Personalità Eventos
Personalità Eventos

Vamos aos fatos: organizar um casamento é das tarefas mais trabalhosas. A série de decisões e todo o estresse envolvido afastam muitos casais da ideia de fazer uma cerimônia tradicional, o que inclui o dilema sobre quem estará na lista dos que receberão os convites de casamento, um orçamento alto, as pressões sociais e, agora, as medidas de segurança durante uma pandemia que torna inviável eventos com as proporções de antes. Tudo isso pode influenciar, e até fazer perder a magia e a graça do dia C. E é justamente neste quadro que o elopement wedding surge como uma ótima ideia àqueles que querem festejar o amor pulando possíveis etapas de uma grande celebração. 

Elope, em inglês, significa “fugir”. Elopement wedding pode ser lido, então, como uma espécie de “fuga para casar”. Na prática, é uma modalidade de casamento mais intimista no qual o casal escolhe um lugar mais reservado ou até mesmo realiza uma viagem para, sem a presença de amigos e familiares (ou na presença de bem poucos), dizer o "sim". Nele, o foco é apenas o casal, que não tem de se preocupar em dar atenção nem de cuidar de mais alguém que não seja a sua cara-metade e as frases curtas de amor reservadas para a sua pessoa especial. A lista de benefícios envolve uma série de questões que iremos resumir aqui em cinco tópicos.  

Vero Fotografia
Vero Fotografia

1. Maior intimidade

O casamento tradicional envolve uma certa ”prestação de contas” aos amigos e familiares. Algo que já começa antes da festa, com muitos pitacos do que servir, o que vestir, quem chamar e etc, e das medidas para garantir o bem-estar geral no evento. Além disso, no grande dia é preciso dar atenção a todos, fazer pausas para fotos com eles e garantir que os convidados estejam bem acomodados e servidos, entre uma série de contratempos.

O que não blinda o casal das reclamações e descontentamentos alheios. Na nova modalidade, a equação é simples: quanto menos gente, menor o estresse. O elopement wedding pode se resumir ao casal ou a ele e pouquíssimas pessoas (geralmente até 15), garantindo o máximo de tempo para curtir e aproveitar cada segundo com o seu amor. Há espaço para aproveitar e relaxar com seu par sem receio de julgamentos. Logo, é uma solução muito mais romântica e autocentrada no que ambos querem e desejam de fato.

Chácara Tomazela
Chácara Tomazela

2. Planejamento simplificado

É completamente diferente pensar uma celebração para duas ou para 200 pessoas. Ainda que exista planejamento na cerimônia a dois, ela elimina alguns quesitos, como aluguel de mesas e cadeiras e outros itens, já que o espaço da cerimônia só precisa de um ambiente para vocês. Ainda que vocês pensem em uma decoração de festa de casamento, ela será mais simples, já que o espaço da cerimônia é menor, e isso vale também para o buffet, que será pensado para pouquíssimas pessoas.

Ainda que o planejamento seja essencial, são menos fornecedores a se pesquisar e a entrar em contato, menos negociações e contratos e menos pessoas envolvidas em tornar o sonho viável. Tudo é mais fácil, rápido e simples de ser resolvido.

Amor e Praia
Amor e Praia

3. Cerimônia econômica

Depois do tópico anterior, já ficou implícito que os gastos tendem a ser menores do que o casamento tradicional. Claro que tudo depende das escolhas que fizerem, mas em um elopement wedding a união deixa de ser um evento que envolve um grande planejamento financeiro, com muitas parcelas em aberto e, possivelmente, algumas dívidas. Certos luxos, improváveis num contexto diferente se tornam palpáveis, como, por exemplo, o de investir num traje de grife ao invés de um vestido de noiva barato.

Parte do dinheiro economizado também pode ser revertido num destino mais caro como cenário do enlace e da lua-de-mel. E não se surpreenda se tudo isso for ainda mais em conta do que uma grande festa realizada do lado de casa. 

Cerimônia Folk
Cerimônia Folk

4. Festejos onde quiser

Que tal declamar os seus votos diante de um cânion, de uma cachoeira ou mesmo de uma geleira? No elopement wedding é possível. Como o foco é o casal e só ele, não há amarras que os impeçam de fazer as juras em locais pouco ortodoxos ou sem estrutura montada para receber eventos. É uma solução linda e diferente, que oferece prato cheio para quem irá fotografar. Basta exercitar a criatividade. Da Torre Eiffel a um deserto, qualquer lugar pode vir a emoldurar esse momento.

Eternità
Eternità

5. Liberdade total

Já falamos que a proposta é libertadora, mas não no quão pode ser. Isto porque deixa à escolha do casal quais tradições serão seguidas ou não. Longe das amarras de ter que fornecer um evento para dezenas ou centenas de pessoas, de um lugar alugado ou reservado e da necessidade de festa, pode-se subverter a ideia do que vestir, do que comer e de como celebrar. Neste cenário, um vestido de noiva vermelho e outros desejos bem únicos do casal passam a ser algo menos afrontoso, não é mesmo?

Sítio Três Sóis e Uma Lua
Sítio Três Sóis e Uma Lua

O elopement wedding é, antes de tudo, uma solução prática, moderna e romântica de quem compreende que um evento para centenas de convidados não é item essencial para a felicidade do casal, especialmente em um momento como o que se vive agora, onde não é possível aglomerar-se. Com um evento íntimo, apenas com os pombinhos e uma decoração de casamento que tenha sua essência, tudo pode ser igualmente perfeito. É a chance do par viver sem culpa, pagando menos e com mais tempo para si, cada minuto desta nova fase iniciada na troca de alianças. E de dançar as músicas de casamento onde der na telha.