Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

5 ideias para convites de casamento LGBTQIA+

Dicas para emocionar e surpreender os convidados das uniões homoafetivas e deixar o grande dia com a cara e o jeito do casal!

Ajudamos a encontrar convites profissionais para o seu casamento 💌
Peça informações e preços a negócios de Convites perto de você
gay lesbico lgbtiq+

gay lesbico lgbtiq+

Foi-se o tempo em que junho era muito aguardado somente por conta das festas de São João. Também “Mês do Orgulho”, ele é o período em que milhões de pessoas da comunidade LGBTQIA+ (e de fora dela) celebram a diversidade e o direito de ser quem se é e de poder amar sem ressalvas. Por exaltar as múltiplas identidades, junho abarca muitas das datas escolhidas pelos pombinhos apaixonados para um casamento gay, lésbico ou não binário.

Antes mesmo de subir ao altar, convém aos pares dar uma prévia da personalidade da cerimônia e festa nos convites para o evento. O material gráfico deve conter elementos visuais do tema proposto, que boa parte das vezes converge com a identidade visual da luta por igualdade. Se amar é um ato político, casar é um marco transformador nessa caminhada, que merece ser anunciada à altura da potência e da beleza do momento.

Por isso, nós do Casamentos.com.br pensamos em formas de imprimir autenticidade aos convites de casamento LGBTQIA+, aqui reunidos neste artigo. É nossa missão, e, propósito, celebrar o amor em todas as suas formas, visão esta que compartilhamos com os fornecedores do nosso site. Dito isto, sem mais delongas vamos às dicas de estilo e linguagem que podem agregar para o grande dia!

casamento gay São Paulo Rio de Janeiro

Encontre o seu convite

1. Faça do seu jeitinho

O casamento é o evento perfeito para o casal dar vazão aos seus gostos e aos seus sonhos. Deixem de lado qualquer tentativa para caber na “caixinha padrão”, o que inclui qualquer ideia pré-concebida sobre como deve ser um convite de casamento. Pensem que simplesmente nada os impede de buscar modelos mais criativos, com ilustrações feitas por artistas, tipografias inusitadas e design alternativo. Se a paleta de cores em variações de branco, rosa e dourado não refletir a estética desejada pelo par, estudem opções menos óbvias como azul-petróleo, coral ou mesmo preto.

2. Simbologia rica

Lar da maior Parada do Orgulho do planeta, São Paulo parece convidar para um casamento gay ou lésbico com todas as cores do arco-íris presentes em seu material impresso. Mas também nos municípios menores é possível preparar algo condizente com o símbolo-mor da comunidade LGBTQIA+. Os convites podem utilizar alguns tons que representam determinadas orientações sexuais e identidades de gênero, como o da bandeira lésbica e da bandeira trans. Outra possibilidade é trabalhar com os símbolos de Vênus ♀ e Marte ♂, em combinações como ⚢, ⚣ e ⚧.

3. Linguagem inclusiva

Num universo tão diverso de pessoas é compreensível que nem todas se sintam da mesma maneira em relação àquilo que é considerado feminino e masculino. Adotar uma terminologia plural é mais um jeito de demonstrar carinho e acolher todos com quem o casal quer dividir essa celebração única. Neste contexto, esclarecer já no convite os pronomes corretos do par é uma opção que pode ser bastante válida. Outro cuidado a ser tomado é sobre o uso de termos binários: algumas palavras flexionadas por gênero podem ser facilmente substituídas por outras neutras, como “familiares”, “testemunhas” e “pessoas”, por exemplo. E sempre se pode empregar novos termos, como “convidades” ou “amigxs”, sem prejuízo na compreensão do texto.

casamento gay São Paulo Rio de Janeiro

4. Exemplos inspiradores

Incluir trechos de poemas, canções ou obras literárias condizentes ao sentimento do casal é sempre uma proposta interessante e emocionante. Que tal, então, ir além, e selecionar material escrito ou tornado célebre por personalidades LGBTQIA+? Pensem nos autores, ativistas, compositores e intérpretes com quem se identificam e vejam a magia acontecer. Citar o verso “Quando penso em alguém, só penso em você”, eternizado pela carioca Cássia Eller, no convite de um casamento lésbico no Rio de Janeiro, certamente irá emocionar a todos pela representatividade da referência.

5. Família é quem cuida

Felizmente, cada vez mais testemunhamos pais e mães subindo alegremente ao altar para casar seus filhos, pouco se importando com a sexualidade e gênero deles. Porém, para inúmeros casais esta ainda não é a realidade. Compreender isso faz toda a diferença para remediar qualquer mal-estar que possa surgir num momento de festa. As “famílias escolhidas” podem, sim, ocupar um lugar que supera os laços de sangue e ser tudo o que vocês precisam. Convidar este tipo de familiar é uma chance de honrar e homenagear quem sempre apoiou o relacionamento e está ao lado de vocês para o que der e vier. Então, que tal entregar junto ao convite uma mensagem personalizada pedindo para que aquele amigo ou amiga o/a acompanhe até o altar? Pense nisso!  

Amar quem amamos e ser quem somos são atos de sinceridade, coragem e entrega, sobretudo num casamento LGBTQIA+. Desta forma, o matrimônio oferece a oportunidade mágica de exaltar esta conexão e essas qualidades de forma avassaladora. Esperamos que nossas dicas ajudem nesta missão. Mais do que justa, toda forma de amor é necessária para um mundo mais feliz, humano e igualitário.

Pode interessar: 

Ajudamos a encontrar convites profissionais para o seu casamento 💌
Peça informações e preços a negócios de Convites perto de você