Camatti Eventos
Camatti Eventos

Quando o casal resolve a data e o local da festa chega o momento de escolher a decoração do casamento, que inclui decidir sobre a paleta de cores para o dia e também sobre os móveis da recepção. Um dos itens fundamentais dessa lista são as mesas para os convidados, que marcam a disposição do salão para comportar outros elementos, como banda, DJ, pista de dança, e locais de interação, e pensar no décor das mesas da recepção deve ser uma prioridade. 

São móveis grandes, que chamam a atenção e imprimem, à primeira vista, o conceito do décor escolhido para o enlace. Para deixar tudo harmonioso, há itens indispensáveis e atemporais que fazem parte de uma celebração clássica, com algumas regras de etiqueta que orientam a posição dos objetos na mesa.

Denis Silveira Fotografia
Denis Silveira Fotografia

1. Roupa de mesa

Não tem como fugir dos tons sóbrios em uma decoração de mesas clássicas para o casamento, especialmente em tons de branco, combinados com dourado ou prateado, para os enlaces mais tradicionais. E, para eventos elegantes que prezam por um toque contemporâneo, cores como verde, azul, vermelho, rosa e lilás. A roupa de mesa clássica é a toalha, que pode ser de seda, renda ou organza. Vale fazer aquela combinação tradicional de festas e colocar uma toalha de outra cor por cima da branca.

Se quiserem, optem pelo sousplat em cima da toalha, também para marcar e facilitar a troca do prato, evitar manchas e compor melhor a mesa, priorizando os que não são feitos de tecido. Os guardanapos de pano não podem faltar em cima do prato ou do lado esquerdo, com porta-guardanapo de preferência.

Paulo Miranda Photo & Cine
Paulo Miranda Photo & Cine

2. Louças atemporais

O menu clássico é o do almoço ou jantar, então haverá pratos e taças postos na mesa para cada convidado. Se a refeição for servida individualmente, pratos fundos para caldos e massas e os pratos rasos para carnes, saladas e guarnições.

No serviço americano os pratos rasos podem estar empilhados em uma mesa separada ao lado do buffet, para cada convidado pegar e se servir. O clássico pede a louça branca que pode vir com detalhes em dourado ou prateado na borda.

Paulo Miranda Photo & Cine
Paulo Miranda Photo & Cine

Já as taças são de cristal transparente, de vinho e de água, posicionadas acima da faca. Geralmente os garçons servem outras taças com as demais bebidas, como suco, refrigerante e uísque. As taças específicas de espumante também são oferecidas na hora do brinde e para abrir a pista de dança.  

Guilherme Lima Foto e Vídeo
Guilherme Lima Foto e Vídeo

3. Talheres (e sua dispoção)

Depende do que for servido, porque há facas especiais para peixes e outras com corte para carnes, mas enumeramos os talheres imprescindíveis:, tendo em conta que podem ser colocados mais um para os casos em que vários pratos são servidos, e ordem de utilização é sempre de fora para dentro. 

  • O básico é ter uma faca, que fica do lado direito do prato, o garfo é posicionado do lado esquerdo e uma colher de sobremesa acima do prato, conforme regras da etiqueta da mesa posta;
  • Em almoços ou jantares com entrada, prato principal e sobremesa, os talheres devem ser posicionados de fora para dentro, na ordem em que os pratos serão servidos;
  • Em um casamento, porém, o bolo é servido em fatias em pratos de sobremesa com as colheres;
  • Talheres prateados ou dourados são os mais comuns;
  • As posições (direita e esquerda) são observadas quando você está de frente para mesa

We Are Moments
We Are Moments

4. Velas para ambientar

Os castiçais completam o décor trazendo elegância para celebrações noturnas. Velas compridas e as redondas baixas de cor branca ou marfim são as mais presentes nas mesas. Podem estar uma em cada lado do arranjo central, mas você pode colocar algumas juntas em uma das laterais da mesa ou ao centro. Elas ajudam na composição e deixam o ambiente romântico, o que combina com a sua decoração de casamento simples e elegante. Há no mercado velas decorativas, que imitam as de verdade feitas com parafina. Essas de “mentira” acendem uma luz amarela e são boas para evitar gastos e acidentes.

A Bordo Fotografia
A Bordo Fotografia

5. Arranjos florais

O centro da mesa sempre pede um arranjo de flores para alegrar o conjunto da decoração. As flores dos casamento podem ser reais e/ou artificiais arrumadas em vasos, suporte aéreo colocado no teto ou em um arranjo baixo que ocupa todo o comprimento da mesa, misturado com velas, entre outros adereços. Os tons pastéis devem ser priorizados se o objetivo é uma mesa com décor clássico.

Meu Abrigo Fotografia
Meu Abrigo Fotografia

Nas mesas, o clássico dá origem aos outros estilos mais coloridos e estampados, chamados de table decor, porque saem do básico branco, cinza e preto. Portanto, vale dar atenção ao gosto de vocês e misturar outras estéticas no dia C se quiserem, porque o clássico “casa” com outros estilos também. O tradicional que se reinventa.