Clebert Gustavo Fotojornalismo

Não há como negar: organizar um casamento dá muito trabalho, afinal, são muitos pequenos e grandes detalhes que devem ser pensados, desde a decoração de casamento, passando pela escolha do buffet até chegar ao tão sonhado vestido de noiva e todos os acessórios para que tudo seja perfeito. Se vocês são noivos perfeccionistas e precisam ter certeza de que tudo sairá do jeitinho como sonhavam, esse será um período de muito estresse, muitas preocupações e, consequentemente, algumas noites sem dormir.

Mas acalmem-se! Existem alguns segredos que os novos noivos ainda não conhecem e que irão revolucionar tudo o que você pensava sobre a difícil tarefa de planejar um enlace. Confiram as dicas que ninguém conta e garantam a sua tranquilidade antes e depois de enviarem os convites de casamento.

Studio Quality

1. Pressa, a inimiga da perfeição

Leu o provérbio e já pensou: “ainda bem que comecei os preparativos muito antes”? Pois bem, esse ponto é exatamente para você. Não, não se trata do erros que podem ocorrer ao saírem em busca de como fazer as lembrancinhas de casamento, mas sim da pressa em começar todos os preparativos antes do ideal! Claro, vocês devem estar muito empolgados e ansiosos para começar a organizar tudo, mas não devem agir por impulso.

Não façam reservas ou contratem fornecedores já no dia seguinte ao noivado, as coisas podem tomar diversos rumos nessa trajetória e uma decisão precipitada pode não se encaixar com o que vem pela frente. Tomem algumas semanas para conseguir enxergar a ideia geral que desejam para o evento e decidam tudo com calma. Façam uma lista de tarefas com um cronograma organizado do que deve ser feito primeiro e depois e siga essa programação, respeitando o tempo certo para cada tarefa, seja para a escolha dos modelos de convite de casamento ou para agendar as provas do vestido.

Frade Produções

2. Enxerguem o evento como um todo

Partindo da dica anterior, para iniciar as escolhas e decisões é muito importante conseguir imaginar o casamento de fora, como um todo, e não pensando em cada detalhe separadamente. Vocês devem ter essa imagem do evento em conjunto para conseguir tomar as melhores decisões. De nada adianta escolher as flores para casamento sem antes visualizar como querem o espaço e o tipo de decoração que querem no local. Montem antes um plano de como será a festa, para que depois possa ir comprando cada item individualmente, mas sempre respeitando o conceito escolhido. Saber harmonizar todos os elementos em volta desse estilo escolhido é um dos grandes segredos para o seu sucesso.

3. Separem em duas lista o que “Querem” e o que “Precisam”

Conseguir seguir dentro do orçamento estipulado é um dos grandes desafios da maioria dos noivos. Saber se organizar previamente neste quesito também é dos grandes segredos para o êxito da festa, sem que acabe com a situação financeira de vocês. Para isso, tentem separar o que é imprescindível e necessário no casamento daquilo é  "apenas" sonhosde consumo. As coisas necessárias são aquelas indispensáveis para poder realizá-lo, e muitas delas estarão nas duas listas, mas coloque estas como prioridade. Se ao final tiverem que abrir mão de algo, a lista de “Desejos” ajudará a não prejudicar o evento e ainda se manterem dentro do orçamento.

Fábio Penna Fotógrafo

4. Conheçam bem seu orçamento 

E agora que já conseguiram separar em duas listas aquilo que deve estar na sua festa e aquilo que pode ser incluído se o orçamento permitir, é a hora de se familiarizar ao máximo com este último. De nada adiantará ter uma lista com tudo o que podem excluir da festa sem conhecer o quanto podem gastar. Se não se derem conta da necessidade de economizar é perigoso incluir tudo na lista de prioridades, um erro terrível. Saiba exatamente o quanto vocês podem gastar e dividam as quantidades que devem ser destinadas a cada item. Usem a ferramenta de orçamentos de Casamentos.com.br e dividam muito bem o seu dinheiro, para não subir os gastos mais do que se pode. Organizando-se bem é possível incluir tudo o que sempre sonharam, sejam os modelos de lembrancinha de casamento que combinam com a proposta do décor, até os docinhos dos quais não abrem mão, para acompanhar o bolo.

5. Não queiram se encarregar de tudo!

Muitos podem pensar que "só ficará bem feito se feito por mim", mas tenham em mente que ser noivo e noiva não é uma tarefa simples. São muitas decisões, muitos afazeres e vocês podem não dar conta de tudo. Peçam ajuda! Padrinhos, madrinhas, mãe, pai e cerimonialistas são essenciais para que tudo esteja perfeito no grande dia. Com o auxílio deles o estresse de vocês pode diminuir e a atenção pode estar voltada para questões necessárias, e vocês encontrarão mais facilmente soluções para imprevistos se estiverem com a cabeça mais tranquila. Não deixem acumular tarefas nas costas, deleguem funções e façam da organização do casamento um momento prazeroso.

Diego Ferraz

6. Personalizem para chamar de seu

Um casamento marcante é aquele que transmite exatamente o estilo dos noivos e essa é uma das grandes tendências atuais, personalizar todos os detalhes para deixar a festa marcada como única. Pequenos toques pessoais podem trazer essa sensação para o seu dia. Uma foto do casal, incluir um detalhe importante da vida dos dois na decoração, um tema diferente, rótulos personalizados com as iniciais e a data da festa para lembrancinhas, bem-casados ou até mesmo para uma bebida feita sob medida para a festa de vocês. Ainda que sejam pormenores, eles darão o charme pessoail que um enlace pede. 

7. Acompanhem de perto a suas tarefas e prazos

Ter uma agenda e lista de tarefas com o cronograma detalhado são essenciais para a organização. Só aquela que perdeu a prova de um modelo de vestido de niova não ter se organizado sabe como isso pode influenciar no cronograma de outras atividades. Para que tudo esteja sob controle vocês devem acompanhar muito bem como está sua lista de tarefas: o que já foi feito, o que está pendente, qual fornecedor já foi contratado e, claro, quem dos convidados já confirmou a presença. Aproveitem a agenda do Casamentos.com.br, programando o que está pendente e excluindo aquilo que já foi feito. Se pular essa etapa muitas coisas podem fugir do controle e tudo ficará muito mais difícil de se encaixar.

Everton César Fotografias

8. Tirem um tempo livre

E além de todas essas etapas e funções para conseguirem uma festa perfeita, devem também preservar o estado de espírito de vocês, que deve chegar ao altar em sua melhor forma! Parem por alguns dias e tentem esquecer todas as funções que ainda têm pela frente: isso é necessário e essencial. Reservem um dia da semana para um spa à dois para recarregar as energias, um jantar romântico para relembrarem a razão da festa, ou quem sabe uma pequena viagem antes do grande dia. Peguem um fim de semana de férias do papel “noivos” e aproveite para descansar junto com na companhia de um e do outro!

Ninguém disse que seria fácil, mas hoje com a facilidade de informações vocês conseguem encontrar dicas essenciais para se organizarem nessa etapa da vida que exige bastante dedicação e trabalho. E quando a música de casamento tocar e for a hora de calçarem o sapato de noiva e o do noivo vocês terão a certeza de que tudo valeu a pena!