Bruno Ferreira Fotografia

Um casamento religioso requer um cuidado redobrado durante a organização, pelo fato dos casais, além de se preocuparem com aluguel, com a decoração da igreja para o casamento e com a preparação do espaço onde será recepção e a festa, também devem tomar esses mesmos cuidados ao pensar nos trâmites que um enlace religioso exige e em que igreja desejam realizar a cerimônia.

Para isso, além de levar em consideração o número de pessoas que vão receber o convite de casamento, é preciso observar alguns outros quesitos para saber o tamanho ideal deste local. Quando a música de casamento tocar, vocês querem entrar pelo corredor confiantes de que fizeram a escolha correta, por isso este artigo traz alguns itens que devem receber sua atenção na hora da escolha do tamanho ideal da igreja.  

Morada14

Antes de enviar os convites

Este será o ponto de partida para saber o tamanho do espaço que irão necessitar: o mínimo e o máximo de amigos e familiares que desejam chamar para o dia C. Já finalizaram a lista e estão com o modelo de convite de casamento preparado para o envio? Então é a hora de limitar o que vão precisar para a cerimônia.

Saibam se aquela igreja pode acomodar confortavelmente todos os convidados que estão na sua lista. Se vocês não abrem mão da igreja, comecem a fazer os cortes necessários para fazer com que todos caibam no local, essa deve ser a decisão antes de enviar os convites: se for necessário, devem decidir se abrem mão do local ou do tamanho da lista de convidados.

Quin Drummond Fotografia

Capela vs Catedral

Ambas podem te proporcionar o que buscavam: uma cerimônia religiosa belíssima, onde recebem uma bênção como marido e mulher com o ritual da crença que seguem. Mas há diferenças essenciais entre elas, e tudo começa com o seu tamanho. As catedrais são mais imponentes, e combinam com enlaces que tenham esta essência. Já as capelas são mais delicadas, simples e intimistas.

E isso tem tudo a ver com o seu casamento, preferem algo exuberante, com elementos que remetem a um estilo mas luxuoso, ou optam por algo mais pessoal e íntimo? Se tendem mais para um estilo de mini wedding, prezando por uma decoração de casamento simples, preservando um caráter pessoal, talvez a capela seja a melhor escolha. Mas se preferem seguir um estilo clássico e exuberante, a catedral atenderá aos requisitos tanto do gosto dos noivos quanto do protocolo de um enlace religioso.

Paulo Garcia Fotografia

O interior

No mesmo sentido da dica anterior, é importante lembrar que as grandes igrejas, na maioria das vezes, possuem uma diferença bastante evidente quanto à sua elaboração arquitetônica interior e de seus arranjos, quando comparada com igrejas menores. Aquelas que são conhecidas por sua grandiosidade geralmente possuem muitos detalhes em seu interior, afrescos nas paredes, tetos trabalhados, estilo barroco ou gótico onde o detalhismo é evidente.

Já as menores, normalmente possuem uma decoração interna mais minimalista e leve, sem tantos pormenores nas paredes e em seus tetos. Qual delas melhor combina com o estilo de evento escolhido e com a decoração para festa de casamento que pretendem preparar para a recepção?

Exposé Fotografia

Tipo de cerimônia

E se ainda estão em dúvida sobre qual igreja escolher, então considerem o estilo da cerimônia que pretendem celebrar em seu interior, isso pode guiar a escolha. Ainda que todos os tipos possam combinar com qualquer tamanho de igreja, é muito mais coerente optar pela igreja pequena e simples apenas para uma bênção e algumas belas palavras do celebrante. E, por outro lado, uma maior e mais clássica para um ritual mais longo e completo, como uma missa ou um culto. Esse pode ser o ponto decisivo se ainda não conseguiram chegar a uma conclusão.

Retrographic

Além do tamanho, a escolha da igreja também irá influenciar em muitos outros quesitos, como dress code e as especificações de tipos de modelos de  vestido de festa ou até mesmo do estilo escolhido para o visual do noivos, já que todos os elementos do dia C devem estar em harmonia, desde o local até o penteado para casamento e os acessórios que o noivo deseja usar. Considerem o estilo da igreja e seu tamanho quando forem decidir qual será o palco para a celebração do amor de vocês.