Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Como preparar as daminhas e pajens para o dia C

O cortejo da igreja com a participação das crianças, sem dúvida, sempre tem muito encanto, é o que deixa a entrada realmente completa. Mas, como deixar os pequenos tranquilos e não correr o risco de desistirem de participar da cerimônia?

Chácara Vale Silvestre

Inocentes e cheias de charme, as crianças dão um ar lúdico à cerimônia, e incluir o pajem e a daminha no cortejo de entrada sempre deixa o momento ainda mais emocionante. Para que tudo transcorra na mais perfeita calma, desde o momento da entrega do convite do casamento aos papais, algumas providências já precisam ser conversadas. Lembrem que, dependendo da idade da criança, ela poderá ficar insegura e assustada, por isso o ideal é prepará-los com antecedência. Assim, quando começar a tocar a música do casamento elas não irão “travar” na porta da igreja ou criar uma situação embaraçosa para os noivos que desejam que o começo da cerimônia seja muito especial. Os cuidados são ainda mais importantes se alguma criança for carregar uma placa com frases curtas de amor ou as alianças, nesse caso os ensaios e conversas com os pequenos são fundamentais.

Falem naturalmente

O primeiro passo para programar uma entrada bucólica e cheia de encanto é entregar aos pais das crianças um convite de casamento criativo e personalizado, e conversar com eles neste momento. Assim, juntamente com os pais, expliquem aos pequenos a importância que tem a cerimônia e como desejam e ficarão felizes que eles façam parte de todo o evento. O melhor caminho para ambientá-los é mostrar um filme de casamento que tenha pajem e daminha para que possam ter uma ideia do que terão que fazer.

Atitudes inesperadas

Caso as crianças sejam bem novas esperem por algum comportamento imprevisível, é totalmente comum vermos os pequenos se assustarem quando começa a tocar a música da entrada do casamento ou ficarem envergonhados quando as portas da igreja sejam abertas. Portanto, lembrem que não podem exigir muito das crianças e devem estar preparados para alguma atitude inesperada. Se algo não planejado acontecer, encarem com leveza e senso de humor, os convidados com certeza irão achar tudo uma fofura.

Ensaios

Treinar os pequenos é uma ótima maneira de deixá-los preparados para a cerimônia, se forem muito novos simulem um casamento com bonecos ou bichinhos de pelúcia, os maiores podem participar de um ensaio oficial na própria igreja. Procurem fazer isso algumas vezes para que eles tenham uma ideia de como será. Façam os ensaios com todas as crianças que irão participar da entrada juntas, além de se conhecerem poderão ensaiar com a música e a função de cada um. Esclareçam ao pajem que irá portar as alianças, e à daminha que deve treinar com a cestinha de pétalas que vai carregar.

Diego & Juliana

Trajes

Como sempre orientamos, as roupinhas dos pajens e daminhas devem, acima de tudo, deixá-los muito confortáveis para caminhar, sentar e brincar. Não basta pensar em um traje muito elaborado que combine com a decoração de casamento azul, se os pequenos não sentirem comodidade ao colocá-lo. Se prefere que a daminha use um look semelhante ao seu vestido de noiva princesa certifique-se que o volume da saia seja adequado para a pequena, e tudo isso sempre em acordo com os pais.

Mimos extras

Sempre que as crianças participarem dos ensaios providenciem alguns mimos para os pequenos, docinhos, chocolates ou balinhas para estimularem o esforço e a atenção. Preparem um presentinho para o dia da cerimônia e avisem que no dia após o evento eles terão uma surpresinha guardada. Será uma forma de agradecê-los, afinal, terão que se dedicar e se comportar para deixar sua cerimônia ainda mais mágica, e merecem uma lembrancinha de casamento diferente feita exclusivamente para eles!

Ainho Alves Fotografia

Com a ajuda dos pais das crianças o casal consegue preparar os pequenos e será útil porque, no dia, eles terão segurança em estar juntos com os noivos. Mas diversas situações podem ocorrer na porta da igreja, um dos pajens poderá se assustar ao ver a tia com o vestido de noiva, algo novo para ele. Ou a criança poderá se espantar ao perceber tantas pessoas e arranjos para a decoração da igreja para o casamento, e desistir de participar dependendo do nível de estresse. Nada disso deve tirar o sono de vocês, e mesmo que os crianças não queiram fazer nada, isso renderá boas histórias para contar em família depois da lua de mel!