Estúdio Maria
Estúdio Maria

Antes mesmo de encomendar os convites do casamento, toda mulher já entra naquele dilema de achar o sonhado vestido de noiva que valorize sua silhueta e esteja de acordo com a proposta de cerimônia que está planejando. Porém, um grande trunfo que eleva com charme todo visual é o modelo do penteado do casamento adequado, é ele que complementa com classe e consegue enriquecer ainda mais o look.

Mas, além de se harmonizar com o conceito do dia, precisa acompanhar sua personalidade e, acima de tudo, conseguir adaptar-se ao corte e tipo de cabelo. Por isso, hoje mostramos 6 estilos de penteados vintages e um deles pode ser o ideal para você.

Anos 20

O grande marco dos anos 20 são as ondas vincadas para um efeito marcante, nessa década não se usava cabelos tão longos, e se está à procura de um penteado de casamento para cabelo curto, pode valorizar suas madeixas com o efeito vincado, em um coque ou solto. O chanel curto é com certeza o corte de cabelo mais simbólico da década de 20, e você pode inspirar-se com a atriz Louise Brooks, por exemplo. O headband pode ser o acessório ideal ao penteado.

Cymbeline
Cymbeline

Anos 30

Nessa década os cabelos cresceram um pouco, eram usados modelos bem ondulados, também conhecidos como Finger Waves (método conhecido como "ondas de dedos"). Hoje temos utensílios que facilitam qualquer processo estético, mas naquela época as mulheres usavam pentes, alfinetes e os dedos para conseguir o efeito de "S", e o resultado era obtido tanto em cabelos longos quanto em curtos.

Victor Silverio Fotografia
Victor Silverio Fotografia

Anos 40

Uma década marcada por conflitos mundiais, em que as mulheres no pós guerra priorizavam a liberdade e o glamour. O marco da época foi a permanente, assim os penteados de cabelos cacheados para casamentos e festas eram os mais requisitados. Os cachos eram esculpidos tanto em cabelos curtos como nos mais compridos. Nos semi-longos, o ideal é fazer os cachos da metade do cabelo para baixo, com brushing para trazer leveza e movimento aos cachos. Pesquise os penteados de Ava Gardner ou Greta Garbo, que eram fãs desse estilo.

Dande Porto Fotografia
Dande Porto Fotografia

Anos 50

Essa década foi icônica com os cabelos estilo Pin-Up, que revolucionaram com sua pegada sensual com modelos de vestidos de festa bem justos, a ponto de marcar a silhueta e acompanhar uma maquiagem forte, com destaque aos batons escuros. O penteado precisa de fios com volume, ondas e cachos bem marcados, mas os topetes perfeitamente alinhados são a marca registrada dessa época e estilo.

Beatriz Barros Beauty Artist
Beatriz Barros Beauty Artist

Anos 60

Os anos do rock'n'roll, além de ressaltar as saias rodadas, ganharam volume nos cabelos, e, muito volume. Os penteados eram marcados por cabelos volumosos e sempre intactos por conta do laquê (spray fixador). As faixas nos cabelos também eram peculiares à década e poderá ser adaptada ao look noiva. Se queria encontrar um penteado que combine com um vestido de noiva princesa ou um vestido midi, tão usado na época, um modelo de coque com volume no centro da cabeça é referência, e uma faixa ou tiara mais larga dão o toque final.

Eglantine Créations
Eglantine Créations

Anos 70

A liberdade é uma das grandes tônicas dos anos 70, especialmente para as mulheres que, em questões estéticas, foram bastante inspiradas pelo efeito Woodstock. Os cabelos se apresentavam bem longos e desconstruídos, foi o auge do frisado ou cachos soltos, que se tornaram referência. Se a ideia é acompanhar uma cerimônia boho, mais informal, também pode apostar em um penteado com trança para casamento ou em uma coroa de flores ou uma headband, ambos estarão em perfeita harmonia com o seu vestido de noiva de renda.

Lascivité por Camila Machado
Lascivité por Camila Machado

Busque referências que se adaptem ao tipo e volume do seu cabelo, sempre levando em conta se vai ou não usar o véu e o tipo de decote do seu modelo de vestido de noiva. Os acessórios de cabelo dão o charme ao penteado e, certamente, devem estar de acordo com o tipo de decoração de casamento e com o estilo de look escolhido.