Alexandre Caipora
Alexandre Caipora

As listras nunca saem de moda e podem fazer a festa de um casamento de uma maneira descontraída e até luxuosa. Listras de tons escuros, claros e metalizados viram estampas de objetos decorativos, de artigos do buffet e da papelaria.

Neste artigo, vamos mostrar que é possível usar listras, sim, e não só estampas tidas como românticas, como as florais, por exemplo. Para os casais que desejam um estilo de enlace minimalista ou aqueles que almejam algo mais moderno e diferente do usual para a decoração do casamento, as listras são a escolha certeira para o dia C de vocês.

Pousada Dos Sonhos
Pousada Dos Sonhos

Nas mesas

As listras podem estar presentes nas toalhas de mesa, principalmente se forem finas. Assim, a louça terá que ser lisa ou com um detalhe na estampa com as mesmas cores da toalha. Já o listrado nos pratos pede toalhas ou modelos de sousplat de cor neutra para a louça ser o destaque da mesa dos convidados. O sousplat também pode receber listras, ainda mais se for feito de tecido. Nesse caso, não precisa de toalhas, e a louça de uma cor só é a opção mais acertada. Se querem tudo com apenas uma cor ou duas, tanto na mesa quanto na louça, as listrinhas pode entrar nos guardanapos. 

Uma alternativa para a mesa do bolo e docinhos é o uso da passadeira, aquela toalha estreita que é colocada no comprimento da mesa retangular. A estampa de listras dá um charme a mais para as delícias que serão oferecidas.  

Diogo Sallaberry Fotografia
Diogo Sallaberry Fotografia

No bolo

O símbolo da recepção merece ganhar listras também. Podem ser finas e grossas, fazendo um dégradé ou listras do mesmo tamanho intercalando duas ou mais cores. As listras no bolo garantem elegância, saem do óbvio e deixam com ar moderno. As listras podem ser feitas de pasta americana ou com o próprio chantili para cobrir os andares da sobremesa e destacá-lo em meio à mesa de doces da festa.  

Sim de Cinema
Sim de Cinema

No convite 

O primeiro item de papelaria pode receber listras e modernizar o envelope. Não deixa de ser romântico, pelo contrário. As listras de azul marinho e branco combinam muito bem com o tema praiano. Já as listras de tons pastéis vão com o estilo campestre e shabby chic.

Lavige
Lavige

É só escolher uma cor da paleta de cores leves para juntar a uma cor neutra, como branco ou nude. Ou usar os tons para fazer uma estampa de listras coloridas. Os mais ousados podem optar pelas listras pretas e brancas para um enlace urban chic, que é na cidade, depois ou não da cerimônia na igreja. O convite listrado ganha status de contemporâneo e pode surpreender e já preparar os convidados para o grande dia que está por vir.

APaniPhotos
APaniPhotos

Nas lembrancinhas

As listras ficam bem nas forminhas dos docinhos e no tecido que embrulha os bem-casados e a tampa do recipiente do bolo no pote. A estampa também pode ser o carro-chefe das embalagens de lembrancinhas do casamento, fazendo com que tudo de papelaria fique gracioso.

Delicass Confeitaria
Delicass Confeitaria

E se estamos falando sobre uma estampa que não sai de moda, que tal unir esse conceito a outro clássico que jamais sairá de moda no Brasil? Sim, as havainas! Essa lembrancinha será útill para todos os convidados, inclusive durante a festa, quando algumas amigas poderão se livrar do salto alto para dançar com seus chinelos personalizados com iniciais do casal ou outro símbolo.

Sal e Pimenta Personalizados
Sal e Pimenta Personalizados

Nos detalhes inesperados

A possibilidade de colocar essa estampa no itens principais do décor é mais fácil, porém, é sempre possível acrescentar um toque original à recepção. Se o evento tiver um lounge, por exemplo, com sofás e pufes para criar um clima aconchegante aos entes queridos, apostem nas almofadas listradas. Os encostos e assentos das cadeiras também podem ser listrados e atender a temática do dia C.

E que tal objetos bem específicos, como uma prancha de surf se a festa for na praia, ou um pique-nique com toalha listrada para um chill out no campo? 

Lillian West
Lillian West

O tema listras combina com a praia, com o campo e com casas de festas na cidade. Listras escuras mescladas com tons neutros ficam bem com enlaces em qualquer período do dia e as listras de tons claros ornam com casamentos diurnos, além de poderem ser misturadas com outros prints, como os florais, e também harmonizadas com flores nos arranjos da decoração de mesas. As listras são, afinal, um clássico.