Açaizeiro
Açaizeiro

Fruto nativo da região Amazônica, o açaí caiu nas graças do brasileiro. Existem lojas especializadas nos produtos a partir de sua polpa de Norte ao Sul do país, estando ele presente na dieta de milhões de pessoas. A iguaria deixou de ser considerada exótica e está cada vez mais presente nos restaurantes e buffets nacionais. Por representar uma ótima fonte de energia, é uma excelente opção para o cardápio de uma celebração cuja proposta é festejar muito com as músicas do casamento. Além disso, sua cor roxa promete roubar as atenções no aspecto visual do evento. Ele funciona quase como uma espécie de ornamento especialmente escolhido para dar um upgrade na decoração de casamento.

Rico em fibras, vitaminas e antioxidantes, o açaí agrada não só pelo sabor, mas também pelos benefícios que traz à saúde. Seu consumo fortalece o funcionamento do intestino, melhora a circulação sanguínea e a defesa imunológica, além de combater o envelhecimento precoce. Tudo isto aliado a um sabor único e de difícil equivalência. Neste artigo, abordaremos algumas delas. 

Criando Sonhos
Criando Sonhos

Quiosque ou ilha

Toda uma sessão da festa, à parte no cardápio, pode ser dedicada ao açaí com uma ilha ou quiosque só para ele. Pense num grande bar gourmet em que o par de apaixonados e seus convidados podem escolher os toppings e outras combinações com o fruto. É como usufruir da experiência de comprar algodão doce num parque de diversões. Dá para pedir bebidas ou consumir como sorvete, usufruindo uma experiência leve e agradável.       

Cerimonial Boulevard Hall
Cerimonial Boulevard Hall

No cardápio

Garçons podem trazer às mesas em taças, copinhos ou cumbucas para o deleite de todos como sobremesa. Os recipientes, enfeitados com alguns elementos da decoração de casamento simples, darão o ar chique à comida.

Experimentem servir ao estilo banana slipt em casamentos com uma pegada old school ou vintage. Ou ainda naqueles copos altos de vidro junto com pedaços de frutas frescas e/ou secas e coberturas doces. 

MilkGanache Gourmet
MilkGanache Gourmet

Sucos 

Como fruto que é, o açaí pode surgir no cardápio em sua versão suco, puro ou não. É refrescante, natural e pode render boas harmonizações com os pratos servidos. Promete agradar aos que preferem não tomar refrigerantes ou outros tipos de bebidas industrializadas. E é sempre bom que os anfitriões estejam atentos também às necessidade desses convidados.

Milkshakes e vitaminas

Uma sobremesa que pode ser consumida enquanto se dança e festeja com os demais parece uma ótima pedida para um casamento, não é mesmo? Como felizmente o açaí também fica delicioso batido com outras frutas e com sorvete, invistam nessa possibilidade.

Providencie canudos grossos o suficiente para que todos consigam beber e manter uma das mãos livres enquanto usufruem da delícia. Isso irá também facilitar a vida do casal preocupado em não manchar o vestido de noiva de renda

Drink & Art
Drink & Art

Drinks

Sim, ele também pode dar as caras entre os drinks. Conversem com o barman sobre receitas em que ele possa incluir o açaí e as experimentem, caso fiquem ainda desconfiados do resultado antes de incluir no bar.

A textura e o sabor marcante da fruta requer que seja utilizada numa dosagem adequada para não sobrepujar os outros ingredientes. Uniões com temática tropical e solar combinam com a ideia, especialmente em um cenário praiano.  

Connect Bartenders
Connect Bartenders

Doces

O açaí gelado e puro na cumbuca para ser a forma mais habitual de consumí-lo, mas não é a única. Mousse, torta e até brigadeiro de açaí podem parecer fórmulas tão ousadas quanto interessantes para se apresentar aos convidados. Incluí-las no buffet demonstra personalidade e disposição em privilegiar os sabores nacionais. 

Açaizeiro
Açaizeiro

Pratos principais

As receitas doces são as mais difundidas nacionalmente. Mas no Norte do Brasil, de onde a fruta é originária, o açaí também está presente nas salgadas, sendo costumeiramente apreciada como um acompanhamento nos pratos com peixes e frutos do mar.

Seu consumo histórico a remonta como uma comida de subsistência, e um dos pratos mais típicos do Norte (especialmente no Pará) é o açaí com camarão seco tapioca. Logo, incluir o açaí nos pratos principais é propiciar aos seus amigos e familiares uma viagem pelos sabores e pela cultura brasileira. A montagem final pode usar flores para casamento na decoração do que será servido às mesas.  

Paladart Buffet
Paladart Buffet

São os detalhes que tornam um casamento inesquecível e único diante dos demais. A decisão de Incluir o açaí nas comemorações pode se tornar uma assinatura do enlace. Afinal, a fruta possui personalidade forte, assim como os casais que optam por ela. Para quem adora a ideia, pode-se pesquisar fornecedores que aceitem o desafio de usar a fruta até no bolo de casamento. Uma proposta inusitada, ousada, marcante e genuína o bastante para se valer ao menos a tentativa. E que promete arrebatar os corações e paladares daqueles que atenderam o chamado do seu convite de casamento