A KombinhaA Kombinha

Para muitos casais, o sonho de criar uma perfeita decoração de casamento começa muito antes de marcar a data ou até mesmo de encomendar os convites de casamento, já faz parte dos planos dos noivos desde a época do namoro. Logo que começam os preparativos para o grande dia, se envolvem a ponto de cuidarem de cada detalhe, garantindo que o seu enlace expresse sua personalidade, e ainda surpreenda seus amigos e familiares.

Mas, determinados elementos que pensam ser imprescindíveis, podem não ter a mesma importância para os convidados, como, por exemplo, investir um grande valor em taças importadas para o brinde, e não calcular bem a quantidade de bebidas. O ideal é saber o que realmente é necessário providenciar para recebê-los bem e o dia ser um sucesso. Por mais que estejam mega empolgados com a organização, precisam manter o foco no que é fundamental e que fará toda a diferença para os convidados. 

Wanderson Carneiro FotografiaWanderson Carneiro Fotografia

1. Informações adequadas

Por mais que desejem colocar charme em todos os itens, se o papel do convite de casamento for importado (com valor muito maior), ainda que seja maravilhoso, para os convidados isso não será de tanta importância. Eles irão apreciar, claro, mas o que realmente vale para eles é que tenham as informações corretas e completas. Por isso, deixem todos os detalhes, como loca, horário e dress code bem especificados e, no caso da cerimônia de ser num local afastado, coloquem um mapa atrás ou em anexo.

2. Espaço para circular

Mesmo que o objetivo seja celebrar com um mini wedding, ao escolherem um local muito pequeno a circulação será prejudicada, podendo gerar aglomeração, principalmente se a ideia é incluir uma pista para dançarem sem receio as músicas de festa de casamento bem animadas. Será bem difícil que consigam se divertir ao dançarem espremidos. Portanto, certifiquem-se que o espaço seja adequado ao número de convidados, conversem com os responsáveis do local, e informem-se sobre a metragem da área comum.

Dream Image - Foto e FilmeDream Image - Foto e Filme

3. Cerimônia sem grandes atrasos

Mesmo sendo um costume a noiva atrasar, a não ser que aconteça um imprevisto, não abuse, principalmente se a cerimônia for longa. Há rituais que chegam a durar duas horas, causando um certo desconforto para alguns convidados, especialmente os mais idosos e as crianças. Sendo assim, tentem ser pontuais ao máximo, e conversem com o celebrante quanto à duração da cerimônia.

A execução dos serviços também deve ser planejada, incluindo o início do coquetel, o início do jantar, a hora do brinde e o corte do seu bolo decorado de casamento. Tudo precisa de sequência, evitando grandes pausas, como uma coreografia. Isso irá encantar os convidados. 

Vitor Braga FotografiaVitor Braga Fotografia 

4. A comida

Uma festa de sucesso proporciona boa comida, porém o importante é que tenha suficiente para todos os convidados, por isso assegurem-se que não saiam da sua festa sentindo uma pontinha de fome! Se não há orçamento para servir camarão prefira uma alternativa mais econômica, como um buffet de comida caseira ou regional, porém com fartura.

Inclusive quando a opção é um coquetel, deve ter uma quantidade adequada, não deixe que seus convidados sintam que não podem comer à vontade. O mesmo vale para a sobremesa, doces e o bolo que, além de lindo e delicioso, deve atender a todos.

Elaine Coelho FotografiaElaine Coelho Fotografia

5. Trilha sonora animada e emocionante

Para uma festa animada, a trilha sonora tem que ser boa. Se vocês optarem por uma banda ou um DJ, façam um esforço para pesquisar, entrevistar e contratar os profissionais certos, que se encaixem com o seu perfil e com o estilo da maioria dos convidados. Afinal se tocar só tocar músicas instrumentais de casamento a recepção pode acabar mais cedo do que o previsto, o ideal é que levem uma playlist com a trilha que não pode ficar de fora. Além de alegria, a sonoridade precisa estar equilibrada, para que os convidados não tenham que gritar para poder conversar.

6. Serviço de bar impecável

O mesmo critério da comida deve ser adotado com as bebidas. Se não é possível investir numa carta completa no serviço de bar, optem pelo básico que dá muito certo, como a cerveja e vinho ou só um deles, que sempre agradam. O fundamental é que a quantidade seja suficiente até o final da festa, buscando sempre por fornecedores que oferecem boa qualidade. Sem dúvida, os convidados não lembrarão da beleza dos cristais, mas sim que acabou no meio do jantar ou causou dor de cabeça no dia seguinte, algo que vocês não querem!

Salute CoquetelariaSalute Coquetelaria

Além de cuidar dos mínimos detalhes para oferecer uma recepção perfeita, a felicidade que o casal expressará enquanto declamam frases curtas de amor durante os votos ou quando dançarem a primeira música de casamento como oficialmente casados, é uma prova que tudo valeu muito a pena. Por isso, aproveitem seu dia mais do que todos, afinal é um momento único e mágico. E o maior segredo de uma inesquecível celebração do amor é vivê-la junto com as pessoas mais queridas para vocês.