Ganske Fotos e Histórias
Ganske Fotos e Histórias

Por conta da preferência por casamentos em lugares abertos, principalmente em países de clima tropical, a decoração de casamento mais natural ganha destaque entre casais que querem fazer a cerimônia e a festa no mesmo lugar. O mesmo cuidado que precisam ter com as lembrancinhas de casamento, porque serão levadas para casa como recordação, pensar no tipo do gazebo ou tenda para o casamento ao ar livre é importante para que tudo aconteça conforme planejado e sonhado.

A estrutura é feita com diversos materiais para proteger o altar ou mesa da cerimônia, ou até para cobrir o lugar que os convidados ficarão para assistir ou para se sentar na hora do buffet ou algum ambiente específico, como bar e pista de dança. Alguns são usados para as fotos ou no trajeto dos noivos, para compor com charme todo o cenário, especialmente nos vídeos, enquanto escutam a música para entrada no casamento.

Foto Art
Foto Art

Do rústico à praia

É comum ter gazebos ou tendas na decoração de casamento rústico, porque complementa o uso da madeira nas cadeiras, bancos e mesas rústicas, bem como orna com as flores do campo que normalmente são utilizadas. Para celebrações na praia também fica perfeito, por combinar com a natureza e delimitar o lugar da celebração, criando um cenário bem romântico. Confiram algumas recomendações e ideias neste artigo e se surpreenda com as possibilidades de ter um gazebo em seu enlace.

Fazenda Pôr do Sol
Fazenda Pôr do Sol

1. O clima é que manda

Ao escolher a data da união, o casal precisa verificar qual é a previsão do tempo, mas, de qualquer maneira, casar-se a céu aberto requer a precaução de proteger do sol e da chuva. O conforto do par e dos convidados deve ser prioridade no dia C e os gazebos garantem espaços com sombra e o acolhimento das pessoas em caso de chuva.

O buffet esse tipo de casamento, ao ar livre, também merece cuidado e deve ser servido em local coberto. Por isso, os gazebos ou tendas são ideais para proteger, principalmente, os alimentos perecíveis que podem derreter ou até estragar no sol.

Florelia Flores e Decoração
Florelia Flores e Decoração

2. Convidados... indesejáveis

As temperaturas altas podem atrair insetos para as flores e para a comida, o que além de não higiênico, pode incomodar os convidados. Por isso, é bom deixar ao redor do gazebo repelentes naturais que, além de cheirosos, espantam os intrusos.

Sugerimos velas de citronela ou de laranja com cravos-da-índia espetados. Os óleos essenciais de lavanda e eucalipto também são boas opções para serem misturados na água e borrifados nas plantas.

Chácara Luz da Mata
Chácara Luz da Mata

3. Modelos e estruturas

Os gazebos de madeira são facilmente produzidos para os casamentos rústicos e geralmente são feitos com quatro pedaços de madeira para a base e uma cobertura vazada para ser enfeitada. Já os feitos de bambu são mais usados para cerimônias na praia por complementar a beleza do mar e da areia e segue o mesmo princípio do de madeira.

Alguns salões e locais de festa já possuem o seu próprio gazebo, que é aquele tradicionalmente encontrado no centro das praças de cidade do interior, o que acaba sendo um item pronto da decoração de festa do casamento. Há ainda as tendas feitas de alumínio e tecido de poliéster na cobertura, o que confere maior proteção contra o sol e são resistentes ao vento forte ou aquelas com a estrutura de aço carbono que também oferece estabilidade e é ideal para eventos longos.

Sitio Chuá
Sitio Chuá

4. Tamanhos

Um detalhe que precisa ser pensado antes de alugar um gazebo é o tamanho. Se será menor para o momento da cerimônia e cobrir apenas o celebrante e os noivos, ou será maior para abrigar todos os convidados, além de proteger o buffet e outros lugares da festa se for totalmente aberto.

Espaço Colibri
Espaço Colibri

5. Hora de enfeitar

O mais comum para enfeitar gazebos de madeira ou bambu é o uso de tecidos leves que podem ser colocados na cobertura e nas hastes laterais. O tecido chamado voil é ideal e deixa o gazebo muito charmoso e arejado. A cor deve combinar com a paleta escolhida na decoração, mas o branco não tem erro. Decorar o gazebo com flores campestres e folhagens fica lindo e devem ser as mesmas flores para o casamento. Enfeitar com pequenas lâmpadas é a opção de casamentos noturnos ou que vão começar à tarde e se estender pela noite. Se o casal é adepto à leitura, podem enfeitar com livros ou tiras de páginas.

Folha de Prata
Folha de Prata

O importante aqui é ter em mente que o gazebo faz parte da decoração com um todo, e deve estar em sintonia com toda a identidade visual do dia C, incluindo até o buquê de flores, para deixar harmonioso e com aquele toque especial.