Levi Alves
Levi Alves

"Quando a primavera chegava [...] nossos problemas desapareciam, exceto o de saber onde se poderia ser mais feliz". Nessa citação, o escritor Ernest Hemingway resume o sentimento que toma conta quando a época mais florida do ano desponta, esse sentimento de recomeço depois do inverno, do despertar de um novo clima!

A primavera é inspiração para muitos artistas, e os casais que estão planejando o seu dia C também podem se inspirar, e aproveitar a chegada dessa estação para potencializar a sua decoração de casamento, suas ideias para a festa e muito mais. Vejam algumas ótimas razões para escolher os meses primaveris para dizer "sim, eu aceito!".   

Guilherme Rodrigues
Guilherme Rodrigues

1. Clima ameno: enlaces ao ar livre

Passados os meses frios do inverno, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, a primavera chega radiante, e a tempetura em todo o país também sobe. O calor ainda não é tão forte como no verão, então o clima ameno será ideal para realizar um casamento ao ar livre, o desejo máximo de tantos casais. Seja na praia, no campo, em sítios ou fazendas urbanas, é possível pensar em um enlace que irá unir elegância e descontração na medida certa. 

Ananda Zanini Fotografias
Ananda Zanini Fotografias

2. As flores

Conhecida como a “estação das flores”, a primavera realmente revela a melhor faceta da flora nacional. As mais variadas espécies florescem de forma abundante, ficam muito especiais nesta época do ano, já que algumas só brotam na primavera. Então nada melhor que poderem aproveitar esse privilégio. Misturem formatos e texturas, e aproveitem as opções que combinem com a identidade visual.

Nessa época existe mais possibilidade de encontrar tonalidades mais vivas e fascinantes, favorecendo muito o décor, então tentem apostar em uma paleta alegre. Entre as espécies que os profissionais indicam para a decoração dos espaços, estão: camélia, gérbera (laranja), hortênsia, lírio, copo de leite, rosa (champanhe), cravo, flores do campo, calla e mosquitinho, entre muitas outras.

Guilherme Rodrigues
Guilherme Rodrigues

3. O décor das mesas

Todas as estações têm um charme, mas a primavera permite que a decoração das mesas do casamento pareçam saídas de um verdadeiro conto de fadas! Isso porque a iluminação combinada às flores tem um efeito esplêndido, e isso vocês vão poder confirmar por meio das fotografias. 

Studio Três
Studio Três

4. Os trajes dos noivos

Tanto os modelos de vestido de noiva quanto os trajes dos noivos sempre devem ser adaptados à estação em que ocorre o enlace, e isso significa que, na primavera, o casal pode explorar acessórios que remetem ao clima. Que tal investir naquela estética bohemian que tanto adoram?  

Mar Souza Fotografia
Mar Souza Fotografia

Enquanto elas podem investir em coroas de flores e vestidos leves, jogando com transparências, efeito tatoo lace e mangas 3/4, os noivos podem aproveitar as boas temperaturas para vestir conjuntos claros e igualmente leves e, dependendo do estilo do dia C, podem até dispensar o paletó ou blazer.  

Mar Souza Fotografia
Mar Souza Fotografia

5. O menu

O clima da primavera permite investir em cardápios leves, mas também com o ponto de requinte que um casamento merece. Se no verão a melhor aposta é por saladas, por exemplo, a primavera permite investir tanto em iguarias vegerais quanto em pratos mais elaborados, como risotos e frutos do mar com acompanhamentos mais criativos, e sem a preocupação de que podem estragar logo, por conta do clima.

Icaro Pimenta Fotografia
Icaro Pimenta Fotografia

6. Iluminação: dias mais longos

A chegada da primavera proporciona dias mais longos e noites mais curtas. Isso significa que casamentos que começam de manhã ou durante a tarde terão sua duração prolongada, especialmente se vocês optaram por enlaces ao ar livre, com direito à uma bela luz natural e um efeito maravilhoso quando ao entardecer, na chama golden hour. Para os casai que planejam um almoços ou brunches, essa é a época ideal.

Mar Souza Fotografia
Mar Souza Fotografia

Dizer "sim" ao seu amor será emocionante de janeiro a dezembro, mas quanto mais elementos vocês puderem acrescentar para que esse dia seja o mais especial possível, melhor. E a primavera reserva boas razões para que vocês a escolham como a "sua estação". Vejam das datas, pensem nos detalhes, escolham as músicas de casamento emocionantes e cheias de significado para acompanhar cada momento, e aguardem esse dia com a certeza de que será perfeito.