Vitor Oliveira Fotografias
Vitor Oliveira Fotografias

Encontrado nas regiões tropicais da América Central e do Sul, o antúrio pertence à família das aráceas, que são conhecidas pela formação de plantas ornamentais e medicinais. Por isso, é fácil apreciá-lo em decorações porque transmite beleza e elegância ao ambiente e, na decoração de casamento, a flor é considerada exótica e está entre as muitas tendências para os enlaces de 2020, seja enfeitando o local da cerimônia, a festa ou até o buquê de flores.

Estúdio Casarte
Estúdio Casarte

Cores e harmonização

De origem grega, a palavra antúrio significa flor de cauda, mas recebe outros nomes dependendo da região no Brasil, como flor de Jorge Tadeu, antúrio de flor ou flor-verniz. As folhas são sempre no tom de verde escuro e a haste central é amarela, o que muda são as cores da flor, que por conta de um procedimento genético, ganhamos uma variedade na coloração, com flores brancas, beges, rosas, salmons, verdes, marrons, além das tradicionais vermelhas. Por ter o formato de coração, a planta encaixa perfeitamente em uma decoração de casamento vermelho, principalmente em vasos para decorar a recepção da festa ou no corredor da cerimônia.

Também é usada nos centros de mesa se tiver lounges para acomodar os convidados durante o coquetel de entrada do buffet. O casal pode querer ainda alguns arranjos de antúrio na decoração da mesa do casamento para ornar com os doces e o bolo, ou até na decoração da área externa. A flor fica linda se colocada em arranjos aéreos – aqueles que são suspensos no ar para dar a sensação de que há um jardim sobre as mesas. O antúrio combina com rosas, copo-de-leite, ruscus, gypsophila (mosquitinho), lírio, costela-de-adão, ave-do-paraíso, orquídea, plumeria, entre outras flores tropicais.

Vitor Oliveira Fotografias
Vitor Oliveira Fotografias

Destaque do buquê

Geralmente o buquê carrega um significado especial para a noiva. Pode ser a flor preferida dela ou de alguém homenageado, mas a escolha é sempre feita de acordo com o gosto, a decoração do casamento e se combina com o vestido da estrela da festa. A flor do antúrio representa hospitalidade, autoridade, imponência, luxo, confiança, iluminação e fortuna, mas quando usada no buquê pode ser associada à sensualidade. Com isso,vestidos de noiva sereia são mais indicados porque remetem a esse sentido mais sensual.

Uma ideia para as mais ousadas e que quer se diferenciar com o buquê de noiva branco é entrar segurando apenas um antúrio. Como o caule é longo, fica muito elegante e causa um certo impacto por ser diferente do tradicional. Mas quem prefere o buquê cheio de flores, pode optar por misturar flores tropicais com o antúrio e aproveitar a variedade de cores.

Um Belo Dia
Um Belo Dia

Cuidados

O antúrio cresce em locais com pouca luz, úmidos e com musgos. Por isso, pode ser plantado na terra vegetal misturada com fibra de coco e regado frequentemente. Como é sensível às temperaturas, a planta tem que ser cultivada em ambientes fechados, sendo escolhida para interiores de residências e decoração de festas à noite, então se o casal optou por celebrar ao cair da tarde, o antúrio é uma ótima escolha porque é resistente, fácil de ser mantido e tem flores brilhantes com cores vivas.

Também é fácil de ser encontrado nas floriculturas por ser uma planta tropical que floresce o ano todo. O cuidado que deve ser tomado é que o antúrio é uma planta tóxica porque possui oxalato de cálcio, que é um tipo de sal mineral responsável por causar pedras nos rins, por exemplo. É importante saber manusear a planta com proteção adequada ou deixar um profissional cuidar dela para você, evitando o contato com a boca. Por isso, é recomendável a não aproximação de animais e crianças.

John Brandão Fotografia
John Brandão Fotografia

A flor combina com vários estilos de casamento, desde os rústicos aos elegantes e luxuosos. Também é fácil de compor arranjos e fazer os buquês para ornar com os vestidos de noiva e levar a beleza do antúrio e seus significados para enfeitar o grande dia. Veremos muitos deles nas celebrações de 2020.