São incontáveis os detalhes que se tem que pensar na hora de começar a organizar o casamento. A decoração de casamento exige tempo e paciência, e quando os noivos pensam que já têm tudo preparado, surgem mais detalhes, como é o caso das lembrancinhas de casamento e até o traje do pajem. Mas a verdade é que nada é tão trabalhoso quanto a lista de convidados.

Alguns desses momentos são deliciosos, porém fazer selecionar os familiares e amigos é sempre um momento em que restam muitíssimas dúvidas, principalmente sobre o fato de se convidar ou não o acompanhante de seu convidado. Existem alguns fatores básicos que devem ser analisados na hora da escolha, que podem lhe ajudar muito na hora dessa missão.

Casais casados

Nesses casos não há muito o que pensar. Se o seu convidado/a é casado, o seu esposo/a sempre deverá ser convidado. Você igualmente não gostaria de receber um convite de casamento diferente em sua própria casa, apenas com o nome de seu cônjuge. Não seria nada gentil convidar apenas uma pessoa do casal, e se isso acontecesse provavelmente o seu convidado não iria à festa.

Casais em uma relação séria

Alguns especialistas em casamento dizem que qualquer convidado que esteja em uma relação com alguém por mais de 6 meses deve receber o convite de +1. No entanto, toda regra tem sua exceção. Se você não é tão próximo desse convidado, e nunca conheceu seu namorado/a fica a seu critério.

Para casais que se formaram recentemente é mais complicado, outros especialistas partem sempre do princípio que em caso de namorados nunca é obrigatório o convite, tudo depende da sua relação de proximidade e intimidade com eles. Qualquer que seja sua decisão, uma regra geral que funciona bem sempre é colocar-se no lugar do outro e agir como você gostaria de ser tratado.

Solteiros

É bom estabelecer um padrão quanto a isso, porque convidar metade dos solteiros com +1 e a outra metade não, não parece muito justo e pode criar situações contraditórias e um clima desagradável na hora da festa.

Porém, se você é do time que mais é mais e quer ver todos felizes dançando todas as músicas para cantar em casamento, é a sua lista e são suas escolhas. Tudo dependendo igualmente que tipo de casamento vocês estão realizando, da dimensão da festa e, claro, do orçamento.

Formalidades do convite

É importante deixar claro quem são os convidados, e a quantos acompanhantes cada pessoa terá direito, tanto escrito no envelope de convite de casamento ou nos mini-convites que vão agregados do lado de fora. Junto com as belas frases curtas de amor, é sempre bom deixar tudo bem especificado para todas as partes no convite, para ninguém ter surpresas desagradáveis. 

Aproveitando o momento de fazer lista, prepare um lindo convite de casamento, com as cores e os detalhes com os quais você sempre sonhou, e não se esqueça que o importante é que tudo esteja em harmonia, desde o vestido de noiva perfeito ao clima festivo e amoroso entre os seus grandes amigos!