Nem todos os casais possuem o mesmo sonho de se casar com uma clássica decoração de casamento e uma cerimônia religiosa tradicional, onde a bênção é dada no altar com troca de votos, e com uma longa lista de pessoas que receberam um convite de casamento com os nomes escritos à mão, como manda a tradição. Alguns noivos realmente abrem mão de uma festa que siga os costumes de sua cultura e preferem celebrar a união longe de casa, em um entorno completamente diferente.

Já devem ter visto em filmes os famosos casamentos relâmpagos realizados em Las Vegas, que viraram uma verdadeira lenda urbana, e pode ser esse o tipo de comemoração que buscavam. Os convidados provavelmente serão poucos, e não irão ganhar lembrancinhas de casamento, mas vocês certamente se recordarão para sempre desse momento. Por isso hoje separamos tudo o que precisam saber sobre essa celebração diferente.

2CM Assessoria de Eventos

A fama do lugar

Para quem não sabe, Las Vegas é famosa por celebrar casamentos de última hora mas, além disso, pessoas do mundo inteiro viajam para esse destino para realizar o sonho de dizer o “sim, eu aceito” de uma forma bastante única e divertida. As formalidades são deixadas de lado e quem reina aqui é  a festa, mas claro que cada um pode personalizar essa cerimônia da forma que preferir. Alguns preparam curtos votos com frases curtas de amor, outros apenas a troca de alianças na presença de amigos, e partem para festejar nas diversas atrações da cidade.

É importante lembrar que, como o destino é popular, vocês podem encontrar muitos casais que foram em busca do mesmo objetivos, e em certas épocas do ano quem sabe até uma pequena espera. Mas as cerimônias são curtas e não é preciso planejar com antecedência nesse caso, diferente do que ocorre no Brasil, principalmente quando se sonha com a decoração da igreja para casamento, que possui uma grande lista de espera.

Alessandra Beleza Recepções

O local

Se já pesquisaram um pouco sobre o destino, devem  saber que existem muitas capelas e pequenas igrejas espalhadas pela cidade, abertas 24 horas por dia, apenas esperando os viajantes que querem oficializar uma união. Mas se vocês abrem mão de formalidades, mas não do luxo, optem pelas igrejas dentro dos grandes hotéis, que reservam muito requinte para a sua cerimônia. Ainda assim, também existem muitas opções econômicas para aqueles que preferem uma decoração de casamento simples e sem muito luxo. As capelas econômicas mais famosas são a Graceland Chapel e a White Wedding Chapel Las Vegas.

Validade

Primeiro vocês devem definir como querem comemorar esse dia, que vai além das escolha das flores para casamento que estarão no buquê. Devem decidir se será com ou sem as formalidades necessárias para que ele tenha validade nos EUA. E, diferente do que alguns possam pensar, o casamento em Las Vegas possui validade jurídica, bastando apenas atender aos requisitos que o estado de Nevada pede. Ainda que seja uma celebração muito informal e sem muitos protocolos, esse casamento possui a mesma validade que um casamento civil. Os requisitos são:

  • Ambos os noivos serem maiores de idade
  • Comparecerem pessoalmente perante oficial do Clark County Marriage Bureau
  • Comprovante de identidade, podendo ser o passaporte para os estrangeiros
  • Não haver qualquer impedimento legal para a realização do casamento

Será na apresentação dos noivos no oficial de tabelionato que eles irão solicitar a habilitação de casamento, com os documentos e identidade e, com essa habilitação, poderão realizar a cerimônia na cidade. O processo costuma ser rápido, com a duração aproximada de 20 minutos para que recebam a habilitação, e com uma taxa no valor médio de 77 dólares.

Ricardo Barbieri Fotografia

E no Brasil?

Este casamento é considerado válido também no Brasil, mas é preciso primeiramente registro em Repartição Consular brasileira e, quando retornarem, legalizarem o status sob a legislação brasileira. O prazo é de 180 dias contados do retorno ao país, e os noivos devem estar com a documentação e comparecer no registro civil de sua cidade. Todos os documentos devem ser originais acompanhados de cópia simples, e a documentação necessária é:

  • Formulário de Registro de Casamento
  • Certidão local de casamento
  • Pacto nupcial, se houver
  • Documento de identidade e comprobatório da nacionalidade do brasileiro
  • No caso de um dos cônjuges estrangeiros, documento de identidade válido

Ricardo Barbieri Fotografia

Prontos para fazerem as malas e partirem para um casamento que ninguém esperaria? Separe o vestido de noiva mais irreverente que puder encontrar (e que tenha tudo a ver com o seu estilo), ou opte por acessórios para estilizá-lo, como chapéu e óculos que o noivo também pode usar. Se preparem para dançar as músicas de casamento em uma das cidades mais animadas do mundo, e que vocês vivam felizes esse conto de fadas oficializado, quem sabe, por um Elvis Presley!