Oh!Personalizados

Já se foi o tempo em que o traje de casamento era apenas um único tipo, o formal. Hoje em dia existem tantos estilos de casamentos e de noivos que se abre um leque de opções para os vestidos de festa e trajes dos convidados. E se para vocês que escolheram o vestido de noiva e o traje do noivo confeccionado especialmente para determinado estilo, não querem que nenhum convidado passem a vergonha de estar vestido de forma inapropriada.

O melhor a se fazer para não haver mal entendidos é deixar a indicação do estilo de vestimenta. Para quem opta por colocar no convite de casamento, o mais aconselhável é que esteja escrito no rodapé ou em um pequeno cartão adicional que acompanha o convite, mas existem outras formas de acrescentar essas informações. Te explicaremos.

Rafa Nogueira Photography

Casamentos formais

Muitos especialistas dizem que, para casamentos formais, é desnecessário a indicação de trajes, já que a maioria sabe que o correto é o social. Mas para que não seja necessário deixar explícito o traje no texto do convite de casamento, vocês precisam dar algumas dicas para seus convidados que o estilo da festa é o clássico. A letra do convite de casamento, com uma tipografia cheia de curvas, as cores sóbrias e o próprio estilo de texto (especialmente quando inclui os nomes dos pais dos noivos como anfitriões) podem dar essa primeira impressão. Mas, se ainda com todos os elementos tradicionais evidenciados, não queiram correr o risco de ter alguém que não entenda o recado, optem por deixar, ainda que discretamente, o dress code no site ou convite. Não custa muito para quem busca uma cerimônia perfeita!

Traje casual

Se existem aqueles noivos que já suam frio ao pensarem em um dos convidados sem o traje completo para seu casamento elegante e tradicional que segue todos os protocolos, há também aqueles que não desejam ver nenhum de seus convidados vestindo uma gravata. E se vocês se enquadram nesse segundo grupo, escolheram uma decoração de casamento rústica ou mais descontraída, avisem seus amigos que eles não precisam ir vestidos com modelo de vestido de festa e trajes black tie para os homens, que será um ambiente despojado. De uma forma leve e divertida podem dar esse toque no próprio modelo do convite de casamento e, neste caso, ajude aos convidados a não pecarem pelo excesso.

Convite Expresso

À critério dos convidados

Muitos noivos não informam qual o traje, mas indicam qual será o estilo do seu casamento e deixam assim que cada um escolha o modelito com que mais se sente confortável para aproveitar a festa com vocês. Se vocês são noivos modernos e querem deixar a critério dos convidados este tema, indique apenas como será a sua cerimônia. A partir daí, os eles poderão decidir o que usar e já estarão alertados sobre como a maioria estará vestida. Essa dica é para aqueles que não se importam como cada um virá em sua festa, mas preocupam-se com o bem-estar dos convidados, deixando dicas de como será o evento para que cada um escolha o que vestir.

Casamento temático

Se escolheram um casamento temático, a indicação do traje é imprescindível. Já que não é comum realizar celebrações dessa forma, os convidados não imaginarão que devem levar trajes específicos. Ainda, para que uma festa temática alcance o seu objetivo, ela necessita de todos os convidados vestidos adequadamente com o tema, do contrário perderá toda a razão. Garanta que seus convidados levem roupas de acordo com a temática da festa escolhida, e transforme esse dia com a magia que sempre sonhou para dizer o "sim" em grande estilo, e ainda com a companhia de todas as pessoas que fazem parte da vida de vocês!

Retrographic

Existem noivos que preferem deixar a vestimenta à escolha de seus convidados, mas pedem para que eles evitem algumas coisas. Pode ser a cor dos vestidos, o seu comprimento ou o tipo de gravata para os homens. Seja como for o dress code de vocês, sintam-se confortáveis o bastante para colocá-lo no convite. Afinal de contas, vocês elaboraram essa festa, gastaram horas na escolha dos elementos da decoração de casamento ou mesmo na busca das lembrancinhas de casamento perfeitas para celebrarem, por isso podem fazer esse pequeno pedido aos seus amigos e familiares, para que respeitem o estilo escolhido para o dia.