Rodrigo Cypriano Fotografia

Eles são aqueles que estarão ao lado dos noivos quando estes façam seus votos e a declaração de sua união, mas também terão o papel de ajudar na decoração de casamento, na busca pela escolha das lembrancinhas de casamento perfeitas etc. Além disso, como funções burocráticas, eles são as pessoas que irão assinar os papéis junto com o casal, testemunhando a união oficial. Mas você sabe quais são as funções deles no casamento civil e no religioso e quando eles devem estar presentes? Antes de enviar os convites de casamento, confira qual o papel que eles terão, caso tenha pensado em um casamento apenas em cartório ou também uma linda cerimônia religiosa.

Antes do casamento civil

O "trabalho" das testemunhas se inicia antes da celebração formal da união dos noivos. Para quem pensou que antes do dia C a única função deles era apenas na ajuda dos preparativos, na escolha dos modelos de convites de casamento ou acompanhamento da noiva nas provas de modelo de vestido de noiva, estavam enganados, eles possuem funções perante a lei muito importantes. Antes da cerimônia e no momento da habilitação e agendamento do casamento no cartório, os noivos devem estar acompanhados de duas testemunhas, que irão assinar os documentos. Estas pessoas devem ser maiores de 18 anos e possuir relação de confiança com o casal.

Este é o momento delas atestarem que os noivos não possuem nenhum impedimento para se casarem. Se os padrinhos não puderem comparecer neste dia no cartório, os noivos podem adquirir os formulários online e levar tudo pronto e assinado ao cartório.

7 Clicks Fotografia

No dia da cerimônia civil

Sim, eles subirão no altar com vocês, e se emocinarão ali com o noivo quando a música de entrada para casamento tocar para a noiva. Mas além disso, no dia da cerimônia civil também são necessárias duas testemunhas (que podem ser os próprios padrinhos), do contrário a celebração da união não pode ser realizada. Não é necessário que seja um casal ou que sejam os mesmo da assinatura da habilitação. Podem ser outros, maiores de 18 anos, que estejam presentes na celebração onde atestarão a união dos noivos e assinarão o livro.

Padrinhos no casamento religioso

Também nos casamentos religiosos, além de todas as funções nos preparativos que os padrinhos do casamento devem realizar para ajudar os noivos, como a preparação e a decoração da igreja para casamento, eles também têm a função de testemunhar a união, assim como no casamento civil. São necessárias ao menos duas pessoas, também maiores de 18. Não é obrigatório que estas testemunhas sejam as mesmas do casamento civil, a escolha fica a critério dos noivos.

Carla Lorentz Fotografias

É sempre bom lembrar que para que casamentos religiosos tenham efeitos na vida civil do casal, os noivos devem em até 90 dias levar o termo de celebração de casamento no cartório para registro. E despois de ter tudo preparado e com a certeza da função de cada participante, podem relaxar e partir para as tarefas mais prazerosas, como a prova do penteado de casamento que pretende ter e a seleção mais emocionante das músicas para casamento.