Bruno Franco
Bruno Franco

A pandemia da Covid-19  tornou mais difícil a presença dos amigos e até de alguns familiares nos enlaces, mas outras eventualidade do destino também podem impedir que a sua melhor amiga de infância ou alguns primos não consigam comparecer à cerimônia. Ausências que, sem dúvida, serão sentidas por vocês. Por isso mesmo, comecem a pensar em soluções para fazê-los presentes, na medida do possível, com a ajuda da tecnologia.

Afinal, hoje existem dispositivos e canais que tornam a distância física contornável na missão de ter bons momentos com quem se ama. Neste aspecto, o casamento se mostra como uma oportunidade de ouro para colocar toda a evolução tecnológica à prova, num esforço que irá deixar à pessoa longe ciente do quanto se importa com ela. Concentrando-nos em tirar do papel o plano de fornecer meios possíveis para os convidados que não podem acompanhar à cerimônia, listamos algumas possibilidades e cuidados que devem ser tomados. 

Adilson Teixeira Fotógrafo
Adilson Teixeira Fotógrafo

Transmissão ao vivo

Que tal transmitir em tempo real o casamento para os seus amigos distantes possam acompanhar cada minuto como se estivessem no local? Essa possibilidade é real através de recursos disponíveis nas redes sociais. Basta a pessoa estar em frente ao computador conectado à internet e em posse do link ao vivo para se sentir presente, escutando cada uma das palavras daqueles que estão se casando e do celebrante. E nem é preciso ter um equipamento caro ou várias pessoas envolvidas no processo.

Basta que um membro da família ou um amigo faça um login no Facebook, Instagram, Skype, Twitter ou Google Hangouts através de um telefone ou laptop para transmitir tudo nos perfis. Também é possível gerar uma transmissão ao vivo através do Youtube, com link protegido por senha. Uma ideia é deixá-lo disponível no próprio site oficial da cerimônia, com o texto para convite de casamento alertando para a possibilidade os ausentes. Convém que quem irá produz tais imagens esteja sentado na primeira fila. 

Maya Eventos
Maya Eventos

Teste antes da cerimônia

Para garantir a qualidade da transmissão, descubra com antecedência se o local onde acontecerá a união possui velocidade de conexão suficiente para suportar o vídeo em tempo real. Na pior das hipóteses, pode-se gravar e enviá-lo de uma conexão rápida assim que a cerimônia termine. Teste todas as opções antes do dia no local do casamento e averigue a qualidade do material produzido para ter noção de que providências terá de tomar a respeito e como orientar a pessoa que ficará responsável pela comunicação.

Nota rápida

Experimente previamente posicionar o dispositivo que irá usar com um tripé para que não canse o braço. Também o posicione o mais afastado que conseguir dos convidados mais falantes. Caso o contrário, irá captar o bate-papo entre eles.

Experiência em 360 graus

Configurar uma chamada de videoconferência conectada a uma câmera de 360 ​​graus, para que quem esteja longe possa experimentar de todos os ângulos da cerimônia é uma realidade que seria impossível de ser concebida alguns anos atrás. Assim, ele poderá ver com riqueza de detalhes todos os elementos da decoração de igreja e mais detalhes do casamento. Com a ajuda da tecnologia, esta é uma experiência palpável. No entanto, sempre discuta as opções com sua equipe de foto e vídeo. Afinal, eles terão equipamentos ideais, com largura de banda suficiente para fazer upload de conteúdo ao vivo, sem atrasos ou pixels granulados. Sem falar que serão capazes de instruir a pessoa responsável pela filmagem em como tirar o melhor desempenho da captação da imagem. 

E.V.P Eventos Vídeo Produções
E.V.P Eventos Vídeo Produções

Gravações a serem exibidas em telão

Se até os superstars por vezes não conseguem estar presentes nas premiações e contam com as gravações em vídeo para fazerem seus discursos, por que não combinar com os convidados distantes esta possibilidade? Esta é uma opção que costuma emocionar a todos e são ideais para serem exibidas durante a recepção. Com tempo e planejamento, as pessoas queridas preparam seus textos e o fazem olhando para a câmera, imaginando estar diante do casal, o que leva muitos a se emocionarem. A mensagem, editada ou não, pode ser reproduzida no dia da festa com um projetor em um telão. E nos seguintes em que o amigo ou parente continue longe, sempre com o intuito de diminuir a saudade.    

Sem Igual Eventos
Sem Igual Eventos

DJ por um dia

Já considerou pedir ajuda da pessoa que estará distante na playlist das músicas para a festa do casamento? Ela poderá sugerir com antecedência tudo que deverá ser executado, acompanhar o que será tocado e saber antes dos outros qual é a faixa que tocará a seguir através de uma lista compartilhada no serviço streaming. Isso dará a ela a chance de ouvir as mesmas músicas à distância. Mas atenção: é importante que isso seja alinhado com um DJ para que o desejo de fazer a pessoa se sentir incluída na festa não tire o comando do profissional. 

Recanto Alegria
Recanto Alegria

Com sorte, em algum futuro próximo o casal estará diante daqueles que não puderam comparecer e rirão juntos dessa experiência inusitada, entre os abraços e beijos. Todo o material gerado funcionará como lembrancinhas de casamento diferenciadas que valem a pena ser revisitadas em conjunto. Assim, o lamento será muito menor pelos amigos e entes queridos que não puderem comparecer, e eles se sentirão parte da festa!