Doces típicos do Brasil

Com água na boca para provarem essas delícias e decidirem qual incluir no cardápio? Entre as várias opções, escolham aquelas que mais combinam com o gosto de vocês e com o estilo do casamento, para que sejam servidas por garçons ou colocadas na mesa e ainda fazerem parte do décor. Doces tradicionais para casamento podem ter um toque de brasilidade, que deixará os docinhos e a recepção mais especiais.

Ainda sem o buffet do casamento? 🍽
Peça informações e preços a negócios de Buffet perto de você